21 de julho de 2010

Onde estás?

“Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti” (Agostinho de Hipona)

Uma das perguntas mais reflexivas que o ser humano pode ouvir é a que Deus fez a Adão e Eva logo a após sua desobediência e tentativa de fuga: “Onde estás?” (Gn 3.9). Essa pergunta de Deus deve produzir em nós grande reflexão: onde nos encontramos existencialmente e espiritualmente nesse momento?

Somos por natureza fugitivos. Tentamos nos proteger daquilo que pode nos constranger, nos humilhar; até mesmo nos aproximar de Deus, especialmente se nos encontramos naquela situação de Adão e Eva no seu estado de pecado. Pode ser que tentemos fugir de Deus pela acusação da consciência ou pela rebelião consciente de não querermos ajustar as nossas vidas aos propósitos maravilhosos de Deus para nós. Adão tenta fugir porque sabe que o Deus criador amoroso que se relacionava intimamente com ele foi desobedecido e traído. E pensa ingenuamente que pode se esconder por entre árvores e atrás de folhas de figueiras.

O ser humano continua fazendo a mesma coisa, tentando fugir de Deus se escondendo entre “árvores e folhas”, triste ilusão. Quantas pessoas estão se “escondendo” ou fugindo de Deus atrás dos prazeres do sexo, da fascinação das riquezas, do status quo, das drogas, dentre inúmeros subterfúgios. Não há como escaparmos dos olhos ternos, amorosos e perscrutador de Deus! Ele sonda e conhece nossos pensamentos, ações e tentativas frustradas de fugir dele.

Ao pensar mesmo que superficialmente nessa pergunta de Deus a Adão, chego a algumas considerações. A primeira é que Deus sempre toma a iniciativa de vir atrás dos pecadores. Deus quer falar conosco e insiste nisso. Deus usa mensagens, textos bíblicos, músicas cristãs, de todas as formas Ele quer falar de seu amor e graça a nós. Exemplo disso está no verso 8 de Gênesis 3, Adão e Eva “ouviram a voz do Senhor Deus”. A pergunta “onde estás?” é uma adequação às condições das limitações humanas pois Deus é onisciente, por isso vê e sabe tudo. Talvez estejamos na igreja e agora lendo esse artigo e mesmo assim longe de Deus.

Deus quer restaurar a comunhão dele conosco. Logo após à queda, Deus foi ao encontro deles e lhes fala, assim como traz uma palavra à serpente (Gn 3.14-15). É nessa palavra a Satanás que se registra na Bíblia, pela primeira vez, as boas novas da salvação pela graça na obra de Cristo.


É como se Deus estivesse dizendo: “vocês bagunçaram tudo. Vocês não conseguiram permanecer num estado de obediência. Por meio de vocês entrou o pecado e a morte no mundo. Mas eu vou consertar o que vocês fizeram. Enviarei o meu único Filho para pisar na cabeça daquele que instigou em vocês a desobediência. Meu Filho vai ser humilhado, zombado, desfigurado, ferido e moído e assim trará a salvação e vocês desfrutarão do meu amor e amizade aqui na terra e por toda eternidade”. É isso que Deus faz com aqueles que tentam fugir dele. Ele não desiste, pelo contrário, vai atrás, insiste, ama e dá gratuitamente a salvação através de Seu Filho amado.

Não sei o seu estado existencial/espiritual quando você estiver lendo esse texto, mas se estiver tentando fugir e se esconder de Deus, a coisa mais inteligente que você pode fazer é deixar ser achado por Deus e dizer “eis me aqui, toma a minha vida nas tuas mãos, porque não há para onde ir, não há outro caminho para a paz de espírito e felicidade plena a não ser em Ti”.

Para meditação:
“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (Salmo 139.7-10)

Robson Santana
Pastor presbiteriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser