29 de setembro de 2015

Atitudes com relação a Deus (1 Ts 5.16-22)

Há várias exortações do Apostolo nessa parte final de 1 Tessalonicenses 5.12-22.
Nos versos 12-13 Paulo fala sobre Como Tratar os Líderes da Igreja (a relação líderes-liderados - organização)
Os versos 14-15 fala sobre Como Lidar com Pessoas Difíceis (Uns aos outros )
O texto da nossa mensagem nos vv. 16-22 tem a ver com nossa atitude com relação a Deus.
Vemos aqui sobre nosso relacionamento com Deus Pai e com o Espírito Santo.

Como deve ser nossa atitude com relação a Deus nesse texto?

1) ATITUDES COM RELAÇÃO AO PAI
1.1 - Regozijai-vos sempre.
NVI – alegrem-se sempre.
A vida dos irmãos daquela época não era fácil. Havia muita perseguição. Paulo temia que eles ficassem tristes e desanimados.

Por que a Bíblia nos exorta a ficar alegre num contexto desse?
A Bíblia está falando de alegria espiritual.
Mesmo com injúrias, difamações, perseguições, há dentro do crente a fonte da verdadeira alegria: JESUS CRISTO.
Paulo afirma esse paradoxo de forma resumida em 2 Co 6.10: “...entristecidos, mas sempre alegres;”
Essa alegria vem de uma profunda gratidão pelo que Deus já fez, está fazendo e fará, bem como por quem Deus é (soberano, misericordioso, fiel, onipotente, onisciente, onipresente, amoroso, etc.)
Nesta mesma epístola o apóstolo Paulo dá o exemplo pessoal em 3.7-9; 3.1; 4.4, 10.

1.2 - Orai sem cessar
Associado com a alegria vem a oração.
Pois só podemos encontrar alívio dos nossos problemas, e até mesmo se alegrar no tempo da dificuldade, quando apresentamos as nossas necessidades diante do Pai.
Essa ordem de orar incessantemente é justamente para nos ensinar a sempre estar colocando toda nossa vida perante o altar do Senhor.
Isso se dá através dos vários aspectos da oração: confissão, louvor, ações de graças, pedidos pelos outros ou para nós mesmos.
Somente através da oração contínua chegaremos ao momento que Deus colocará louvores em nossa boca.
Jesus já havia ensinado “sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 11.1).

1.3 – Em tudo graças dai
NVI- “Deem graças em todas as circunstâncias”
“Quando uma pessoa ora sem dar graças, ela está cortando as asas da oração, de forma que a mesma não pode voar” (William Hendriksen).
Esses três mandamentos é completado com ações de graças em qualquer circunstância da vida.
Assim como a alegria está relacionado com a oração, do mesmo modo a oração está relacionada com a gratidão.
Sei que é fácil dar graças a Deus quando tudo vai bem.
Mas como devemos ser gratos quando as situações que encaramos são dolorosas?
Em última análise, devemos compreender e confiar nas promessas da Escritura e como Deus usa o sofrimento como uma ferramenta na realização de Seus propósitos soberanos nesta vida (providência).
Em Romanos 8.35-37 está escrito que não somos apenas vencedores, mas mais que vencedores.
Qual a justificação para nos alegrarmos sempre, orarmos sempre e darmos graças em todas as circunstâncias?
“porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
Esta é a vontade do Senhor por causa da obra redentora e da revelação de Jesus.
Estar “em Cristo Jesus” é a nossa maior motivação para obedecer à vontade de Deus.
É por causa nossa união com Cristo que temos capacidade de cumprir a vontade de Deus.

2) ATITUDES EM RELAÇÃO AO ESPÍRITO E SEUS DONS
2.1. Não apagueis o Espírito
No sentido figurado que é usado aqui em relação ao Espírito, que dizer não abafar, não reprimir, não restringir.
Pois a obra do Espírito é como o fogo que ilumina, aviva e purifica a alma.
Jesus batizou sua igreja com Espírito e fogo (Mt 3.11 Lc 3.16 At 2.3, 33)
O cristão pode abafar ou limitar a ação do Espírito ao tolerar desejos e impulsos carnais ou nos dedicarmos apenas às coisas deste mundo.
O Espirito está agindo no coração do crente, mas quando ele cede ao pecado, ele está resistindo ao Espírito.
Até mesmo quando não se reconhece o pecado e o abandona, você está entristecendo o Espírito do Senhor e apagando-O no seu coração.
E também ao rejeitar indiscriminadamente pessoas usadas com o dom do Espírito, como o dom de profecias, que cremos seja o de pregar a Palavra de Deus.

2.2. Não desprezeis as profecias
 “O dom de profecia era a habilidade de receber e comunicar revelações diretas de Deus antes do Novo Testamento ser completado (1Co 13.8)” (Thomas L. Constable).
Na Igreja Primitiva havia pessoas com o dom de profecia.
Por exemplo, o profeta Ágabo profetizou que viria a fome nos dias do Imperador romano Cláudio (At 11.28) e em outro momento pegou um cinto amarrou Paulo nas mãos e pés profetizando sua prisão na Judéia (At 21.10-11).
Alguns de Tessalônica estavam rejeitando as profecias.
Como podemos aplica essa admoestação hoje? Quando alguém prega a Palavra e os crentes sabem que  mensageiro está expondo a verdade de Deus, e mesmo assim, despreza essa profecia. Resiste-se, desse modo, à ação do Espirito Santo.
Pois estamos negligenciando ou desdenhando dos meios de Deus derramar suas graças.
Ate mesmo quando, às vezes, a mensagem da Palavra é conhecida. Não aprendemos mais do que já sabíamos. Mesmo assim não devemos desprezar.

2.3. Julgai todas as coisas
Mesmo sendo ordenados por Deus para não desprezar profecias, devemos julgar, examinar ou por à prova todas as coisas que recebemos como mensagem da Palavra de Deus.
Pois sempre houve falsos profetas e profecias falsas, seja no tempo de Jeremias, seja no tempo de Jesus, durante toda a história da igreja e nos nossos dias.
O apostolo João disse para a gente provar os espíritos para vermos se eles procedem de Deus.
Temos o instrumento para provar as mensagens dos pregadores: a Bíblia. A Bíblia é infalível!
Quando os papas manifestam sua vontade eles são considerados infalíveis pela Igreja, mas a verdadeira ferramenta de aferição da verdade são as Escrituras do Antigo e Novo Testamentos.
Os verdadeiros cristãos devem ser como os da cidade de Beréia. “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos 17.11)
Ao fazer esse julgamento ou exame dos pronunciamentos proféticos, devemos reter aquilo que é bom. Devemos tomar cuidado para não rejeitar tudo de uma mensagem por causa de algo errado que a pessoa falou. A Palavra aqui nos diz. “Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal.”
Evitar toda forma de mal trazida por falsas mensagens de Deus, ou qualquer outra forma que vá de encontro ao que já está escrito na Palavra.

Conclusão
Essa parte de 1 Tessalonicenses contém várias exortações apostólicas de como devemos nos relacionar com os líderes, com irmãos mais difíceis, com todos, com Deus  e com o Espírito e a pregação da sua Palavra.
Que o Senhor nos ajude a não desprezar a profecia desta mensagem, para que obedeçamos em tudo, pois essa é a Sua vontade, em Cristo Jesus.

Robson Rosa Santana

Um comentário:

Você pode comentar aqui se quiser