John D. Harvey
O tema de missão no evangelho de Mateus corresponde aos quatro períodos de sua compreensão da história da salvação.
[1] Antes do tempo de João Batista, os profetas engajaram-se em uma missão de proclamar a promessa a ser cumprida no Messias.
[2] A missão redentora de Jesus cumpriu essa promessa e resultou no perdão dos pecados.
[3] Os Onze foram confiados com a missão de fazer discípulos de todas as nações – discípulos que compreendem e agem em todas as palavras de Jesus, incluindo aquelas no final do evangelho de Mateus.
[4] Esta missão autoperpetuante da igreja finalizará no retorno do Filho do Homem. Ao tempo em que os anjos serão encarregados com a missão de fazer a colheita da terra e de separar os justos, que receberão a salvação, dos maus, que receberão julgamento. Mateus assim apresenta um quadro abrangente do modo em que os propósitos de Deus para salvação e julgamento serão realizados.
A igreja hoje está diretamente dentro do terceiro período da estrutura da história da salvação de Mateus. Sua missão, portanto, é clara: enviada por aquele que tem toda autoridade, que capacita a supera qualquer obstáculo e que está presente com eles, os seguidores de Jesus devem fazer discípulos de todas as nações, discípulos que são obedientes em realizar a tarefa confiada a eles.
Conclusão do capítulo 'Mission in Matthew', do livro Mission in the New Testament, (1998, p.136).
Tradução: Robson Rosa Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você pode comentar aqui se quiser