18 de novembro de 2011

INFERNO: O Estado Final dos Ímpios


Há especialmente três pontos que requerem consideração aqui:

1. O LUGAR PARA O QUAL OS ÍMPIOS SERÃO ENVIADOS.
Há os extincionistas (aniquilacionistas) como: o adventismo, russelistas (Testemunhas de Jeová), a “aurora do milênio” e a teologia “liberal” moderna.
Não pode haver dúvida razoável quanto ao fato de que a Bíblia ensina a existência permanente dos ímpios.
Mt 24.51: "e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes".
Mt 25.30: "E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes".
Mt 25.46: "E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna".
(Cf. Lc 16.19-31).
Em conexão com o tema do “inferno”, a Bíblia emprega expressões indicativas de lugar o tempo todo.
Ela dá ao lugar de tormento o nome de geena, nome derivado do hebraico ge (terra, ou vale) e hinnom ou beney hinnom, isto é, Hinnom ou filhos de Hinnom.
2 Cr 28:3 “Também queimou incenso no vale do filho de Hinom e queimou a seus próprios filhos, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR lançara de diante dos filhos de Israel”.
Fogueiras ardiam ali constantemente, para consumir o lixo de Jerusalém.
Como resultado, veio a ser um símbolo do lugar de tormento eterno.
Mt 18.9 fala de ten geenan tou pyros (grego th.n ge,ennan tou/ puro,jÅ), a geena de fogo, e esta expressão forte é empregada como um sinônimo de to pyr to aionion, o fogo eterno, que aparece no versículo anterior.
A Bíblia fala também de uma “fornalha acesa”, Mt 13.42, e de um “lago de fogo” (ou “do fogo”), Ap 20.14, 15. Os termos “prisão”, 1 Pe 3.19, “abismo”, Lc 8.31 e “tártaro”, 2 Pe 2.4 (margem), também são empregados.
A Escritura se refere aos excluídos do céu dizendo que estão fora (nas trevas exteriores) e que são lançados no inferno. A descrição registrada em Lc 16.19-31 é, por certo, inteiramente descritiva de lugar.

2. O ESTADO NO QUAL CONTINUARÃO SUA EXISTÊNCIA
É impossível determinar precisamente o que constituirá a punição eterna dos ímpios, e nos convém falar mui cautelosamente sobre o assunto.
Positivamente se pode dizer que consistirá em
(a) ausência total do favor de deus;
(b) uma interminável perturbação da vida, resultante do domínio completo do pecado;
(c) dores e sofrimentos positivos no corpo e na alma; e
(d) castigos subjetivos, como agonias da consciência, angústia, desespero, choro e ranger de dentes, Mt 8.12; 13.50; Mc 9.43, 44, 47, 48; Lc 16.23, 28; Ap 14.10; 21.8.
Evidentemente, haverá graus na punição dos ímpios. Isto se deduz de passagens como Mt 11.22, 24; Lc 12.47, 48; 20.17. Sua punição será proporcional ao seu pecado contra a luz que receberam. Mas, não obstante, será punição eterna para todos eles.
Esta verdade é exposta claramente na Escritura, Mt 18.8; 2 Ts 1.9; Ap 14.11; 20.10. Alguns negam que haverá fogo literal, porque este não poderia afetar espíritos como satanás e seus demônios. Mas, como podemos sabê-lo? Nosso corpo certamente age em nossa alma de algum modo misterioso. Haverá alguma punição positiva correspondente aos nossos corpos. É indubitavelmente certo, porém, que uma grande parte da linguagem referente ao céu e ao inferno deve ser entendida figuradamente.

3. DURAÇÃO DA SUA PUNIÇÃO
Contudo, a questão da eternidade da punição futura mercê consideração mais especial, por ser freqüentemente negada. Dizem que as palavras empregadas na escritura para “sempiterno” e “eterno” podem denotar simplesmente uma “era” ou uma “dispensação”, ou algum outro longo período de tempo. Ora, não se pode negar que são empregadas desse modo nalgumas passagens, mas isto não prova que sempre tenham este sentido limitado. Não é este o sentido literal desses termos. Sempre que são empregados assim, o são empregados figuradamente, e, nesses casos, o seu uso figurado é geralmente esclarecido pelo contexto.
Além disso, há razões positivas para se pensar que essas palavras não têm aquele sentido limitado nas passagens a que nos referimos.
(a) Em Mt 25.46 a mesma palavra descreve a duração, tanto da bem-aventurança dos santos como da penalidade dos ímpios. Se esta não for, propriamente falando, interminável, tampouco o será aquela; e, todavia, muitos dos que duvidam da punição eterna, não duvidam da felicidade eterna.
(b) São empregadas outras expressões que não podem ser postas de lado pela consideração mencionada acima. O fogo do inferno é chamado “fogo inextinguível”, Mc 9.43; e dos ímpios se diz que “não lhes morre o verme”, Mc 9.48. Além disso, o abismo que separará santos e pecadores no futuro é descrito como fixo e intransponível, Lc 16.26.

Louis Berkhof (adaptado)
Teologia Sistemática, p. 741,742, Ed Cultura Cristã (CEP).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser