Introdução
Nosso
texto mostra uma fase distinta no ministério de Jesus.
Somente
em Lucas registra-se essa nova fase em que Jesus toma a decisão de ir para
Jerusalém cumprir a Sua missão.
No
nosso texto especifico, Jesus está saindo da Galileia, rumo a Jerusalém, mas
precisava passar pela Samaria.
Como
a multidão era grande, Jesus resolve enviar emissário avisando da comitiva de
Jesus e ao mesmo tempo pedindo hospedagem como peregrinos indo para festa da
Páscoa em Jerusalém.
Aprendemos nesse
episódio lições preciosas:
1) A
determinação de Jesus em cumprir sua missão salvadora em Jerusalém (v.51)
Havia
um tempo determinado para os sofrimentos e morte de nosso Salvador.
Por
varias vezes em João Ele disse que não era chegadas a sua hora, no entanto, Sua
hora estava chegando.
Quando
Jesus contemplou esse momento ele olhou através deles e além deles, para glória
que deveria se seguir.
1Tm
3.16: “Evidentemente, grande é o mistério
da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito,
contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na
glória.”
É
nessa perspectiva da glória que Ele vai para Jerusalém.
Aplic.: Rm 8.18: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente
não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”
2) A grosseria e
rejeição de Jesus em certa aldeia (v.53)
Jesus
já havia passado por uma aldeia dos samaritanos antes (João 4) e foi bem
recebido por muitos. No entanto, nessa aldeia não os receberam.
Embora
Jesus tenha sido educado, enviando pessoas para avisar da necessidade de
pousada, mesmo assim não receberam. Pelo contrário, foram muito rudes.
Cremos
que Jesus e os seguidores iriam pagar pela hospedagem e alimentação, mas não
quiseram. Perderam uma grande chance de poder ouvir do evangelho da graça de
Deus!
Aplic.: Os mensageiros de Jesus
frequentemente enfrentam tratamento como esse. Devemos estar preparados para
isso.
3) O ressentimento de
Tiago e João (v.54)
A
vontade deles era que acontecesse com essa aldeia o mesmo que Sodoma e Gomorra.
Queriam sua destruição por meio do fogo. Há até uma parte louvável em
tudo isso: primeiro, eles confiavam no poder de Deus; segundo, eles assim o
queriam para honrar Seu Mestre rejeitado.
No
entanto, as falhas deles eram maiores, pois Jesus havia sido rejeitado em
Nazaré e em Gadara, mas não agiu com juízo contra esses lugares. Pelo
contrario, agiu com paciência. Como Jesus destruiria uma cidade, sabendo que
muitos dali criam nele?
Aplic.: devemos nós vigiar para não sermos
zelosos, porém sem o entendimento bíblico. Rm 10.2 diz: “Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não
com entendimento.”
4) A repreensão de Jesus
a Tiago e João (v.55)
Primeiro,
Jesus diz: “Vocês não sabem de que
espírito são”. Jesus está dizendo mais ou menos o seguinte: “esse
sentimento e reação não são bons. Isso revela orgulho, paixão e vingança
pessoal travestido de zelo por mim”.
Jesus
não tinha ensinado isso a eles, mas a amar (até os inimigos), a abençoar, a
interceder. Amaldiçoar era o oposto da vocação para o qual foram chamados.
Segundo,
Jesus mostra o propósito geral da fé cristã:
”Pois o Filho do homem para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”. Cristo veio para acabar com as inimizades, não para fomentá-las. Ele ensinou aos discípulos a usar de seus maiores esforços para abençoar
os outros.
Conclusão
A missão principal de Jesus foi morrer
pelos pecadores escolhidos pelo Pai. Obviamente Ele fez e ensinou muitas coisas
que servem de modelo para nós.
Enquanto ia para entregar Sua vida
como Cordeiro de Deus, ele instrui Seus discípulos, bem como muitos outros aos
quais teve oportunidade de ensinar.
Sejam através de sinais ou doutrinas,
Jesus estava mostrando a importância do ministério do ensino bíblico, ao mesmo
tempo que demonstrava amor e misericórdia para com todos.
Ele veio como o Messias Salvador e no
tempo que teve no ministério antes da Sua partida, ele discípulos os Seus sobre
viver e ensinar.
Pr.
Robson Santana
Igreja Presbiteriana do Brasil
____
* Estudo
adaptado de Matthew Henry, Mateus a João, p. 590-591.
* Estudos preparados para os cultos semanais nos lares.
* Estudos preparados para os cultos semanais nos lares.
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