4 de abril de 2019

A rejeição dos samaritanos e a repreensão aos discípulos (Lucas 9.51-56)



Introdução
Nosso texto mostra uma fase distinta no ministério de Jesus.
Somente em Lucas registra-se essa nova fase em que Jesus toma a decisão de ir para Jerusalém cumprir a Sua missão.
No nosso texto especifico, Jesus está saindo da Galileia, rumo a Jerusalém, mas precisava passar pela Samaria.
Como a multidão era grande, Jesus resolve enviar emissário avisando da comitiva de Jesus e ao mesmo tempo pedindo hospedagem como peregrinos indo para festa da Páscoa em Jerusalém.

Aprendemos nesse episódio lições preciosas:

1)    A determinação de Jesus em cumprir sua missão salvadora em Jerusalém (v.51)
Havia um tempo determinado para os sofrimentos e morte de nosso Salvador.
Por varias vezes em João Ele disse que não era chegadas a sua hora, no entanto, Sua hora estava chegando.
Quando Jesus contemplou esse momento ele olhou através deles e além deles, para glória que deveria se seguir.
1Tm 3.16: “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.”
É nessa perspectiva da glória que Ele vai para Jerusalém.
Aplic.: Rm 8.18: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”

2) A grosseria e rejeição de Jesus em certa aldeia (v.53)
Jesus já havia passado por uma aldeia dos samaritanos antes (João 4) e foi bem recebido por muitos. No entanto, nessa aldeia não os receberam.
Embora Jesus tenha sido educado, enviando pessoas para avisar da necessidade de pousada, mesmo assim não receberam. Pelo contrário, foram muito rudes.
Cremos que Jesus e os seguidores iriam pagar pela hospedagem e alimentação, mas não quiseram. Perderam uma grande chance de poder ouvir do evangelho da graça de Deus!
Aplic.: Os mensageiros de Jesus frequentemente enfrentam tratamento como esse. Devemos estar preparados para isso.

3) O ressentimento de Tiago e João (v.54)
A vontade deles era que acontecesse com essa aldeia o mesmo que Sodoma e Gomorra. Queriam sua destruição por meio do fogo. Há até uma parte louvável em tudo isso: primeiro, eles confiavam no poder de Deus; segundo, eles assim o queriam para honrar Seu Mestre rejeitado.
No entanto, as falhas deles eram maiores, pois Jesus havia sido rejeitado em Nazaré e em Gadara, mas não agiu com juízo contra esses lugares. Pelo contrario, agiu com paciência. Como Jesus destruiria uma cidade, sabendo que muitos dali criam nele?
Aplic.: devemos nós vigiar para não sermos zelosos, porém sem o entendimento bíblico. Rm 10.2 diz: “Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.”

4) A repreensão de Jesus a Tiago e João (v.55)
Primeiro, Jesus diz: “Vocês não sabem de que espírito são”. Jesus está dizendo mais ou menos o seguinte: “esse sentimento e reação não são bons. Isso revela orgulho, paixão e vingança pessoal travestido de zelo por mim”.
Jesus não tinha ensinado isso a eles, mas a amar (até os inimigos), a abençoar, a interceder. Amaldiçoar era o oposto da vocação para o qual foram chamados.
Segundo, Jesus mostra o propósito geral da fé cristã: ”Pois o Filho do homem para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”. Cristo veio para acabar com as inimizades, não para fomentá-las. Ele ensinou aos discípulos a usar de seus maiores esforços para abençoar os outros.


Conclusão
A missão principal de Jesus foi morrer pelos pecadores escolhidos pelo Pai. Obviamente Ele fez e ensinou muitas coisas que servem de modelo para nós.
Enquanto ia para entregar Sua vida como Cordeiro de Deus, ele instrui Seus discípulos, bem como muitos outros aos quais teve oportunidade de ensinar.
Sejam através de sinais ou doutrinas, Jesus estava mostrando a importância do ministério do ensino bíblico, ao mesmo tempo que demonstrava amor e misericórdia para com todos.
Ele veio como o Messias Salvador e no tempo que teve no ministério antes da Sua partida, ele discípulos os Seus sobre viver e ensinar.

Pr. Robson Santana
Igreja Presbiteriana do Brasil

eBook Missão Urbana: bit.ly/missaourbana-fdi

eBook Missio Dei: bit.ly/missiodei-mtmi

____
* Estudo adaptado de Matthew Henry, Mateus a João, p. 590-591.
* Estudos preparados para os cultos semanais nos lares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser