11 de junho de 2015

Como saber como Satanás está tentando você


 Martinho Lutero uma vez comparou o cristão a um homem bêbado que tenta montar um cavalo. É uma comparação comicamente apropriada. Este homem embaralha-se em um dos lados do cavalo, e prontamente cai do lado oposto. Então ele sobe daquele lado, e cai do outro lado. Lutero queria dizer que, como cristãos, somos propensos a extremos. Quando não estamos virando longe demais em uma direção, estamos desviando muito longe no outro.
 Uma das áreas em que somos dados aos extremos é a área de Satanás e seus demônios, e seu trabalho neste mundo. Alguns cristãos estão tão obcecados com a atividade satânica que dificilmente podem falar sobre qualquer outra coisa. Outros cristãos são tão alheios a ele que preferem não falar sobre isso de forma alguma. No entanto, como é frequentemente o caso, a Bíblia nos orienta para um lugar muito melhor onde estamos cientes, mas não obcecados, onde estamos conscientes da atividade de Satanás, mas igualmente convencidos da vitória de Cristo.
 A Bíblia nos assegura que Satanás está ativo neste mundo. Mesmo que ele seja um inimigo derrotado e, como disse Lutero, "sua destruição é certa", ele continua a ser um inimigo perigoso. Ele é como uma cascavel que, embora esmagada, continua a se debater em seus espasmos. Sua mordida permanece mortal e seu gotejamento venenoso.
Satanás odeia a Deus e odeia qualquer pessoa criada à imagem de Deus. Ele fez um longo e intenso estudo da humanidade. Ele conhece nossos pontos fortes e fracos. Ele conhece nossos desejos secretos. Satanás sabe como entregar tentações  sob medida para cada um de nós.
Em seu livro Tempted and Tried (Tentado e Provado), Russell Moore sugere uma maneira de pensar sobre como Satanás pode estar tentador você:
“Imagine que você pudesse fazer algo, que você pudesse fazer isso acontecer exatamente como desejasse, e pudesse então voltar no tempo para quando isso nunca tivesse acontecido - sem consequências para sua vida, seu trabalho, sua família, ou o Dia do Julgamento. O que seria? O que vem à mente pode ser uma boa visão sobre onde seus desejos estão sendo formados.”


O que seria? Sua resposta será diferente da minha resposta. Nós somos seres únicos, com desejos exclusivos e tentações únicas. Onde quer que você pudesse pecar sem consequência e sem julgamento, onde quer que você pudesse realizar um desejo mal sem medo da repercussão, este é exatamente o tipo de lugar Satanás que vai tentá-lo. Como ele orienta você para o pecado, ele finalmente irá convencê-lo que você pode pecar sem consequência. Ele irá convencê-lo que você pode ir longe com ele. Afinal, esta é a mentira que ele disse a Adão e Eva o tempo todo, ou seja, que eles poderiam pecar com impunidade. E enquanto os tempos mudam, suas estratégias continuam as mesmas.
Onde você pecaria se você pudesse pecar - esse pode muito bem ser o lugar que você vai pecar quando você for tentado a pecar.


Original em inglês: How to Know How Satan Is Tempting You

Acesso em: 11 jun 2015.
Tradução: Robson Rosa Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser