O Presbiterianismo, além de conceber o sistema teológico de Calvino, exprime a sua concepção bíblica da forma da organização eclesiástica, ou seja, a forma de governo, que ele pôs em prática em Genebra - distinguindo-se do sistema episcopal quanto do congregacional.[1]
1. A Vida de Calvino até 1536
1. A Vida de Calvino até 1536
A vida de Calvino pode ser dividida em dois períodos:
- Até 1536: quando consideramo-lo como um “estudante distraído”[2];
- De 1536 a 1564: período de liderança de Genebra, com exceção do exílio em Estrasburgo (1538–1541).
1.1 Infância e Formação
Calvino nasceu em 10 de julho de 1509 em Noyon, na Picardia, norte da França. Seu pai era um tabelião que trabalhava com o bispo de Noyon, por isso recebeu benefícios eclesiásticos que pagaram as suas despesas com os estudos.
Começou os seus estudos na Universidade de Paris como treinamento para o sacerdócio, mas por causa de divergências entre seu pai e o bispo e os clérigos de Noyon, foi enviado a Orleans a fim de estudar advocacia. Lá em Paris entrou em contato com as ideias protestantes através de seu primo Pierre Olivetan.
Mais tarde, foi estudar na Universidade de Borges (1529), sob o advogado humanista Andrea Alciati. “A influência de um bom comentário sobre o De Clementia, de Sêneca, em 1532, marcou o ápice da influência humanística sobre sua vida”.[3]
Calvino se tornou protestante quando estava em Borges, logo após a conclusão desse comentário e o fim do ano seguinte. Por causa dessa mudança dispensou o dinheiro das rendas eclesiásticas.
1.2 Conversão e Fuga
1.2 Conversão e Fuga
Com a morte do pai, voltou para Paris, onde colaborou com o reitor da Universidade Nicholas Cop na elaboração de um documento de cunho Humanista e Protestante. A perseguição o obrigou a fugir, passando pela Itália e Basiléia (Suíça). “Nesta última cidade publicou a primeira edição das Institutas da Religião Cristã (1536)”[4], aos 26 anos de idade.
Esta pequena obra foi dedicada a Francisco I, da França, com dois objetivos:
- Defender os protestantes franceses perseguidos.
- Convencer o rei da legitimidade da Reforma.
2. A Teologia e Obra de Calvino
Muitos reduzem a teologia de Calvino aos cinco pontos do calvinismo formulados no Sínodo de Dort, em resposta aos cinco pontos dos arminianismo. Como veremos a seguir, em relação à teologia de Calvino, os cinco pontos do calvinismo são apenas a sua teologia a respeito da doutrina da salvação, que podem ser resumidos no fundamento de que Deus salva pecadores, conforme está escrito em Jonas 2.9: “Ao Senhor pertence a salvação” (cf. Sl 3.8).
Os cinco pontos usam como recurso mnemônico a palavra TULIP[6]. O sistema calvinista coordena sua ideia na soberania absoluta de Deus.
[T] A doutrina da Total Depravação (Total Depravity) afirma que o homem, depois da queda de Adão, tornou-se corrompido em toda a sua natureza, tanto no campo do conhecimento quanto da conduta. Isso não quer dizer que o homem se tornou tão depravado quanto poderia ser, mas que independente da graça regeneradora de Deus, o homem não pode agradá-lo, nem entender Seus caminhos. Em outras palavras, o homem, após a queda, tornou-se incapaz de agradar a Deus sem a graça regeneradora.
[U] A Eleição Incondicional (Unconditional election) está estritamente ligada à doutrina anterior. Muitos não entendem esta por falta de entendimento da doutrina da depravação. “Se os pecadores são tão desamparados em sua depravação, como diz a Bíblia que são, incapazes de conhecer a Deus e relutantes em buscá-lo, então, o único meio pelo qual eles podem ser salvos é quando Deus toma a iniciativa de mudá-los e salvá-los”[7]. Isso é o que significa eleição. O ato de Deus escolher salvar aqueles pecadores que, sem Sua escolha soberana e incondicional e Sua consequente ação, por meio de Seu Espírito, certamente pereceriam.
[L] O terceiro ponto é a Expiação Limitada. (Limited atonement) Essa terminologia encerra alguns questionamentos, por isso seria melhor usar Redenção Específica ou Particular. Ela ensina que Jesus morreu pelos pecados daqueles a quem o Pai escolhera antes da fundação do mundo, ou seja, a Igreja (Ef 1.4; 5.25).
[T] A doutrina da Total Depravação (Total Depravity) afirma que o homem, depois da queda de Adão, tornou-se corrompido em toda a sua natureza, tanto no campo do conhecimento quanto da conduta. Isso não quer dizer que o homem se tornou tão depravado quanto poderia ser, mas que independente da graça regeneradora de Deus, o homem não pode agradá-lo, nem entender Seus caminhos. Em outras palavras, o homem, após a queda, tornou-se incapaz de agradar a Deus sem a graça regeneradora.
[U] A Eleição Incondicional (Unconditional election) está estritamente ligada à doutrina anterior. Muitos não entendem esta por falta de entendimento da doutrina da depravação. “Se os pecadores são tão desamparados em sua depravação, como diz a Bíblia que são, incapazes de conhecer a Deus e relutantes em buscá-lo, então, o único meio pelo qual eles podem ser salvos é quando Deus toma a iniciativa de mudá-los e salvá-los”[7]. Isso é o que significa eleição. O ato de Deus escolher salvar aqueles pecadores que, sem Sua escolha soberana e incondicional e Sua consequente ação, por meio de Seu Espírito, certamente pereceriam.
[L] O terceiro ponto é a Expiação Limitada. (Limited atonement) Essa terminologia encerra alguns questionamentos, por isso seria melhor usar Redenção Específica ou Particular. Ela ensina que Jesus morreu pelos pecados daqueles a quem o Pai escolhera antes da fundação do mundo, ou seja, a Igreja (Ef 1.4; 5.25).
[I] A doutrina da Irresistível Graça (Irresistible grace) ensina que a despeito da dureza e rejeição do homem à graça de Deus, quando o Espírito Santo age em seu coração, renovando-o e dando-lhe nova disposição, o que antes era indesejável, agora torna-se desejável e voltamos para Jesus com esperança e fé.
[P] Se as últimas três doutrinas demonstram a maravilhosa graça do Deus Triúno, a quinta é o selo da graça, a Perseverança dos Santos (Perseverance of the saints). Seria melhor chamá-la de Preservação dos Santos, pois Deus nos preserva e guarda, perseverando junto conosco. “Na realidade, perseverança é a prova definitiva da eleição. Nós perseveramos porque Deus nos preserva da completa e final separação dele”.[8]
2.1 As Institutas
Como disse Timothy George, “qualquer pessoa que deseje fazer um estudo completo da teologia de Calvino tem de consultar ao menos seis fontes distintas de seu imenso corpus literário”.[9] Comecemos pela sua principal obra: As Institutas da Religião Cristã.
A primeira edição, como dissemos antes, foi de 1536. Continha 520 páginas, com formato aproximado de 18 x 10 cm. A segunda edição, de Estrasburgo, foi publicada em 1539 com ampliação em seu tamanho. Passou para 346 páginas, mas com configuração de 33 x 20 cm. e com margens para anotações dos leitores. Ele ampliou, revisou e reorganizou essa obra por toda a sua vida. “Ao todo, ele produziu oito edições do texto latino (1536, 1539, 1543, 1545, 1550, 1553, 1554, 1559) e cinco traduções para o francês (1541, 1545, 1551, 1553, 1560)”.[10]
Somente com a edição de 1559 Calvino se deu por satisfeito. Veja o que ele escreveu: “ainda que eu não tenha tido ocasião alguma para descontentar-me da minha pena e do meu trabalho, que então tomei, mas com tudo isso confesso que jamais fiquei satisfeito nem contente até que a coloquei na ordem que agora vês”.[11]
A primeira edição, como dissemos antes, foi de 1536. Continha 520 páginas, com formato aproximado de 18 x 10 cm. A segunda edição, de Estrasburgo, foi publicada em 1539 com ampliação em seu tamanho. Passou para 346 páginas, mas com configuração de 33 x 20 cm. e com margens para anotações dos leitores. Ele ampliou, revisou e reorganizou essa obra por toda a sua vida. “Ao todo, ele produziu oito edições do texto latino (1536, 1539, 1543, 1545, 1550, 1553, 1554, 1559) e cinco traduções para o francês (1541, 1545, 1551, 1553, 1560)”.[10]
Somente com a edição de 1559 Calvino se deu por satisfeito. Veja o que ele escreveu: “ainda que eu não tenha tido ocasião alguma para descontentar-me da minha pena e do meu trabalho, que então tomei, mas com tudo isso confesso que jamais fiquei satisfeito nem contente até que a coloquei na ordem que agora vês”.[11]
Estrutura das Institutas
Livro I - O Conhecimento de Deus enquanto Criador e Supremo Governador de Todo o Mundo: - O conhecimento duplo de Deus; - Escrituras; - Trindade; - Criação; - Providência.
Livro II - O Conhecimento de Deus como Redentor em Cristo: - a queda, a pecaminosidade humana; - a Lei; - o Antigo e o Novo Testamento; - Cristo, o Mediador: sua Pessoa (Profeta, Sacerdote, Rei) e obra (expiação).
Livro III - O Modo pelo qual Recebemos a Graça de Cristo, Seus Benefícios e Efeitos: - fé e regeneração; - arrependimento; - vida cristã; - predestinação; - a ressurreição final.
Livro IV - Os Meios Externos que Deus se Utiliza para Chamar-nos a Companhia de Jesus Cristo e para nos Manter nela: - igreja; - sacramentos; - governo civil.
2.2 Comentários Bíblicos
A intenção de Calvino não era fazer das Institutas uma teologia sistemática no sentido moderno. Por isso, ele reportava aos seus comentários como complemento das Institutas. Calvino foi um grande comentarista, com certeza foi e é um dos maiores.
Até Jacobus Arminius, que alterou sua teologia, rende-se e diz que ele “é incomparável na interpretação das Escrituras”.[13] Seus comentários derivam do seu conhecimento das línguas bíblicas originais, grego e hebraico, e do seu profundo conhecimento do humanismo. Seu método de interpretação era o histórico-gramatical, ou seja, “pelo estudo do significado de suas palavras à luz do tempo e do lugar onde foram originalmente escritas”[14].
Segundo Timothy George, Calvino comentou todo o Novo Testamento, à exceção de 2 e 3 João e do Apocalipse, o pentateuco, Josué, Salmos e Isaías.[15] Essas obras são marcadamente exegéticas e possuíam duas características principais: brevidade e clareza. “Seu objetivo era penetrar na mente do autor tão concisa e claramente quanto possível, evitando demonstrações profusas de erudição e digressões a assuntos secundários”[16]. Por vezes ele reconhecia que não compreendia algumas partes das Escrituras.
2.3 Sermões, Folhetos e Tratados
Segundo Timothy George, Calvino comentou todo o Novo Testamento, à exceção de 2 e 3 João e do Apocalipse, o pentateuco, Josué, Salmos e Isaías.[15] Essas obras são marcadamente exegéticas e possuíam duas características principais: brevidade e clareza. “Seu objetivo era penetrar na mente do autor tão concisa e claramente quanto possível, evitando demonstrações profusas de erudição e digressões a assuntos secundários”[16]. Por vezes ele reconhecia que não compreendia algumas partes das Escrituras.
2.3 Sermões, Folhetos e Tratados
Calvino via a pregação como o meio supremo de Deus falar aos homens: “Quando o evangelho é pregado em nome de Deus é como se Deus em pessoa falasse”.[17] Calvino viveu numa época em que o púlpito era o principal meio de comunicação, por isso ele o utilizou com todos os seus recursos.
Ele pregava por toda a Bíblia; duas vezes aos domingos pregava no Novo Testamento, e todos os dias, em semanas alternadas, sobre o Antigo Testamento. Durante sua vida alguns dos seus sermões foram publicados, outros escritos à mão por seus ouvintes. Só neste século os que ainda estavam em manuscritos, estão sendo publicados.
Além dos sermões - que compõem seus principais escritos - Calvino escreveu uma quantidade muito grande de folhetos e tratados que nos dão uma ideia do desenvolvimento de seu pensamento teológico. Alguns deles foram escritos contra oponentes teológicos, como católicos, radicais e luteranos. Outros foram em defesa de ideias reformadas, como A Necessidade da Reforma da Igreja (1544), Pequeno Tratado sobre a Ceia do Senhor (1541) e o Tratado sobre a Predestinação Eterna de Deus (1552).
Além dos sermões - que compõem seus principais escritos - Calvino escreveu uma quantidade muito grande de folhetos e tratados que nos dão uma ideia do desenvolvimento de seu pensamento teológico. Alguns deles foram escritos contra oponentes teológicos, como católicos, radicais e luteranos. Outros foram em defesa de ideias reformadas, como A Necessidade da Reforma da Igreja (1544), Pequeno Tratado sobre a Ceia do Senhor (1541) e o Tratado sobre a Predestinação Eterna de Deus (1552).
2.4 Cartas e Escritos litúrgicos
A correspondência de Calvino é de suma importância para a sua época. Através de suas cartas ele entrou em contato com vários líderes reformados como Farel, Viret, Melancton, Bullinger, com reis e príncipes (Eduardo IV e Lady Jane Grey, da Inglaterra, Sigismundo, da Polônia, Duquesa Renée de Ferrara, Coligny, da França), com igrejas perseguidas, crentes presos, pastores, vendedores de livros religiosos e mártires a espera da sentença. Isso demonstra como Calvino estava inteirado dos fatos religiosos e políticos que estavam ao seu redor, e como influenciou a sua geração.
Além disso, compôs escritos litúrgicos e catequéticos. Calvino não era somente um teólogo devotado, que queria dá forma escrita às suas convicções bíblicas e cristãs, ele era antes de tudo um pastor zeloso com suas ovelhas. “Ele estava extremamente consciente de que a única forma de recuperar a vida moral e religiosa do povo era instruindo-os na ‘escola da fé’”.[18] Devido a essa consciência esforçou-se para dá a igreja uma confissão de fé e um catecismo como complemento a obra A Forma das Orações (1942).
Além disso, compôs escritos litúrgicos e catequéticos. Calvino não era somente um teólogo devotado, que queria dá forma escrita às suas convicções bíblicas e cristãs, ele era antes de tudo um pastor zeloso com suas ovelhas. “Ele estava extremamente consciente de que a única forma de recuperar a vida moral e religiosa do povo era instruindo-os na ‘escola da fé’”.[18] Devido a essa consciência esforçou-se para dá a igreja uma confissão de fé e um catecismo como complemento a obra A Forma das Orações (1942).
3. A Vida de Calvino após 1536
3.1 Chamado a Genebra
Com Calvino engajado, a Reforma cresceu a ponto de atingir todos os cantões da Suíça. Em Genebra a Reforma havia sido estabelecida por Guilherme Farel (1489-1565), ruivo, inquieto, voz tonitruante e carisma de profeta. Farel tornou-se reformado em 1521, quando aceitou a doutrina luterana da justificação pela fé. Era francês de classe média e foi educado numa universidade francesa. Farel pregou as ideias reformadas sobre a proteção de Berna. Começou a pregar a fé protestante em Genebra em 1532 e em 1535 venceu uma polêmica contra os inimigos da Reforma, o que fez com que os cidadãos de Genebra em assembleia geral adotassem as ideias reformadas em 1536.
Farel percebeu que precisava de alguém com capacidades administrativas melhores do que a dele se quisesse ver a Reforma estabelecida em Genebra. Sabendo então ele, em 1536, que Calvino passava a noite na cidade, foi ao seu encontro e solicitou a sua ajuda. Calvino o ouviu atentamente, pois era educado - além do que Farel era uns quinze anos mais velho do que ele. Após ouvir tudo atentamente negou-se a aceitar o pedido, uma vez que gostava de estudar e escrever teologia.
Então Farel lhe disse: “Deus amaldiçoe teu descanso e a tranquilidade que buscas para estudar, se diante de uma necessidade tão grande te retiras e te negas a prestar socorro e ajuda”.[19] Calvino teve medo e decidiu ficar. No mesmo ano foi ordenado ministro de ensino em Genebra e permaneceu ali até 1538.
3.2 Exílio e Retorno
Por causa de um decreto, em 1537, conseguido por Calvino e Farel que dizia que: “ a ceia do Senhor seria celebrada em ocasiões pré-estabelecidas; um catecismo de crianças seria preparado; o canto congregacional seria adotado e os membros sob disciplina seriam excomungados.”[20] Eles elaboraram uma pequena declaração de fé e um catecismo; e porque se recusaram a dar a ceia do Senhor a alguns, gerou-se uma grande controvérsia e os dois foram levados ao exílio em 1538.
Exilado, Calvino foi para Estrasburgo, onde Tomás Bucer (1491-1551) ensinava teologia. Permaneceu até 1541, e casou-se com Ideléte de Bure, viúva de um pastor anabatista. Teve com ela um filho, seu único, o qual veio a falecer em 1549, junto com a mãe.
Em 1541 Calvino foi convidado a retornar à Genebra, no mesmo ano foram promulgadas as Ordenanças Eclesiásticas que determinaram as atividades de quatro classes de oficiais da igreja. Eram elas um grupo de pastores para dirigir a disciplina, um grupo de mestres para ensinar a doutrina, um grupo de diáconos para cuidar dos necessitados e acima de todos estes estava o consistório - formado por seis ministros e doze presbíteros. Essa organização lançou as bases do governo presbiteriano.
O consistório tinha a tarefa de supervisionar a teologia e a conduta moral, possuindo autoridade para punir e levar a excomunhão, se necessário. Para ter certeza de que o sistema não iria falhar, Calvino também criou outras regras duras. As penalidades foram cumpridas de forma severa. Em 1546, 28 pessoas foram executadas e 76 exiladas.
Em 1553, Servetus foi executado por questionar a doutrina da Trindade. Não querendo justificar tais ações, queremos lembrar que o povo de então cria que estava seguindo a religião e o estado e que a desobediência deveria ser punida com a morte. Tanto protestantes como católicos tinham essa prática. Hoje certamente as normas de Calvino seriam consideradas injustas, mas refletia o contexto do século XVI [21]
Calvino morreu em 1564, graças a sua frágil saúde. Foi substituído por Teodoro de Beza (1519-1605), reitor da academia de Genebra.
4) As Contribuições de Calvino
Sem dúvida as Institutas permanecem como a maior contribuição de João Calvino à Fé Reformada. Elas são aceitas como expressão acabada da Teologia Reformada. Nelas se expõem as bases de duas ênfases reformadas:
- A importância da doutrina.
- A centralidade de Deus na teologia cristã.
Calvino enviou cartas a muitas pessoas da Europa e até mesmo das ilhas britânicas lhe enviaram pedidos de conselhos. Suas cartas, com outros escritos, integram 57 volumes do Corpus Reformatorum, e existem 2000 de seus sermões.
Genebra tornou-se, sob a liderança de Calvino, uma fonte de inspiração para os reformados de todos os tempos, além de cidade refúgio para os que eram perseguidos, por causa da sua fé reformada. Até mesmo John Knox quando se viu em apuros por causa de sua fé se refugiou em Genebra. Os livros e os comentários de Calvino são de grande importância para a fé reformada e estudantes até hoje.
Calvino também deu grande apoio à educação. “Os planos de Calvino quanto à educação foram inspirados por sua convicção de que a verdadeira Religião e a educação estão inseparavelmente associadas”.[22] Ele substituiu a Academia por um sistema de educação em 3 níveis, o que formou a Universidade de Genebra em 1559. A educação desta Universidade chegou aos Estados Unidos, quando um tempo depois, os puritanos calvinistas, criaram escolas no Novo Mundo.
Calvino aceitou o princípio representativo da direção da Igreja e do estado o que influenciou o avanço da democracia. Para ele, a Igreja e o Estado foram criados por Deus para o bem do homem, e, portanto, devemos cooperar para o avanço do cristianismo.
Genebra tornou-se, sob a liderança de Calvino, uma fonte de inspiração para os reformados de todos os tempos, além de cidade refúgio para os que eram perseguidos, por causa da sua fé reformada. Até mesmo John Knox quando se viu em apuros por causa de sua fé se refugiou em Genebra. Os livros e os comentários de Calvino são de grande importância para a fé reformada e estudantes até hoje.
Calvino também deu grande apoio à educação. “Os planos de Calvino quanto à educação foram inspirados por sua convicção de que a verdadeira Religião e a educação estão inseparavelmente associadas”.[22] Ele substituiu a Academia por um sistema de educação em 3 níveis, o que formou a Universidade de Genebra em 1559. A educação desta Universidade chegou aos Estados Unidos, quando um tempo depois, os puritanos calvinistas, criaram escolas no Novo Mundo.
Calvino aceitou o princípio representativo da direção da Igreja e do estado o que influenciou o avanço da democracia. Para ele, a Igreja e o Estado foram criados por Deus para o bem do homem, e, portanto, devemos cooperar para o avanço do cristianismo.
Calvino dava ênfase na vocação como chamada divina, e a importância que dava a fragilidade e ao trabalho influenciaram o capitalismo.
Há aqueles que dizem que a teologia calvinista sufoca o evangelismo e o esforço missionário. No entanto, a expressão do evangelho nos provará o contrário, pois aqueles que professam a fé reformada tiveram grande importância nos grandes movimentos missionários e reavivamentos na história.
Há aqueles que dizem que a teologia calvinista sufoca o evangelismo e o esforço missionário. No entanto, a expressão do evangelho nos provará o contrário, pois aqueles que professam a fé reformada tiveram grande importância nos grandes movimentos missionários e reavivamentos na história.
Calvino teve grande influência política e religiosa na sociedade moderna. Ele era um homem sóbrio e um talentoso pregador. Somente a graça divina operando na vida Calvino pode explicar adequadamente a obra que este realizou e que frutifica até hoje. A influência de Calvino perdura em Presbiterianos, Reformados e Puritanos.
Robson Rosa Santana
Manoel Angelo Agrella
Pastores presbiterianos
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CITAÇÕES
[1] Os puritanos que foram para a Nova Inglaterra preferiram esta forma de governo, ainda que calvinistas. Ver o livreto de Martyn Lloyd-Jones, Jonathan Edwards e a importância crucial de avivamento.
[1] Os puritanos que foram para a Nova Inglaterra preferiram esta forma de governo, ainda que calvinistas. Ver o livreto de Martyn Lloyd-Jones, Jonathan Edwards e a importância crucial de avivamento.
[2] Earle E. Cairns, O Cristianismo através dos Séculos: uma História da Igreja Cristã, p.251.
[3] Cairns, op. cit., p.252.
[4] W. S. Reid, João Calvino, in Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, W. A. Elwell ed., p. 228.
[5] Cairns, op. cit., p.252.
[6] Em inglês significa Tulipa, flor muito conhecida na Holanda à época do Concílio.
[7] James Montgomery Boice, no artigo Teologia Reformada, da Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1555.
[8] Idem anterior.
[9] Timothy George, Teologia dos Reformadores, p. 185.
[10] Idem, p. 185.
[11] Juan Calvino al Lector, Instituición de la Religión Cristiana, p. xxiii. tradução nossa.
[12] Utilizamos o esboço geral de George, op. cit., p. 186, com adaptações das Institutas, edição castellana, da nota anterior.
[13] Citado de George, op. cit., p. 186-187.
[14] Bruce Waltke, no artigo Interpretando a Bíblia, da Bíblia de Estudo de Genebra, p. 1556.
[15] op. cit., p. 187.
[16] George, op. cit., p. 187.
[17] Citado por George, op. cit., p. 187.
[18] George, op. cit., p. 188.
[19] Justo L. Gonzáles, A Era dos Reformadores, p. 113.
[20] Cairns, op. cit., p 253.
[21] Para melhores considerações acerca desse fato que manchou a brilhante história do reformador, ler o artigo “Calvino e Serveto”, do Dr. Augustus Nicodemus Lopes, no site da Igreja Presbiteriana do Brasil: http://www.ipb.org.br/.
[22] Robert Hasting Nichols, História da Igreja Cristã, p. 183.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudos de Genebra, R. C. Sproul, editor geral em inglês, Cláudio A. B. Marra editor geral em português, São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Cairns E. E., O Cristianismo Através dos Séculos: uma história da Igreja Cristã, 2a Edição, tradução Israel Belo de Azevedo, São Paulo: Vida Nova, 1995.
Calvino, Juan, Institución de la Religión Cristiana, traducida y publicada por Cipriano de Valera (1597), 4a edição inalterada, Barcelona: Fundación Editorial de Literatura Reformada, 1994.
Cerni, Ricardo, Historia del Protestantismo, 2a Edição, Barcelona: El Estandarte de la Verdad, 1995.
Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, editor Walter A. Elwell, 1a Edição, tradução Gordon Chown, São Paulo: Vida Nova, 1990.
González, Justo L., A Era dos Reformadores, 1a Edição, tradução Itamar N. de Sousa, São Paulo: Vida Nova, 1995.
Nichols, R. H., História da Igreja Cristã,10a Edição, tradução e adaptação J. Maurício Wanderley, São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1997
BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudos de Genebra, R. C. Sproul, editor geral em inglês, Cláudio A. B. Marra editor geral em português, São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Cairns E. E., O Cristianismo Através dos Séculos: uma história da Igreja Cristã, 2a Edição, tradução Israel Belo de Azevedo, São Paulo: Vida Nova, 1995.
Calvino, Juan, Institución de la Religión Cristiana, traducida y publicada por Cipriano de Valera (1597), 4a edição inalterada, Barcelona: Fundación Editorial de Literatura Reformada, 1994.
Cerni, Ricardo, Historia del Protestantismo, 2a Edição, Barcelona: El Estandarte de la Verdad, 1995.
Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, editor Walter A. Elwell, 1a Edição, tradução Gordon Chown, São Paulo: Vida Nova, 1990.
González, Justo L., A Era dos Reformadores, 1a Edição, tradução Itamar N. de Sousa, São Paulo: Vida Nova, 1995.
Nichols, R. H., História da Igreja Cristã,10a Edição, tradução e adaptação J. Maurício Wanderley, São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1997

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