29 de setembro de 2018

As 10 principais fontes de desencorajamento de pastores

"Este vale que estou passando é normal para pastores?"

A pergunta me veio diretamente de um pastor que era  relativamente novo na sua igreja. Ele ficou surpreso com o quão abruptamente o desânimo o atingiu. Mais do que tudo, ele estava procurando assegurar que sua situação não era uma aberração, que ele não estava sozinho.

Eu ouço pastores e outros líderes da igreja milhares de vezes por ano. Usando essa enorme quantidade de informações, agreguei muitos dos comentários relacionados ao desânimo. Eu tentei quantificá-los e listá-los em ordem de freqüência.

Aqui estão as dez principais fontes de desânimo para os pastores, reconhecendo alguma sobreposição entre eles. Eu incluí uma citação direta de um pastor para cada fonte.

1. Conflito e críticas de membros da igreja. “Eu não tinha ideia do número de críticos que seriam tantos. E algumas delas são realmente más”.

2. Membros saindo da igreja. “Parece que quanto mais eu invisto nos membros da igreja, mais provável é que eles saiam. Realmente dói quando eles me dizem que estão indo para outra igreja que atenda melhor às suas necessidades ”.

3. Declínio da igreja. “Estamos em declínio gradual há oito anos. Eu gostaria de saber o que fazer para reverter isso.

4. Conflito de equipe. “Há poucas coisas que me machucam mais do que conflitos de equipe. Estes são os homens e mulheres com quem trabalho todos os dias. Eu odeio quando não nos damos bem."

5. Pressões familiares. “Eu gostaria de poder acertar com minha família. Eu sempre me sinto puxado em tantas direções na igreja que temo que estou negligenciando-a. ”

6. Membros resistentes a mudanças. “Cada mudança que tento levar é recebida com oposição. Quero dizer. Toda vez."

7. Pressões financeiras pessoais. “Nós compramos um carro de seis anos com mais de 75.000 milhas nele. Nós já tivemos três membros da igreja queixando-se de que estamos vivendo extravagantemente. Não, estamos mal pagando nossas contas com o salário que recebo da igreja."

8. O fator comparação. "Eu sei que não devo me comparar a outros pastores, mas pode doer quando eles parecem fazer isso tão bem enquanto eu estou lutando muito. Minha esposa me disse para parar de olhar no Facebook.”

9. Pressões financeiras da igreja. “Nossas receitas orçamentárias caíram até o ponto em que mal estamos pagando nossas contas. Não temos fundos para o ministério, e provavelmente teremos que demitir o assistente de meio período na igreja. Eu não aprendi a lidar com esse tipo de pressão financeira no seminário ”.

10. Desafios das instalações. “A maioria das nossas instalações é antiga e precisa de muito trabalho. Nosso santuário é muito grande e nosso salão é pequeno demais. Estou envergonhado quando os convidados entram em nossos banheiros. Há muito o que fazer e não dinheiro suficiente. É deprimente."

Pastores sofrem pressões. Estas são as dez principais das interações que temos. Mas tenho certeza de que há mais.

Provavelmente muito mais.

Thom S. Rainer

__________

Tradução: Pr. Robson Rosa Santana 
www.e-missional.blogspot.com

Um comentário:

  1. Realmente é a pura verdade, são exemplos que podemos ver só analisando de longe, imagina as que estão no processo, mas seria interessante expor as dificuldades da mebresia, no tocante à pastores inexperientes, com dificuldades administrativas. Em ambos os casos é necessário muita cautela. Que Deus continue abençoando e cuidando conforme tem sido.
    GRAÇA e PAZ

    ResponderExcluir

Você pode comentar aqui se quiser