1 de setembro de 2016

Oração e missões

    Patrick Johnstone, um dos maiores missiólogos de nossos dias, afirma: “quando o homem trabalha, o homem trabalha. Quando o homem ora, Deus trabalha”.[1] Isso não quer dizer que só devemos orar, mas devemos orar e trabalhar; nessa sequência. Vemos um exemplo da relação entre oração e ação em Martinho Lutero: “Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço”.[2] Andrew Murray (1828-1917), líder missionário na África do Sul, há mais de um século, escreveu o livro Key to the Missionary Problem [Chave para o problema missionário]. Nele identificou o problema como (1) falta de paixão para com Cristo e os perdidos e (2) ausência de oração para obter poder do Espírito Santo. Ele disse que o amor apaixonado por Cristo produz uma paixão santa nos fiéis, tal qual a que Cristo tinha para que as pessoas fossem salvas. O que produz tal paixão? A resposta que Murray nos deu foi: “Oração”! Por isso, quando a oração pelo poder de Deus, para realizar o trabalho de Deus, se tornar a petição de todo cristão, todos os problemas em missões serão resolvidos.
    Lidório afirma que “missiólogos e pesquisadores como David Garrisson, Patrick Johnstone, David Barret, Bruce Carlton, J. Johnson e David Watson têm mencionado a clara ligação entre a oração e o plantio de novas igrejas”.[3] No entanto, quando olhamos para a Palavra de Deus, isso não é novidade, nem deveria ser visto como uma surpresa ou segredo, pois as Escrituras revelam um Deus que faz promessas e as cumpre, usando as orações dos justificados. Nas Escrituras, são vários os textos que enfatizam a oração pela salvação de pecadores. No Salmo 67.1-3 está escrito: “Seja Deus gracioso para conosco e nos abençoe, E faça resplandecer sobre nós o rosto; Para que se conheça na terra o teu caminho e, Em todas as nações, a tua salvação. Louvem-te os povos, ó Deus; Louvem-te os povos todos”. Salmo 2.8 diz que o Pai declarou ao Filho: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão”. 
    No NT, na oração modelo ensinada pelo Senhor Jesus, está escrito: “Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.9-10). Nenhuma oração é mais missionária do que essa. As petições citadas acima requerem missões e evangelização. A pessoa que, sinceramente, faz a oração do Senhor (Pai nosso) anseia por ver Deus sendo louvado e adorado em todo lugar na terra. O Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9.37-38). Jesus deixou claro que o chamado e envio dos missionários é, primeiramente, o trabalho de Deus, pois, Ele é o “senhor da seara”. Nossa primeira tarefa é orar para que Ele chame e envie pessoas da sua própria escolha. Temos a certeza de que, se orarmos, Ele enviará as pessoas.
    Em obediência à ordem de Jesus de permanecerem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder, os discípulos vão para o cenáculo para esperar em oração, e ao receber o poder do Espírito, Pedro prega e cerca três mil pessoas se convertem. O apóstolo Paulo escreveu mais sobre as orações que ele oferecia, continuamente, pelos fiéis, trabalhadores e missionários, do que sobre outra coisa. Paulo considerava a oração como prioridade. Orar era uma atividade missionária para Paulo. O assunto da batalha espiritual é tratado em Efésios 6.10-20. Paulo descreve, detalhadamente, a “armadura de Deus” que os cristãos necessitam usar, se quiserem manter-se firmes contra as artimanhas do diabo. O clímax da instrução de Paulo, depois de todas as partes da armadura terem sido identificadas, é que a igreja se revestisse “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (v. 18). E adiciona: “(Orai) também por mim: para que me seja dada no abrir da minha boca a palavra, para com intrepidez fazer conhecido o mistério do evangelho pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo” (vv. 19-20). 
    Mais tarde, preso em Roma, Paulo pediu que os colossenses orassem para que Deus abrisse uma porta, não para sua libertação, mas, uma porta para o evangelho e sua proclamação, de forma clara: “Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra portas à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifesto, como devo fazer” (Cl 4.3-4). Em 2 Tessalonicenses 3.1-2 há um resumo dos pedidos que Paulo fazia, repetidamente, com respeito às orações pelas missões: “Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos”.
    Deus capacita os missionários a conquistarem o território de Satanás por meio da oração. Ele lhes dá o poder de falar do evangelho com coragem e clareza e eles veem as pessoas se arrependerem e voltarem a Cristo. Deus abre portas e remove barreiras, em resposta às orações e é glorificado, à medida que o seu reino avança. Não é de se admirar que Paulo pedisse às igrejas que orassem por ele. Embora forte na fé, dotado como missionário e bem-sucedido no seu trabalho, Paulo possuía um profundo senso da necessidade da oração. Para ele, a oração era uma ação missionária. 
    No seu livro A Igreja Missional na Bíblia, Goheen elencou treze passos para uma igreja missional hoje. Dentre eles, há uma ênfase na oração. Ele diz que
a oração é essencial para a missão da igreja porque esta é a missão de Deus. Sabemos disso, mas nossa tendência humanista é depender de nossos próprios recursos e priorizar o planejamento à oração. De alguma maneira temos de quebrar o poder dessa idolatria e realmente crer que esta é a missão de Deus.[4]
    Goheen cita três imagens da importância da oração. A primeira é a imagem da . Pois “todas as facetas e os benefícios da salvação de Cristo nos são concedidos, individualmente e coletivamente, por meio da obra do Espírito, à medida que os desterramos por meio da oração”.[5] A segunda imagem é da posição estratégica. Estamos em batalha espiritual, e para não sermos aprisionados pelo espírito da nossa cultura rebelde contra Deus, precisamos orar pelo poder do Espírito que santifica e alinha nossas vontades com a vontade do Pai. Por fim, Goheen cita a imagem da Linha de frente. Segundo ele, a oração de manutenção é orar para manter o que já temos. Pela nossa própria vida. No entanto, a oração de linha de frente “anseia para que Deus aja de modo a transformar vidas, crê que ele pode fazê-lo e por isso espera, confiantemente, pela mudança, orando fervorosamente por essa ação poderosa”.[6] Lidório enfatiza a oração como uma das estratégias para plantação de novas igrejas, e afirma

que há possivelmente no mundo hoje mais de 200 grandes movimentos de plantio de igrejas em pleno andamento. Em todos eles seus líderes testificaram a presença de oração intencional, voluntária e abundante. Tanto pela equipe que evangeliza e planta igrejas quanto pelo povo que recebe o evangelho. Se desejamos plantar igrejas precisamos orar.[7]
Pr. Robson Rosa Santana

[1] Apud LIDÓRIO, Ronaldo. Plantando Igrejas: teologia bíblica, princípios e estratégias de plantio de igrejas. São Paulo, 2007, p. 83. 
[2] LUTERANOS. Disponível em: <http://www.luteranos.com.br/conteudo/espiritualidade>. Acesso em: 24 nov. 2015. 
[3] LIDÓRIO, Plantando Igrejas, p. 83. 
[4] GOHEEN, Michael. A Igreja Missional na Bíblia: luz para as nações. Tradução Ingrid Neufeld de Lima. São Paulo: Vida Nova, 2014, p. 246. 
[5] Ibid., p. 246. Essa é a ideia do Catecismo de Heidelberg na Pergunta 116. Por que a oração é necessária aos cristãos? R. Porque a oração é a parte principal da gratidão, que Deus requer de nós . Além disto, Deus quer conceder sua graça e seu Espírito Santo somente aos que continuamente Lhe pedem e agradecem, de todo o coração. 
[6] GOHEEN, A Igreja Missional na Bíblia, p. 247. 
[7] LIDÓRIO, Plantando Igrejas, p. 84.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser