24 de novembro de 2011

O AMOR DO MARIDO (Efésios 5.25-33)

   INTRODUÇÃO
   É necessário então que os maridos entendam o amor de Cristo pela Igreja para que possam saber de que forma devem amar a esposa em sua vida diária, para que o casamento seja bem sucedido.
   
 1. O AMOR DE CRISTO PELA IGREJA
   Após dizer que Cristo amou a Igreja, Paulo acrescenta "e se entregou por ela" (Ef 5.25). O amor de Cristo concretizou-se, manifestou-se, tornou-se palpável, historiável, não foi apenas de palavras. A cruz do Calvário é a prova maior disto.
   1.1. No Passado
   "... Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (5.25). Paulo está se referindo aqui à crucificação de Jesus como prova do amor dele pela sua Igreja. Paulo diz ainda que Cristo morreu para que santificasse a sua Igre­ja (Ef 5.26). Quando Paulo diz que Cristo morreu para santificar a Igreja, ele está dizendo que Cristo morreu para que pudesse separar a Igreja de entre a humanidade, entre todos os povos, para ser seu povo, a sua ama­da. É como um homem que, entre várias jovens, escolhe e separa uma e diz: “esta é minha esposa”.
   1.2. No Presente
 Pri­meiro, ele morreu por ela para santificá-la, e segundo, ele trabalha nela, santificando-a na prática. A implicação desse ponto é crucial. Se não há santificação na sua vida, você não tem nenhum direito de dizer que Cristo morreu por você ou que você é salvo. É desta forma que os maridos devem amar a sua esposa, cuidan­do dela, promovendo o seu crescimento espiritual, orientando-a, aju­dando-a nas suas dificuldades, como também Cristo faz pela Igreja.
   1.3. No Futuro
   Cristo receberá a Igreja para si mesmo no futuro, Igreja “gloriosa sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defei­to” (Ef 5.27). Paulo tinha sempre esse dia em mente, e esforçava-se para apresentar os crentes perfeitos diante de Cristo, na­quele grande dia (2Co 11.2; Cl 1.28; ver ainda Jd 24; Cl 1.22; 2Co 4.14).
2. O AMOR DO MARIDO PELA ESPOSA
 À luz do amor eterno de Cristo pela sua Igreja, os maridos devem amar sua esposa até o fim. Como, na prática, os maridos de­vem viver e expressar esse amor?
2.1. Morrendo para si
Para que possa­mos amá-la como Cristo amou a Igreja, é preciso que renunciemos ao instinto carnal do egoísmo que faz com que desejemos que o mundo gire em torno de nós. Esse morrer para si é voluntário, como foi o de Cristo. Reconhecemos que este morrer para si em favor da esposa não é fácil. Na verdade, é impossível para pecadores como nós. Somente quando entendemos o grande amor de Cristo por nós e nossa espo­sa, e percebemos a profundidade desse amor, é que temos poder espiri­tual para tomar diariamente a cruz e amar como somos amados.
2.2. Sendo instrumento de Deus na sua santificação
A esposa, como vaso mais frágil, está mais sujeita às pressões e angústias desse mundo e precisa do apoio e da proteção espirituais do marido. O marido tem um compromisso com a sua esposa como seu ca­beça. Ele é o responsável pela vida espiritual da sua esposa. Nossas críticas contra a esposa são injustas, se não empregamos todos os meios espirituais para ajudar a esposa a vencer, como Cristo fez com a sua Igreja.
2.3. O marido deve manifestar amor por sua esposa alegrando-se nela
Alegrar-se com a esposa é visto como uma das bênçãos de Deus ao homem que o teme (Pv 5.18; Ec 9.9). [...] Os maridos devem amar incondicionalmente sua esposa e manifestar concretamente a alegria em tê-la. Quantas esposas estão definhando por falta de palavras, de seu marido, que expressem que as amam, que as recebem, que as aceitam, que estão felizes com elas. Muitas esposas sofrem porque têm a impressão de que o marido apenas as suportam no casamento. Cristo recebe a Igreja e se alegra nela para todo o sempre.

IMPLICAÇÕES

1) O Amor do Marido deve ser Concreto
A maior demonstração do amor do marido é a sua conduta diá­ria em amor, especialmente a forma como ele se conduz em casa, diante das dificuldades e problemas que sempre aparecem relaci­onados com o andamento da casa, a criação dos filhos, as finan­ças domésticas. E, é claro, isto não exclui as palavras de amor e carinho...

2) Somente Maridos Cristãos podem Amar nos termos da Bíblia
Paulo se refere ao amor de Cristo pela Igreja como sendo um gran­de mistério (Ef 5.32). Pessoas que não têm o Espírito de Cristo não podem entender as coisas de Deus (lCo 2.14), inclusive todas as dimensões desse mistério. Apenas maridos que sejam crentes, e es­piritualmente maduros, podem entender a dimensão do amor de Cristo pela Igreja e aplicar na sua vida.

3) Maridos são Responsáveis pelo Casamento
Examinando proble­mas familiares, percebe-se geralmente que a causa da maioria deles pode ser atribuída ao marido. Ou ele falhou em renunciar, ou em amar de forma concreta, voluntária e condicional. Ou, ele falhou em orientar a esposa espiritualmente, em assumir a liderança espiritual do lar, em receber a esposa e alegrar-se nela e manifestar isso de forma concreta.

4) Amor se Aprende
Homem nenhum deveria casar se não estiver disposto a amar assim. Se você não tem condição de morrer para O seu ego, de renunciar por esta pessoa, não case com ela, fique solteiro. Se você não aprendeu a amar desta forma você fará sua esposa muito infeliz. Se você sabe apenas exigir, cobrar, receber algo, não está pronto ainda para casar. O casamento é que sustenta o amor, e não o amor que sustenta o casamento.

5) Necessidade de Vida Cheia do Espírito
Só no poder do Espírito Santo é que vocês poderão amar a sua esposa. Desta forma, busquem vidas cheias do Espírito Santo.

Adaptado de Austustus Nicodemus Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser