Podemos defini-lo como um
período de benção incomum e atividade na vida da Igreja Cristã. Primariamente,
é claro, e por definição, um avivamento é algo que acontece primeiro na Igreja
e entre os cristãos, entre os crentes. Isso, repito, é verdade por definição. É
avivamento; algo é avivado e quando
dizemos isso, queremos dizer que algo está presente que tinha vida. Todavia a
vida estava começando a se desvanecer, a murchar, e tinha se tornado quase
moribunda, e houve pessoas que disseram: “Isso está morto, está acabado”,
porque não podiam ver muitos sinais de vida e atividade. Avivamento significa
despertamento, estimulando a vida, trazendo-a à tona novamente. Acontece primeiramente
na Igreja de Deus, e entre pessoas crentes, e é somente em caráter secundário
que afeta também aqueles que estão de fora. Ora, este é um ponto extremamente importante,
porque esta definição nos ajuda a diferenciar, de uma vez por todas, entre um
avivamento e uma campanha evangelística. Confundir essas duas coisas resulta em
prejuízo. Não há nada que seja tão tolo quanto pessoas anunciando que vão
organizar um avivamento. Estão se referindo a uma campanha evangelística. Infelizmente
essa confusão foi introduzida por Finney e tem persistido desde então. Não obstante,
é um grande equívoco, é uma confusão de propósitos. Permitam-me mostrar-lhes a
diferença.
Uma campanha evangelística
é a Igreja decidindo fazer algo com respeito àqueles que estão do lado de fora,
perdidos. Um avivamento não é a igreja decidindo fazer algo e fazendo-o; é algo
que é feito à Igreja, algo que
acontece com a Igreja. As duas coisas são essencialmente diferentes. Vocês podem
ter uma grande campanha evangelística, a qual pode deixar sua igreja exatamente
como era antes, se não pior. Acrescento isso porque ouço constantemente que as
igrejas estão sofrendo do que chamam de “exaustão pós-campanha evangelística”,
que como resultado de campanhas, as reuniões de oração e as reuniões regulares
baixaram em frequência. E o mesmo é verdade a respeito de várias outras
organizações, que promovem tais atividades. Campanhas evangelísticas, então,
referem-se principalmente àqueles que estão do lado de fora, mas a essência do
avivamento é que é algo que acontece à Igreja, às pessoas da Igreja. Elas são
tocadas e influenciadas, e coisas tremendas acontecem.
[...]
A essência de um
avivamento é que o Espírito Santo desce sobre um número de pessoas reunidas, ou
sobre toda uma igreja, ou sobre um número de igrejas, e distritos, ou talvez um
país inteiro. Isso é o que significa avivamento. Se preferirem, é uma visitação
do Espírito Santo, ou outro termo que tem sido frequentemente usado é este – um
derramamento do Espírito Santo. E os termos são interessantes porque podemos
ver que as pessoas estão cônscias de que é como se algo subitamente veio sobre
elas. O Espírito de Deus veio sobre elas. Deus desceu e está em seu meio. Um
batismo, um derramamento, uma visitação. E o efeito disso é que imediatamente
essas pessoas se conscientizam de Sua presença e do Seu poder de uma forma que
nunca conheceram antes. Estou falando sobre cristãos, membros de igreja
reunidos como tinham feito tantas vezes antes. Subitamente estão conscientes de
Sua presença, estão conscientes de Sua majestade e da grandiosidade de Deus. O Espírito
Santo literalmente parece estar presidindo sobre a reunião, assumindo o
controle dela, manifestando o Seu poder, guiando-os, dirigindo-os e
liderando-os. Essa é a essência do avivamento.
D. Martyn Lloyd-Jones
Extraído do livro Avivamento,
p. 104-105 (Ed. PES)
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