10 de fevereiro de 2012

Vida Cristã Estagnada

Tim Challies

O livro de R. C. Sproul Boa Pergunta tem sido o meu favorito. Quando eu tenho uma questão importante sobre a vida cristã, é frequentemente o livro que eu procuro primeiro. Aqui está a sua resposta a esta pergunta: Como posso evitar que o meu crescimento pessoal cristão se torne estagnado?
apenas uma maneira absoluta que eu conheço para evitar que seu crescimento cristão torne-se estagnado, e que é morrer. A única vez que o crescimento cristão pára completamente é na morte. Isso é porque nós não precisamos crescer mais; estamos destinado para o estado de glorificação. Se uma pessoa está em Cristo e Cristo está nessa pessoa, é impossível para o cristão não se mover, crescer. Pode parecer às vezes como se o nosso crescimento cristão foi totalmente barrado e está em um estado estagnado, mas eu acho que isso é apenas uma aparência exterior.
Obviamente o nosso crescimento cristão pode se mover em várias velocidades, e tende a ter uma espécie de fluxo e refluxo. Às vezes estamos avançando aos trancos e barrancos e outras vezes em ritmo de caracol. Quando está se movendo de uma forma tão laboriosamente lenta, podemos pensar que se tornou totalmente estagnado. Novamente, se não há nenhuma evidência de crescimento que seja, então eu diria que é tempo de examinar nossas almas e nossos corações para ver se estamos em Cristo totalmente, porque onde o Espírito de Cristo habita em uma pessoa, Ele não permitirá a estagnação total.
Se quisermos aumentar o ritmo de crescimento cristão, acho que existem algumas chaves práticas importantes que precisamos ligar. O crescimento cristão, biblicamente, é geralmente descrito em termos de discipulado. Ser um discípulo de Jesus significa ser um aluno na escola de Cristo. Isso não significa simplesmente um amontoado de dados intelectuais ou conhecimento na cabeça, por assim dizer, mas chegar a um entendimento do que é que agrada a Deus e o que é que agrada a Cristo. Significa aprender a imitá-lo em nossas maneiras diferentes de andar diante dele.
A palavra discipulado é muito próxima da palavra disciplina em português. Crescer requer a realização de disciplina espiritual. Como você consegue isso? Quando estamos tentando progredir em alguma área, muitas vezes isso envolve disciplina – se é o domínio da técnica do piano, esforço atlético ou aprendizagem numa escola ou faculdade pública.  Temos de aprender que disciplina não acontece de forma mágica. O melhor caminho que eu conheço para tornar-se disciplinado é primeiro pelos padrões de aprendizagem da disciplina sob a tutela de outra pessoa. Se você está tendo dificuldade para crescer, faça parte o mais rápido que puder de um grupo de crescimento cristão onde você estará sob a disciplina de um pastor ou líder espiritual, onde como parte de uma equipe, você estará aprendendo as habilidades do crescimento pessoal em conjunto.

Tradução Robson Rosa Santana, do original em inglês The Stagnant Christian Life. Disponível em: http://www.challies.com/quotes/the-stagnant-christian-life. Acesso em 05 de fev. 2012.
Challies é autor do livro Desintoxicação Sexual, Edicões Vida Nova. Uma versão traduzida e autorizada desse livro você pode encontrar clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser