19 de julho de 2010

DANÇA NA BÍBLIA


1) DANÇA NO ANTIGO TESTAMENTO

A DANÇA COMO EXPRESSÃO DE CULTO A DEUSES PAGÃOS (idolatria)
Êxodo 32.19 "Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e as danças; então, acendendo-se-lhe a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte;"

A DANÇA RELACIONADA À SENSUALIDADE (chamar a atenção dos homens)
Cantares 6.13 "Volta, volta, ó sulamita, volta, volta, para que nós te contemplemos. Por que quereis contemplar a sulamita na dança de Maanaim?"

A DANÇA COMO EXPRESSÃO DE ALEGRIA PELAS BENÇÃOS DE DEUS
Jr 31.4 "Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam".
Jr 31.13 "Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza".
Lm 5.15 "Cessou o júbilo de nosso coração, converteu-se em lamentações a nossa dança".

A DANÇA COMO EXPRESSÃO DE ALEGRIA POR VENCER BATALHAS, BEM COMO DE DESPREZO E ZOMBARIA PELOS DERROTADOS
Êxodo 15.20-21 "A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. 21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro".
1 Sm 18.6 "Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música".
Juízes 21.20-21 "Ordenaram aos filhos de Benjamim, dizendo: Ide, e emboscai-vos nas vinhas, 21 e olhai; e eis aí, saindo as filhas de Siló a dançar em rodas, saí vós das vinhas, e arrebatai, dentre elas, cada um sua mulher, e ide-vos à terra de Benjamim".22 Quando seus pais ou seus irmãos vierem queixar-se a nós, nós lhes diremos: por amor de nós, tende compaixão deles, pois, na guerra contra Jabes-Gileade, não obtivemos mulheres para cada um deles; e também não lhes destes, pois neste caso ficaríeis culpados. 23 Assim fizeram os filhos de Benjamim e levaram mulheres conforme o número deles, das que arrebataram das rodas que dançavam; e foram-se, voltaram à sua herança, reedificaram as cidades e habitaram nelas".
Juizes 11.34 "Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha".
1 Samuel 21.11 "Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?"
1 Samuel 29.5 "Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?"
A dança também acontecia quando os judeus tinham uma safra de alimentos abençoada, ou seja, nas colheitas, mas era uma dança harmoniosa, sem requebros e movimentos sensuais. Na verdade, esse tipo de dança lembra aspectos da cultura e do folclore do povo judeu, não fazia parte do culto a Deus propriamente dito.
2 Samuel 6.14 "Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho".

ENQUANTO O POVO SE DIRIGIA DE VÁRIOS LUGARES PARA ADORAR NO TEMPLO DE JERUSALÉM, ELE ANDAVA CANTANDO, SE ALEGRANDO E ATÉ DANÇADO, MAS NÃO NO CULTO NA CASA DE DEUS, O TEMPLO.
Salmo 150.4 "Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas" (Versão Atualizada de Almeida).
Salmo 150.4 “Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumento de cordas e com flautas”. (Versão Corrigida de Almeida)
Os Salmos 26.6; 42.4; 149.3 “fazem lembrar as procissões promovida pelo povo, rumo ao templo. No templo, o culto era o mais impeditivo possível. Os que entravam no átrio eram somente os sacerdotes; dentre esses, somente o sumo-sacerdote adentrava ao santo dos santos. Do “auditório” não se ouvia nenhum som de louvor. Os cantores, ministros do canto, entoavam os louvores (estes eram também sacerdotes). Ao povo em geral não se lhe era dado o direito de pisar o átrio. Os homens tinham o seu espaço, as mulheres outro mais atrás, os gentios atrás do muro. (Jesus revela sua indignação no templo, pois, o lugar dos gentios estava ocupado pelos vendedores. Jesus afirma, então, que aquela casa será chamada “casa de oração para todos os povos”). Sendo assim, se o povo não participava da “cerimônia” propriamente, encontraram eles uma maneira de expressão, e esta foi no “caminhar para o templo. Ajuntando a multidão, engrossando a procissão, cantavam salmos”. (Ludgero Bonilha de Morais).

2) O QUE DIZ O NOVO TESTAMENTO ACERCA DA DANÇA?
Lucas 15.25 "Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças".
(Aqui se destaca o aspecto cultural e folclórico de Israel, especialmente de um pai ao reencontrar um filho perdido. E não era no culto).
Mateus 11.17 "Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes".
Mateus 14.6 "Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes".
(Aqui é uma dança de pessoas pagãs, que não temiam a Deus, e se destaca pela sensualidade, ou seja, chamar a atenção dos homens).

O Novo Testamento fala de música no culto (salmos, hinos e cânticos espirituais), mas em nenhum texto fala de dança como forma de adoração a Deus no culto.

1 Coríntios 14.26 “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação”.
(Esse texto fala do momento do culto).
Efésios 5.19 “falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais(veja também Colossenses 3.16).

A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster que nos diz o seguinte a respeito do culto religioso (Capítulo XXI, parágrafo I):
  “A luz da natureza mostra que há um Deus que tem domínio e soberania sobre tudo, que é bom e faz bem a todos, e que, portanto, deve ser temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a alma e de toda a força; mas o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras”.
(Referências bíblicas: Romanos 1:20; Salmo 119:68 e 31:23; Atos 14:17; Deuteronômio 12:32; Mateus  15:9 e 4:9-10; João 4:23, 24; Êxodo 20:4-6).
Pr. Robson Rosa Santana

Frei Paulo (SE), Agosto de 2005

P.S.: Para uma análise de outro artigo que fala sobre "Dança Litúrgica" da autoria do Pr. Ludgero Bonilha Morais, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser