29 de junho de 2016

“Ensina-nos a contar os nossos dias”

    O Salmo 90 pode ser dividido em três partes: a eternidade de Deus e a fragilidade do homem (1-6); a submissão aos castigos divinos (7-11) e oração por misericórdia e graça (12-17). A oração que se segue a partir do v.12 está fundamentada nas meditações dos versos anteriores. Nessa terceira parte do Salmo, Moisés faz quatro pedidos. Iremos focar aqui na petição número 1: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”.
    Em primeiro lugar, Moisés pede para contarmos os nossos dias porque eles são breves e incertos, e um dia a morte chegará e junto com ela a eternidade. É preciso atentar para o fato de que “tudo passa rapidamente, e nós voamos” (v.10). Desse modo, devemos contar os nossos dias para que vivamos com diligência. Como alguém que não tem tempo para brincar e desperdiçar o tempo. Lembro-me da oração de um pastor que disse: “Senhor, eu não creio no espiritismo, só tenho essa vida para viver. Que eu possa gastá-la no teu reino e que muitos possam te encontrar através do meu testemunho”.
    Em segundo lugar, aqueles que assim oram para viver uma vida no propósito divino, devem pedir a sabedoria do Senhor. Peça para que o Espírito Santo venha instrui-lo(a) com o entendimento vindo do alto. Não temos o controle sobre o tempo e as circunstâncias. Por isso devemos pedir: “Senhor, nos dê direção e sabedoria”.
    Por fim, ao atentarmos para a brevidade da vida e pedirmos um coração sábio, ansiamos por levar uma vida prática de devoção e piedade. Nas palavras de Matthew Henry, “ser religioso é ser sábio”. A verdade deve ser aplicada ao coração. Temos um breve tempo aqui nesse mundo. Que estejamos preparando-nos para a eternidade.
    Esse pedido de Moisés é muito importante para nós. Pois mesmo sabendo quem é Deus e que Ele pune e castiga eternamente, muitos ainda assim desafiam a Sua vontade. Esse problema não atinge apenas os incrédulos ou ímpios, mas o povo de Deus. Como um tipo de mediador entre Deus e o povo, Moisés deseja que todos venham a fazer essa oração. Que o Senhor nos dê corações sábios e vidas piedosas!
Robson Rosa Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser