28 de abril de 2010

A RESPONSABILIDADE DO CRENTE NA PREGAÇÃO DO EVANGELHO (Jonas 3)


    O inicio da Guerra no Iraque foi algo espetacular aos olhos de todo mundo. A supremacia Anglo-americana foi um vislumbre para os olhos. Os ataques foram precisos a muitos km de distância.
   O Pentágono chama essa operação de “choque e espanto”. Muitos soldados iraquianos preferiram viver e se entregaram. Foi a melhor coisa que fizeram.
   Mas, há quase 2.700 anos atrás naquela mesma região, a menos de 200 km de Bagdá, banhado pelo mesmo rio Tigre, ocorreu um dos maiores espetáculos da graça de Deus. A cidade de Nínive inteira, inclusive os animais, se põem de pano de saco e cinzas e clamam pela misericórdia de Jeová.
   Deus salva muitas pessoas ali. A notícia correu o mundo, pois Nínive era uma cidade portuária.

  Narrativa
  Parece biografia, mas, na verdade a mensagem principal de Jonas é a misericórdia e o amor de Deus.
A mensagem era simples e clara: ainda 40 dias e Nínive será subvertida.
Que se cumpre 200 anos depois cf. Naum
Algumas pessoas têm dificuldades de afirmar a historicidade do relato.
Narrativa histórica e profética.
Mt 12.38-41:
38 Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal.
 39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.
 40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
 41 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas.

FT.: O livro fala sobre a misericórdia e a compaixão de Deus, e sua manifestação através do profeta, gostaria de fala sobre A RESPONSABILIDADE DO CRENTE NA PREGAÇÃO DO EVANGELHO:
1. O CRENTE DEVE SE DISPOR (v.1)
O ser humano por natureza busca a comodidade, o conforto e coisas que lhe agradem. Isso é natural.
Jonas inicialmente se indispôs (1.3), tentou fugir para TÁRSIS (Jerusalém-Jope (48km)-Társis)
Não podemos fugir de Deus
Sl 139.7-10:
7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;
 9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,
 10 ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
Deus é onisciente!
Jonas não podia frustrar os planos de Deus. DEUS É SOBERANO:
Senhor da Natureza: tempestade à grande peixe à planta à verme.
Senhor da História: salvação de Nínive. Cidade perversa e má.
É preciso sair do nosso estado de comodidade. Outra versão: levantar.
Deus tem uma mensagem que deve ser pregada e Ele confiou essa responsabilidade a mim e a você.
Por isso não devemos pregar aquilo que queremos! (v.2)
Paulo: todo o conselho de Deus. Não só o que agrada mas tb. o que desagrada.
Imperativo: dispõe-te! Dispõe-te!
Às vezes fazemos como Jonas 1.9. Não basta só de boca, mas obedecer a esse chamado.
Theodore Monod: A obediência é o melhor comentário da Bíblia.

2. O CRENTE TEM DE IR (v.3)
Não somente se dispor, mas tem de ir. Muitos jovens se dispuseram a entrar no Exército Americano, mas numa situação de guerra eles têm de ir. Não basta ficar nos quartéis. Ficamos só nos exercícios e treinamentos e não saímos para a guerra.
A mensagem para Nínive era dura, de condenação. Ainda 40 dias e Nínive será subvertida.
Juízo pela maldade da capital da Assíria: personificação do mal e da crueldade.
Naum 3.1-5:
1 Ai da cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo e que não solta a sua presa!
 2 Eis o estalo de açoites e o estrondo das rodas; o galope de cavalos e carros que vão saltando;
 3 os cavaleiros que esporeiam, a espada flamejante, o relampejar da lança e multidão de traspassados, massa de cadáveres, mortos sem fim; tropeça gente sobre os mortos.
 4 Tudo isso por causa da grande prostituição da bela e encantadora meretriz, da mestra de feitiçarias, que vendia os povos com a sua prostituição e as gentes, com as suas feitiçarias.
 5 Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos; levantarei as abas de tua saia sobre o teu rosto, e mostrarei às nações a tua nudez, e aos reinos, as tuas vergonhas.

Ensino: temos de ir aonde não queremos.
Jonas pregava em Israel uma mensagem agradável: a prosperidade e expansão do reino sob o rei Jeroboão II.
Mas quando se falou de Nínive, Jonas retrocede: “Eles que sejam destruídos”.  Ele queria isso.
Por que não foi? Porque ele sabia que Deus é misericordioso. (4.2).
Lição: salvação é pela graça. Graça irresistível.
Precisamos alargar a nossa visão quanto à pregação. Israelitas: etnocêntricos. Bem assim nós.
Jesus Mt 28.19; At 1.8. Jerusalém era o centro irradiador e não centralizador. Samaria e confins da Terra, também.
O grande propósito do livro foi ensinar aos israelitas que a compaixão de Deus não se limitava a eles próprios, mas a todas as nações.
Devemos nos dispor e ir como Jonas: levantou-se, pois, Jonas e foi... (v.3).

3. O CRENTE É UM CANAL DAS BÊNÇÃOS DE DEUS (v.4-5).
Um dos eventos mais lindos da História. Cidade curvada aos pés do Senhor. Um símbolo da misericórdia de Deus na Bíblia.
Mensagem de condenação à profeta desconhecido à estrangeiro à mensagem de seu Deus.
Eles poderiam ter dito: não estamos nem aí para esse profeta hebreu. Não tem o que fazer em sua terra, e agora vem aqui nos perturbar. Não: eles creram.
Jonas trouxe mensagem de condenação.
Calvino: Jonas não lhes deu conhecimento da misericórdia de Deus, na verdade, ele deve ter aterrorizado grandemente os ninivitas, e não deve ter-lhes chamado à fé.
Mas eles creram: do servo ao Rei. (v.6-10).
Qualquer pregador ficaria maravilhado com a conversão de mais de 600 mil pessoas.
Jonas fica triste. (4.1). Depois fica a espreita para ver o que acontece.

O que tem a ver isso com o crente como canal de Deus? Deus nos usa como canal de salvação aos pecadores.
Jonas sabia que “a salvação pertence ao Senhor”, mas ele parece que esquece que Deus usa os crentes para os pecadores terem conhecimento da graça e do juízo de Deus.
Não devemos estar na Igreja simplesmente num estado de contemplação. Mas como despenseiros da Sua multiforme graça, chamando os pecadores ao arrependimento e à fé.
2 Co 5.18-19 : nos deu o ministério da conciliação.
A tarefa da pregação é algo muito elevado e glorioso, mas Deus resolveu manifestar essa glória do evangelho em vasos de barros como nós.
2 Co 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.
Conclusão
Não existe nas Escrituras um dom chamado dom de banco.
Hernandes Dias Lopes: enquanto os Testemunhas de Jeová gastam as solas do sapato, nós gastamos os bancos da Igreja.
Deus nos chamou à salvação e junto com ela nos chama para sermos testemunhas de Jesus.
Então:
1º ) Devemos nos dispor.
2º) Devemos ir
3º) Somos canais de Deus na proclamação do Evangelho. Somos continuadores do ministério de Cristo.
“Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”.
Que no ultimo dia o Senhor não diga para nós: servo mau e negligente!

Pr. Robson

Mensagem entregue na I. P. de Tangará da Serra, em 25/04/2010

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