8 de abril de 2013

Você é um verdadeiro discípulo de Cristo?

     Quando Jesus ministrava a palavra aos discípulos seu foco era mostrar o que significava seguir a Ele e o custo desse discipulado. Em alguns momentos Jesus deixava claro quais eram as marcas ou características de um verdadeiro discípulo. O Evangelho escrito pelo apóstolo João contem, pelo menos, 3 passagens que se referem ao genuíno discipulado.
     1. Os verdadeiros discípulos creem em Jesus e guardam seus mandamentos. Não basta apenas acreditar em Jesus ou até mesmo ter um conhecimento profundo a respeito da pessoa e obra de Cristo. Quem ama a Jesus concorda com Seus ensinos e obedece (João 8.31-32). O Rev. Ricardo Barbosa alerta para uma nova classe de ateus, o ateu crente. Ele sabe tudo acerca de Deus e da religião, mas não vive a fé na prática.
     2. Os verdadeiros discípulos amam uns aos outros. Aquele que se considera um discípulo de Jesus deve parar e se perguntar: “eu realmente amo outros discípulos?”. Jesus em um dos seus últimos discursos aos seguidores mais próximos, disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13.35). O amor é a principal virtude cristã e a base de relacionamentos saudáveis e do nosso serviço ao próximo.
     3. Os verdadeiros discípulos frutificam. Jesus é a videira verdadeira, seus discípulos são os ramos. Quem está enxertado nEle, esse dá muito fruto. É uma alegoria muito lógica. E esse é o propósito maior da nossa existência. Por isso Jesus afirmou: “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” (João 15.7).
     Qual o resultado de seguir a Jesus? Jesus se refere a essa questão em Mateus 4.19 e Marcos 1.17 quando disse aos irmãos Pedro e João: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Com certeza Jesus estava se referindo ao evangelismo e missões, até porque é isso que vemos os apóstolos fazendo nos Evangelhos, em Atos e nas Epístolas. O chamado de Jesus aos seus discípulos é para a salvação e o serviço, sendo que a principal obra é esforçar-se para que outros se tornem discípulos ou crentes.
     Você vê em si mesmo essas marcas de um verdadeiro discípulo? Se sim, qual o resultado disso? Você está se esforçando para ganhar vidas para Jesus e amadurecê-las na fé? Responder essas questões afirmativamente é essencial para sua vida. Reflita profundamente em tudo isso e enquadre-se cada vez mais no padrão de Deus para o verdadeiro discípulo.

Robson Rosa Santana
Adaptado de Aubrey Malphurs, Strategic Disciple Making (Kindle).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser