24 de novembro de 2008

Imortalidade da alma e estado intermediário


Nossa alma (ou espírito) é imortal· 

 Eclesiastes 3:11 “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim”.

· Mateus 10:28 “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.

Num sentido específico, somente Deus possui imortalidade, porque Ele é eterno (1 Tm 6:16), mas Ele nos dotou e nos revestiu de imortalidade também. Passamos a ser imortal depois que viemos a existir (1 Co 15:53-54; 2 Tm 1:10).

O que significa “dormir em Cristo”?
Os seguintes textos falam daqueles que morreram firmes na fé em Jesus. E Paulo diz que eles estão dormindo. Vejamos o que diz o comentarista William Hendriksen: “A morte dos crentes é com freqüência comparada ao dormir (Mt 27:52; Jo 11:11-13; At 7:60; 1 Co 7:39; 1 Co 15.6,18; confira também “descansar de seus labores”, Ap 14:13). A expressão tem por base a terminologia do Antigo Testamento com referência à morte (Gn 47:30; 2 Sm 7.12). A comparação que se faz da morte com o sono é especialmente apropriada ao subentender não somente o repouso do labor [trabalho], mas também o glorioso despertar que os crentes esperam ter no além. Este dormir não indica um estado intermediário de repouso inconsciente (sono da alma). Ainda que a alma esteja dormindo para o mundo que deixou (Jó 7.9; Is 7.15-17; 20:4), contudo ela está desperta [consciente] com respeito ao seu próprio mundo” (1 e 2 Tessalonicenses, Editora Cultura Cristã, p. 162, grifos meus). 

Veja os textos:
· Lucas 23:43 “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.
· João 14:3 “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.
· 2 Coríntios 5:1, 8 “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer [morte física], temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus”... “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor”.
· Filipenses 1:23 “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”.
· Ver também a Parábola do rico e Lázaro, em Lucas 16:19-31, e Apocalipse 7:15-17; 20:4.

E quanto ao texto de João 3:13: “Ninguém subiu ao céu”?
  João 3.12-13 “Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu”.

“Nenhum homem, portanto, está qualificado para falar das coisas celestiais (João 3.12). Falar dessas coisas requer conhecimento íntimo com elas – exige que as tenha VISTO; assim ninguém subiu ao céu e retornou, assim ninguém está qualificado para falar dessas coisas, exceto Aquele que desceu do céu. Isto não significa que ninguém tenha IDO ao céu e tenha sido salvo, porque Enoque e Elias subiram para lá (Gn 5:24; veja Hebreus 11:5; 2 Reis 2:11) e Abraão, Isaque e Jacó, e outros estão lá: porém significa que ninguém tenha subido e “retornado”, de forma que esteja qualificado para falar das coisas de lá” (A. Barnes).

· Gn 5:24 “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”.
· Hb 11:5 “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara...”
· 2 Reis 2:11 “Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”.

Moisés não subiu ao céu para receber a lei de Deus, mas no monte Sinai; ao passo que Jesus tinha vindo do céu para trazer a completa revelação para a salvação do homem:

· João 1:17-18 “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

Conclusão
Aquele que morre em Cristo já está desfrutando de uma felicidade consciente e temporária junto ao Pai no céu, enquanto espera o grande dia em que Cristo voltará segunda vez à terra para ressuscitar seus corpos e entrar na plenitude da bênção, nas características iniciais que Deus criou o homem: corpo e alma.

Os que morrem sem a verdadeira salvação por meio de Jesus já começa a cumprir o juízo de Deus, mesmo em espirito (ou alma) no inferno. Quando chegar o Dia do Juízo Final - na segunda vinda de Cristo - seus corpos serão ressuscitados e unidos à alma e passarão a eternidade sofrendo as agruras do inferno de fogo na unidade psicossomática
 original: corpo e alma.

Robson Rosa Santana
IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

6 comentários:

  1. muito bom, muito esclarecedor, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cunhado, li tudo, concordei com quase tudo.
    Também não diz que Jesus ressuscitou pessoas ? Essas pessoas não estiveram com o pai (os que morreram crendo em Jesus)?
    Com o tempo, os servos mesmo os mais achegados a Deus, não foram mais transladados né ?!
    Deus é muito perfeito !!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa explicação deus e maravilhoso

    ResponderExcluir
  4. Amém 🙌🙏 fala td Msm Gostei do Texto Deus abençoe 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir

Você pode comentar aqui se quiser