21 de julho de 2010

Ponha Sua Fé em Ação

   A igreja organizada está se desfazendo em conflito e desconfiança. Afinal de contas, a batalha não é tanto entre conservadores e liberais, evangélicos e ativistas, ou fundamentalistas e modernistas. A questão é agora é entre fé e descrença: O cristianismo é verdadeiro ou falso, autêntico ou irreal?
O que é mortal para a igreja é quando as formas externas de religião são mantidas enquanto a essência é descartada. Chamamos isso de ateísmo prático. O ateísmo prático aparece quando vivemos como se Deus não existisse. O externo continua, mas o homem torna-se a motivação central de devoção como a atenção da religião no que se refere à mudança da devoção do homem para Deus, para a devoção do homem para o homem, preterindo Deus. A “ética” de Cristo continua de modo superficial, tendo-se divorciada de seu fundamento sobrenatural, transcendente e divino.
O cristianismo bíblico nada conhece de uma falsa dicotomia entre devoção a Deus e a concernente ao homem. O Grande Mandamento envolve ambos. É porque Deus é que se importa tanto com o ser humano. É porque da realidade de Cristo que a ética é vital. É porque a cruz foi um evento real que os sacramentos podem ministrar a nós. É porque Cristo verdadeiramente derrotou a morte que a igreja oferece esperança. É porque do ato real de expiação de Cristo que nosso perdão é mais que sentimento.
A vida da igreja e sua doutrina podem ser distintas, mas nunca separadas. É possível para a igreja crer em todas as coisas corretamente e fazer as coisas erradas. É possível também crer em coisas erradas e fazer coisas certas (mas não por muito tempo). Precisamos de fé correta iniciando ação correta. Fé honesta – unida a ação honesta – produz testemunho a um Deus verdadeiro e um Cristo verdadeiro.
Coram Deo (do latim: Perante a face de Deus)
Examine seu coração hoje: Você está crendo nas coisas corretas, e ainda fazendo as coisas erradas? Você está acreditando nas coisas erradas enquanto ainda tentando fazer as coisas certas?
Passagens para estudo adicional
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé” (Tiago 2.17-18).
“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2.26)

R. C. Sproul
Tradução Robson Rosa Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser