7 de março de 2014

A Importância da Mulher na Bíblia - Dia Internacional da Mulher

  O dia 08 de março é reconhecido internacionalmente como Dia da Mulher. Neste dia de 1857 operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York fizeram greve por melhores condições de trabalho e salário. Foram reprimidas com total violência. Trancaram-nas na fábrica que foi incendiada, morrendo cerca de 130 mulheres. A ONU oficializou essa data em 1975. À parte desses eventos históricos que buscaram igualdade e dignidade para as mulheres, o que a Palavra de Deus tem a nos dizer sobre elas?
   1) Deus criou homem e mulher com dignidade igual. A mulher não é inferior ao homem. Homem e mulher foram feitos à imagem de Deus. Por muito tempo e até hoje, as mulheres sofrem o preconceito por ser mulher. Em estatísticas do passado, somente os homens eram contados. Religiosos judeus da antiguidade todos os dias agradeciam a Deus por não nascer “pagão”, e por não nascer mulher. Até pouco tempo atrás as mulheres não estudavam. Somente aprendia a ser uma boa esposa e boa dona de casa, em face do preconceito sexual masculino. Pedro nos diz que homem e mulher são herdeiros da mesma graça de Deus (1 Pe 3.7).
   2) Mas Deus criou homem e mulher diferentes. Se não houvesse diferença nenhuma entre homem e mulher, Deus criaria somente o homem. Mas Deus diz que não era bom que o homem (macho) esteja só, assim criou a mulher. Uma pessoa só se completa com alguém do sexo oposto. Isso se refere ao casamento entre um homem e uma mulher.
   E aqui entra algumas funções das mulheres: esposa, mãe, dona de casa (ou orientadora). Quanto ao papel do marido, a Bíblia nos instrui quanto ao trato da mulher como esposa e dona do lar. “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida” (1 Pe 3.7). (A) o marido deve participar do andamento de sua casa. Não deve ser omisso ou aproveitador. (b) O marido deve conhecer a sua mulher – ela pensa e age diferente. É mais frágil, não na dignidade ou inteligência, mas no emocional  e na força física (homem que violenta mulher é covarde). E ele deve (c) tratá-la com dignidade. A mulher é preciosa, Ela tem seu valor. Que Deus lhe deu.
   3) A mulher deve continuar lutando para conquistar essa igualdade. Até o século retrasado (XIX), as mulheres não estudavam. O pai escolhia os maridos para as filhas, por interesses os mais diversos, principalmente, status na sociedade e estabilidade financeira. Somente em 1932 as mulheres adquirem o direito de votar e serem votadas no Brasil. Hoje as adolescentes colhem os frutos das lutas dos direitos à igualdade das mulheres.
   De fato, se as mulheres executam os mesmos trabalhos devem ganhar o mesmo que os homens. AS mulheres devem continuar lutando para que seus direitos constitucionais sejam, de fato, cumpridos. (CF. Art 5º, Inciso I: “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição”.
   Conselhos às Mulheres:
  1) Lutar por igualdade é justo, mas não queira ser superior ao homem. Cuidado com o feminismo exagerado. Igualdade é uma coisa, querer ser superior ao homem é inverter os papéis. Há mulheres que têm aversão, raiva dos homens.
   2) Cuidado para não se sobrecarregar com os trabalhos dentro e fora de casa. Há mulheres cansadas, desanimadas com a vida, por causa do excesso de trabalho. Lembre-se: Você tem de cuidar do marido como ESPOSA. Você tem de cuidar dos filhos como MÃE. Você tem de cuidar/administrar a CASA. Trabalhe fora, mas se não houver tanta necessidade, não se afadigue demais. Se capacite o mais que você puder. Estude o quanto você puder. Mas cuidado com o estresse. É preciso ver se vale a pena. Pondere nessas questões. Deus abençoe o seu dia.

Pr. Robson Rosa Santana

Para meditação:
 “A mulher foi feita de uma costela tirada do lado de Adão; não de sua cabeça para governar sobre ele, nem de seu pé para ser pisada por ele; mas de seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegida, e perto de seu coração para ser amada”. 
(Matthew Henry)


Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o blog http://www.rrsanana.blogspot.com e comunicada sua utilização através do e-mail rrsantana@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser