31 de maio de 2010

CONVITE DE CRISTO PARA A CONVERSÃO E O VERDADEIRO DISCIPULADO (Mc 8.34 a 9.1)

Mc 8.31-34 é uma introdução para aquilo que Jesus queria dizer às multidões.
Depois de explicar que Ele como Cristo deveria sofrer, morrer e ressuscitar, e que seria rejeitado por muitos líderes religiosos (escribas, fariseus, saduceus, etc.), bem como por muitas pessoas também.
Desse modo e em tais circunstâncias, Jesus convoca as multidões.
v. 34 “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes:”
Se alguém quer vir após mim, (1) a si mesmo se negue, (2) tome a sua cruz e (3) siga-me.
1º - Jesus de fato quer que as pessoas venham após Ele, ou seja, sejam seus seguidores ou discípulos.
O apelo nos versos 35-38 mostra claramente isso.
2º - No entanto, Ele explica como Ele quer ser seguido. O que Ele exige de seus discípulos.

“O que alguém deve fazer para ser considerado um verdadeiro discípulo”?

1) Deve negar-se a si mesmo
Deve dar adeus ao velho homem não regenerado pela graça.
Deve renunciar toda confiança própria para a salvação e depender somente de Deus para a salvação eterna.
Deve se afastar, com pavor, de qualquer pensamento ou hábito pecaminoso.

2) Deve tomar a sua cruz
A figura é a de um condenado carregando a cruz na qual será morto.
Normalmente o criminoso fazia isso contra a sua vontade.
No caso do discípulo de Jesus não. Ele a aceita voluntariamente, mesmo que isso o leve à dor, à vergonha e à perseguição que passarão a ser suas devido ao seu compromisso com Jesus.
Cl 3.5-6: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;” / “6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”.
Rm 6.4-5: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”./ “11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.

3) deve começar a seguir a Jesus e manter-se firme na sua caminhada (“e siga-me”)
Confiar nele
Jo 5.24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. (cf. Rm 8.1)
Caminhar em seus passos
1Pe 2.21: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos”
1 Jo 2.6: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.
Obedecer aos seus mandamentos
Jo 14.15: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”.
Tudo isso por gratidão pela salvação que Ele dar.
Quando juntamos o negar-se a si mesmo, o tomar a cruz e assim seguir a Jesus, seguimos os passos para a conversão verdadeira, seguida por uma vida inteira de santificação.[1]

Nos versos seguintes (35-38), Jesus fala da obrigação da conversão e a recompensa resultante.
v.35 “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á”.
A busca de salvação por si mesma leva a perdição. O homem quer salvar a si mesmo através de sua inteligência e seus bens. Jesus chama isso de perdição, que é uma loucura muito grande conforme Ele disse a um certo homem rico:
Lc 12.16-21: “ E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.
17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.
19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus. (cf. o rico e lázaro – Lc 16.19-31).
No entanto, aquele que “perde” sua vida, é por devotar-se completamente a Jesus e ao seu serviço daqueles que precisam de nós, bem com a expansão do evangelho.
v.36 “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 Que daria um homem em troca de sua alma?”

A perda da alma é irreparável! Nada o recompensará por ela.
Implicação: que cada pessoa que ouvir o convite de Jesus possa negar-se a si mesma, tomar sua cruz e segui-lo. Que ninguém rejeite o apelo de Jesus.
Por quê?
v.38 “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos’.
Os piores inimigos de Jesus, bem como muitas pessoas que o seguiam, estavam envergonhados dele e de seus ensinos
Mc 8.31: “Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse”.
Jo 6.66: “À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele”.

Quem se envergonhar de Jesus, Jesus se envergonhará dele(a).
Quando vai acontecer isso? No juízo final.
Mt 25.31-32: Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;

Aqueles que negaram a si mesmos, tomaram a sua cruz e o seguiram de todo o coração, ouvirá:
Mt 25. 34: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

Aos que o rejeitou e se envergonhou dele, ouvirá:
Mt 25.41: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.


Pr. Robson Rosa Santana
Adaptado de William Hendriksen, Comentário de Marcos, Editora Cultura Cristã.
A Coletânea de comentário do Novo Testamento pode ser encontrada clicando aqui


[1] Arrependimento. “isto significa uma completa mudança em relação ao pecado. Terá de haver mudança de mente. O homem terá de admitir que é um pecador em rebelião contra um Deus santo e cheio de amor. Terá de haver mudança de coração – genuína tristeza e vergonha pela vileza e sordidez do seu pecado. Depois deverá estar disposto a abandonar o pecado e a mudar a direção da sua vida. Deus desafia as pessoas a provarem com suas obras que estão arrependidas, produzindo frutos dignos de arrependimento. O homem tem de fazer isso. Deus não lhe perdoará nenhum pecado que não se queira abandonar. Arrepender-se é ir numa nova direção, procurando sinceramente viver de maneira agradável a Deus.”
Fé em Cristo. “ Primeiro, isto significa aceitar que Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo e que Cristo morreu ... pelos injustos. Segundo, significar crer que, através de Seu poder e amor, Cristo é capaz e está disposto a salvá-lo. Terceiro, significa colocar, de fato, a sua confiança em Cristo, depender somente dEle para conceder-lhe a paz com Deus. A sua natureza arrogante e pecaminosa lutará contra o abandono da confiança na sua própria “bondade” ou na sua religião. Todavia, não há alternativa. Você precisa parar de confiar em qualquer outra coisa e confiar somente em Cristo, Aquele que pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus” (Perguntas Cruciais, de J. Blanchard: Editora fiel. p.26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser