17 de julho de 2010

SUPREMO CONCÍLIO 2010: ASSEMBLÉIA GERAL DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós...” (Atos 15.28)
Conforme diz a nossa Constituição em seus três primeiros artigos, a "Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de Igrejas locais, que adota a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática e tem por finalidades precípuas prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar e viver integralmente o Evangelho, e exerce o seu governo por meio de Concílios e indivíduos, regularmente instalados, cujo poder é espiritual e administrativo, residindo na corporação" com o objetivo, conforme a Confissão de Fé de Westminster, de "melhor governo e maior edificação da Igreja", com a competência de "decidir ministerialmente controvérsias quanto à fé e casos de consciência, determinar regras e disposições para a melhor direção do culto público de Deus e governo da sua Igreja".
A Igreja Presbiteriana do Brasil possui quatro Concílios, que existindo em ordem ascendente são Assembléias constituídas de Ministros e Presbíteros regentes, que guardam em si governo e disciplina sob forma de autoridade, a saber: O Conselho é formado de Ministros (Presbíteros docentes) e Presbíteros regentes e exerce jurisdição sobre a Igreja local; o Presbitério é formado de Ministros (membros natos) e Presbíteros regentes (representantes das Igrejas locais jurisdicionadas) e exerce jurisdição sobre os Ministros e Conselhos de uma determinada região; o Sínodo é formado de Ministros e Presbíteros regentes (representantes dos Presbitérios de uma região) e exerce jurisdição sobre três ou mais Presbitérios, e o Supremo Concílio, que é a Assembléia Geral da IPB, é formado de Ministros e Presbíteros regentes (representantes - deputados – dos Presbitérios de todo o País) e exerce jurisdição sobre todos os Concílios.
A partir das oito horas desta segunda-feira, teremos o início da XXXVII Reunião do Supremo Concílio (Assembléia Geral) da nossa amada IPB e cremos que essa reunião, a principal da nossa Igreja, como as demais reuniões dos diversos Concílios, é uma reunião espiritual e, a despeito de tratar de assuntos administrativos, contudo, todos eles, de uma forma ou de outra, são pertinentes ao Reino de Deus.
O capítulo 15 de Atos dos Apóstolos, ao falar do primeiro Concílio da história da Igreja Cristã, apresenta-o como uma reunião essencialmente espiritual, já que o assunto primordial do encontro versava sobre a questão da salvação somente pela graça sem a necessidade do cumprimento de leis mosaicas. Em nossa Assembléia Geral trataremos de assuntos relacionados a toda a Igreja Presbiteriana do Brasil; são documentos enviados pelos Concílios, bem como relatórios dos órgãos missionários e de edificação evangelística e doutrinária da Igreja. De fato, trata-se de uma reunião verdadeiramente espiritual e assim deve ser vista pelo povo de Deus.
Ao ensejo da reunião do nosso Supremo Concílio e à luz do texto de Atos, podemos distinguir quatro princípios importantes para a vida conciliar da Igreja. Ei-los:
1. A reunião do Concílio é espiritual e os assuntos principais são espirituais. No caso de Atos 15, Paulo e Barnabé, juntamente com os demais Apóstolos e Presbíteros, reuniram-se em Jerusalém para discutir a participação dos gentios no Corpo de Cristo, ao lado dos cristãos judaicos. A Igreja de tradição judaica queria exigir que os novos crentes, oriundos do mundo gentílico, cumprissem a lei para que pudessem participar da Igreja do Senhor Jesus. O problema suscitado envolvia o ponto central e nevrálgico da Igreja, a saber: a salvação é só pela graça ou pela graça mais a lei mosaica? Em Atos 15 temos a primeira discussão da tese cristã da salvação somente pela graça. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Efésios 2.8).
2. O Concílio se reúne para tomar conhecimento das boas novas do Senhor "... ique contavam quantos sinais e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios". No primeiro Concílio, as bênçãos espirituais eram contadas para que todos tomassem conhecimento dos poderosos feitos de Deus na vida da Sua Igreja. Em nosso Concílio, também, teremos a abençoada oportunidade, por meio dos muitos relatórios, verdadeiros testemunhos, de tomar conhecimento das boas novas, vindas dos campos missionários, nacionais e estrangeiros, noticiando a plantação de novas Igrejas e a conversão de milhares de vidas, bem como as notícias das centenas de Instituições de educação, saúde e ação social que fazem a diferença por todas as regiões do País. A reunião certamente será uma grande oportunidade para agradecermos a Deus as copiosas e maravilhosas bênçãos que Ele tem derramado sobre toda a Igreja. Renderemos graças a Deus por Seus sinais e prodígios em nosso meio!
3. O Concílio toma decisões para pacificar, edificar e instruir a Igreja para que ela cumpra a sua missão. As decisões do primeiro Concílio, à luz do texto de Atos 15, indiscutivelmente foram tomadas em oração, absolutamente em consonância com a vontade soberana de Deus, aplicadas à Igreja pelo Espírito Santo. Da mesma forma, devemos orar para que o mesmo Espírito Santo que agiu na vida dos Apóstolos e dos demais participantes daquele Concílio aja poderosamente na vida de todos os membros da nossa Assembléia Geral, para que todas as decisões também sejam tomadas em conformidade com a eterna e sábia vontade de Deus. Que, ao final da reunião possamos reafirmar: "[...] pareceu bem ao Espírito Santo e a nós...". Para o bem da nossa amada IPB é indispensável que as decisões do Supremo Concílio, nesta reunião, de fato, demonstrem a atuação de Deus.
4. O Concílio comunica as suas decisões para que as mesmas produzam efeito na vida da Igreja. Em Atos 15, Paulo e Barnabé, dentre outros irmãos missionários ("... homens notáveis entre os irmãos"), foram designados para levar as decisões tomadas, publicando-as para o conhecimento de toda a Igreja. A preocupação do Concílio de Jerusalém era no sentido de que todos tomassem conhecimento das decisões e, assim, essas haveriam de produzir o bem espiritual na vida de todo o povo de Deus, pacificando-o e edificando-o no verdadeiro Evangelho. No caso específico da nossa Igreja, após este Concílio, certamente também, as decisões serão publicadas para o conhecimento e prática da totalidade da Igreja, com a esperança de que os mesmos frutos sejam produzidos ainda hoje.
Amados, o Supremo Concílio reúne-se nesta Igreja de Curitiba, a partir do dia 11 até o dia 17 do corrente, e, por ser uma reunião genuinamente espiritual, terá início com um culto de louvor e adoração ao Senhor. Com essa consciência devemos rogar a Deus que este Concílio seja como foi o de Jerusalém, e no seu término, possamos afirmar: "[...] pois pareceu bem ao Espírito Santo e
a nós...".
Do servo Rev. Roberto Brasileiro Silva,
Presidente do Supremo Concílio da
Igreja Presbiteriana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser