2 de setembro de 2015

O Propósito Supremo das Missões: a Glória de Deus (Rm 15.8-9)

Introdução
  • Missões não representam o alvo principal da igreja.
  • Precisamos compreender o fundamento bíblico da missão  da igreja.
  • Devemos pensar estrategicamente sobre as implicações práticas de uma igreja missional no mundo de hoje.
  • MAS não podemos perder de vista que o alvo principal das missões é a GLÓRIA DE DEUS na ADORAÇÃO.
  • Como disse John Piper: “A paixão por Deus na adoração precede a apresentação de Deus por meio da pregação”.
 1. O zelo pela glória de Deus motiva as missões mundiais
  • Paulo apresenta o exemplo do próprio Cristo:
  • 1. “Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus
  • 2. Jesus veio “para confirmar as promessas” [de Deus]
  • 3. Ele veio “para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia”
  • Ele se tornou o mediador entre Deus e os homens para mostrar quem Deus é: verdadeiro, cumpridor de promessas e glorioso.
  • Assim, a missão principal de Jesus foi o zelo de Deus pela sua própria glória.
  • Talvez não haja um texto que mostra a paixão de Deus por sua própria gloria de forma mais clara do que Is 48.9-11 NVI:
Por amor do meu próprio nome eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado. Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição. Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a nenhum outro.
  • Normalmente quando se pensa em missões, fala-se de crescimento da igreja, de expansão da agência missionária ou da denominação, ou até mesmo a glória do missionário ou a exaltação de ministérios pessoais.
  • Cristo estava em missões para glorificar a Deus.

  • Essa é a primeira verdade desse texto de Romanos 15.8-9: o zelo pela glória de Deus motiva as missões mundiais.

2. Um espírito de serviço e um espírito misericordioso motivam as missões mundiais
  • Mais uma vez aprendemos do Senhor Jesus como modelo de missionário do Pai ao mundo perdido:
  • “Cristo foi constituído ministro da circuncisão... para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia”
  • Cristo tornou-se um servo e trouxe misericórdia
  • Vemos em Jesus a conexão entre misericórdia e missões.
  • Exemplo em Mt 9.36-38:
  • “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. 37 Então disse aos seus discípulos: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita".
  • A compaixão está no pedido de oração por envio de missionários.
  • E não somente em vida, mas também na sua morte Jesus manifesta a sua misericórdia:
  • “Foste morto com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação” (Ap 5.9).
  • A misericórdia era a própria essência da missão de Jesus.
  • Essa é a segunda verdade em Romanos 15.8-9:
    Um espírito de servo e um coração misericordioso motivam as missões mundiais.

3. A terceira verdade é que o zelo pela glória de Deus e um coração misericordioso para com as nações constituem uma única verdade
  • Isso está claro no verso 9: Cristo veio “para que os gentios glorifiquem a Deus...”
  • Assim como Jesus, devemos ter paixão pelas nações, para que elas amem a glória de Deus e louvem a glória de Seu Nome.
  • O mesmo verso continua: “... por causa da sua misericórdia
  • A misericórdia é o ápice da glória.
Aplic.: um coração voltado para a glória de Deus e um coração de misericórdia para com as nações fizeram de Cristo um missionário e devem ser mantidos ligados. Assim deve ser o nosso envolvimento!

CONCLUSÃO
  • Deus faz todas as coisas para o louvor da glória da sua graça!
  • Rm 11.36
  • No cap. 1 de Efésios a Palavra do Senhor deixa bastante claro que o Pai, o Filho e o Espírito estão agindo para salvar pecadores do mundo inteiro “para o louvor da sua glória”
  • v.6: “... glória da sua graça” – falando da obra do PAI
  • v.12: “a fim de sermos para louvor da sua glória” – falando da obra do FILHO.
  • v.14: “... em louvor da sua glória” – falando da obra do ESPÍRITO.
  • O Deus Triúno faz tudo isso: eleição, predestinação, adoção, redenção, selo do Espírito, todo o conselho da sua vontade, PARA LOUVOR DA SUA GLÓRIA DE SUA GRAÇA.

Ilust.: A Vida de David Brainerd, relata parte da biografia de um jovem missionário entre os indígenas de Nova Jersey (EUA).
  • David Brainerd foi sustentado pela confiança da glória de Deus até a sua morte, aos 29 anos.
  • Sete dias antes de morrer, em 1747, ele falou desse anseio pela glória de Deus. Mesmo enfraquecido pela doença, ele escreveu com sua própria mão:
  • “sexta-feira, 2 de outubro. Minha alma estava nesse dia, de quando em quando, docemente posta em Deus: ansiei estar ‘com ele’ para que pudesse contemplar a sua glória. ... Ah, que o seu reino venha a este mundo; que eles possam todos amar e glorificar a Deus pelo que ele é em si mesmo e que o bendito Redentor possa ‘ver sobre o labor de sua alma e ficar satisfeito’ [Is 53.11]. Ah, ‘vem, Senhor Jesus, vem depressa! Amem”.
  • A ausência desse tipo de paixão por Deus é a grande causa  da fraqueza missionária nas igrejas!
  • Andrew Murray, missionário na África, há mais de 100 anos chegou a essa mesma conclusão (A Chave para o Problema Missionário):
  • “Quando procuro saber por que, com tantos milhões de cristãos, o exercito real de Deus, que está enfrentando as hostes das trevas, é tão pequeno, a única resposta é: falta de coração. O entusiasmo pelo reino está esquecido, porque há muito pouco entusiasmo pelo Rei.” 
  • Mt 6.21: “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

Robson Rosa Santana
Adaptado do cap. 1: A Supremacia de Deus nas Missões por Intermédio da Adoração, do livro Alegrem-se os Povos, de John Piper 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser