27 de fevereiro de 2016

O Que é Avivamento? D. Martyn Lloyd-Jones


   Podemos defini-lo como um período de benção incomum e atividade na vida da Igreja Cristã. Primariamente, é claro, e por definição, um avivamento é algo que acontece primeiro na Igreja e entre os cristãos, entre os crentes. Isso, repito, é verdade por definição. É avivamento; algo é avivado e quando dizemos isso, queremos dizer que algo está presente que tinha vida. Todavia a vida estava começando a se desvanecer, a murchar, e tinha se tornado quase moribunda, e houve pessoas que disseram: “Isso está morto, está acabado”, porque não podiam ver muitos sinais de vida e atividade. Avivamento significa despertamento, estimulando a vida, trazendo-a à tona novamente. Acontece primeiramente na Igreja de Deus, e entre pessoas crentes, e é somente em caráter secundário que afeta também aqueles que estão de fora. Ora, este é um ponto extremamente importante, porque esta definição nos ajuda a diferenciar, de uma vez por todas, entre um avivamento e uma campanha evangelística. Confundir essas duas coisas resulta em prejuízo. Não há nada que seja tão tolo quanto pessoas anunciando que vão organizar um avivamento. Estão se referindo a uma campanha evangelística. Infelizmente essa confusão foi introduzida por Finney e tem persistido desde então. Não obstante, é um grande equívoco, é uma confusão de propósitos. Permitam-me mostrar-lhes a diferença.
   Uma campanha evangelística é a Igreja decidindo fazer algo com respeito àqueles que estão do lado de fora, perdidos. Um avivamento não é a igreja decidindo fazer algo e fazendo-o; é algo que é feito à Igreja, algo que acontece com a Igreja. As duas coisas são essencialmente diferentes. Vocês podem ter uma grande campanha evangelística, a qual pode deixar sua igreja exatamente como era antes, se não pior. Acrescento isso porque ouço constantemente que as igrejas estão sofrendo do que chamam de “exaustão pós-campanha evangelística”, que como resultado de campanhas, as reuniões de oração e as reuniões regulares baixaram em frequência. E o mesmo é verdade a respeito de várias outras organizações, que promovem tais atividades. Campanhas evangelísticas, então, referem-se principalmente àqueles que estão do lado de fora, mas a essência do avivamento é que é algo que acontece à Igreja, às pessoas da Igreja. Elas são tocadas e influenciadas, e coisas tremendas acontecem.
   [...]
   A essência de um avivamento é que o Espírito Santo desce sobre um número de pessoas reunidas, ou sobre toda uma igreja, ou sobre um número de igrejas, e distritos, ou talvez um país inteiro. Isso é o que significa avivamento. Se preferirem, é uma visitação do Espírito Santo, ou outro termo que tem sido frequentemente usado é este – um derramamento do Espírito Santo. E os termos são interessantes porque podemos ver que as pessoas estão cônscias de que é como se algo subitamente veio sobre elas. O Espírito de Deus veio sobre elas. Deus desceu e está em seu meio. Um batismo, um derramamento, uma visitação. E o efeito disso é que imediatamente essas pessoas se conscientizam de Sua presença e do Seu poder de uma forma que nunca conheceram antes. Estou falando sobre cristãos, membros de igreja reunidos como tinham feito tantas vezes antes. Subitamente estão conscientes de Sua presença, estão conscientes de Sua majestade e da grandiosidade de Deus. O Espírito Santo literalmente parece estar presidindo sobre a reunião, assumindo o controle dela, manifestando o Seu poder, guiando-os, dirigindo-os e liderando-os. Essa é a essência do avivamento.

D. Martyn Lloyd-Jones
Extraído do livro Avivamento, p. 104-105 (Ed. PES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser