28 de outubro de 2013

Elysium: Uma Apologética Maçante para o Obamacare

Para quem não viu o filme, veja o trailer

Brian Godawa

Conto utópico marxista contado por capitalistas gananciosos de Hollywood. Vindo do escritor/diretor Blomkamp, cujo Distrito 9 foi propaganda política para o ativismo imigrante ilegal, e Matt "Elmer Gantry da Esquerda" Damon, deve-se esperar. Eu tenho à mão Blomkamp, um contador de histórias propagandista astuto.
 É a história de Max, interpretado por Damon, um ex-presidiário tentando seguir em frente com um emprego em uma futurista anormal superpovoada e  poluída Los Angeles em um planeta poluído superpovoado...
Bem ali, você tem que parar e encarar o fato de que a o Mito da Explosão Populacional é uma mentira perniciosa planejada pelos engenheiros sociais para redistribuir o poder e riqueza com eles no poder, claro. De Malthus ao risivelmente ridículo Paul Ehrlich, que ainda é vergonhosamente tratado como um "expert" na mídia, essa visão ainda encontra seu caminho em sistemas de crenças dos ignorantes e iletrados. Ehrlich profetizou 40 anos de fome em massa, sem recursos naturais, e bilhões de superpopulação, todos em 2000! Uau, que cientista respeitável - e profeta! Ou devo dizer, "lucro" desde que se tornou um dos "maus ricos" promovendo suas mentiras. E eles ainda dão a este homem destrutivo uma voz na mídia.
Ok, eu desviei. Então, de volta para o filme - todas as pessoas pobres são deixadas à própria sorte e são exploradas por empresas estabelecidas na terra sem saúde suficiente. Enquanto isso, todos os ricos fugiram para uma estação espacial gigante no céu chamada Elysium, onde tudo é uma festa rica e eles têm máquinas médicas mágicas que curam todas as doenças ou desfigurações conhecidas pelo homem (uma metáfora da árvore da vida). Claro que as pessoas ricas do mal querem manter essas máquinas médicas mágicas para si e não querem compartilhá-las com todos os pobres abaixo. Então, eles explodem qualquer nave espacial de "imigrantes ilegais" que tentam chegar a Elysium em buscar de suas curas.
Tudo dá errado para Max no sistema opressivo de clichês abaixo. Ele é apenas um cara tentando voltar a andar com seus próprios pés, mas ele é uma vítima da brutalidade policial de tiras robôs que não têm lei ou a justiça programadas para eles, ele não se fez compreender a um robô oficial de condicional do governo e foi rejeitado como lixo descartável pela empresa que o emprega, quando ele é vítima de envenenamento por radiação em sua fábrica.
Então ele morrerá em cinco dias. Não é à toa que ele se torna um revolucionário! Elysium é simplesmente uma parábola Socialista Classista que inspira mais ódio dos ricos. Eu me pergunto se esses cineastas de Hollywood, como Damon, gostaria que um bando de estrangeiros ilegais sitiasse sua mansão para ter acesso a suas riquezas por saúde. Eu penso que não. É por isso que esse tipo de coisa é apenas hipocrisia disfarçada de preocupação com os marginalizados. Eu não vejo Damon ou Blomkamp desistir de sua riqueza para ajudar a curar os pobres do mundo. Ah, certo, eles estão pregando sobre isso, então eles estão isentos. Oh, isso faz com que os pobres se sentam melhor. Sim, essa é a definição de hipocrisia. Kinda recebendo o dinheiro do petróleo árabe para fazer um filme de difamação. Oh, essa escuridão é mais profunda.
É uma premissa muito legal de ação ficção científica que permite Max usar uma veste exo-esqueleto para dar-lhe força sobre-humana em um mundo onde a tecnologia trans-humanista é integrada ao organismo humano. E devo dizer, o personagem de Damon é um excelente herói vulnerável que você realmente se pergunta, às vezes, se ele vai sair das situações que entra. Isso é uma boa narrativa. Em uma história moralmente ruim.
O enredo gira em torno do fato de que a chefe má da segurança em Elysium, interpretada por Jodie Foster como uma vilã estranhamente habilidosa, liderança fria e uma mente ditadora, planeja um golpe onde ela vai assumir Elysium sob uma "crise de segurança nacional" à moda Rahm Emanuel e Eric Holder. Mas para fazer isso ela deve começar o programa especial que irá reiniciar o sistema do computador da Elysium com ela como a nova presidente. O único problema é que esse programa foi roubado e baixado no cérebro de Max. Então, ela envia um caçador de recompensas cruel atrás dele, e, portanto, torna-se um filme de perseguição emocionante.
Max chega até Elysium, mas seu plano, com a ajuda da "Resistência" é baixar a reinicialização, mas fazê-lo de tal forma a tornar todas AS PESSOAS NA TERRA cidadãos da Elysium. Isto porque a cidadania é o que os impede de colocar suas mãozinhas sujas nas máquinas médicas mágicas que, nas palavras da Resistência, - não estou brincando - "salva a todos."
Esta é uma história de Cristo. Mas lembre-se, nem todas as histórias de Cristo são bíblicas. No filme, ainda quando criança, Maria como Mãe de Max diz que ele é especial e tem "uma coisa para a qual ele nasceu." Então, Max acaba dando a sua vida para salvar o planeta para curar todas as pessoas. Isaías 53:4-5 diz que o Messias carregou as nossas dores e foi espancado por nós para que por sua morte, fossemos sarados. Elysium é um exemplo de como a história de Cristo é subvertida por outra religião do Esquerdismo para torcê-lo longe do relacionamento com Deus, para um céu revolucionário na terra. Se você realmente quer ver o resultado final dessa falsa religião você quereria  ler The God That Failed [O Deus que Falhou] por Koestler.
Também é importante notar que o filme não involuntariamente mostra que o ato de redistribuição é sempre baseado na violência. Alguém pode dizer Karl Marx?
A própria noção de medicina mágica utópica que vai salvar todo mundo é, claro, o alerta para a saúde nacionalizada. Na superfície parece uma coisa de compaixão óbvia a fazer. Quero dizer, não devemos puxar para baixo os ricos e redistribuir a riqueza para que todos possam ter saúde? Você não se preocupa com as crianças que estão morrendo? Devem os ricos ter o cuidado que os pobres não têm?
Bem, na verdade a maioria de nós se preocupa com as crianças que morrem e com a boa saúde, razão pela qual nacionalizar a saúde é ruim, porque realmente resulta em menos cuidados de saúde para todos com custos mais elevados, menos qualidade e fere o mais fraco de todos. Já estamos vendo o efeito hediondo horrível da medicina socializada na Europa e agora os EUA. Nos Estados Unidos, por causa do Obamacare, o seguro de saúde está subindo rapidamente, as pessoas estão perdendo o seu seguro - quase como muitas pessoas estarão sem seguro sob Obamacare como antes dele - controle governamental intrusivo gera desincentivo para a investigação médica, que já está resultando em menos avanços médicos, o que significa pior atendimento para TODOS, não um melhor atendimento para todos. Mesmo alguns esquerdistas estão admitindo que há painéis de morte ao racionar os cuidados médicos, o que significa menos cuidados de saúde para todos, especialmente os idosos e os pobres. Você vê, o rico sempre terá melhores cuidados de saúde , mas agora, Obamacare está criando a própria disparidade ou fosso entre ricos e pobres que pretende derrubar! E esses bastardos egoístas que criaram as leis estão isentando-se dele, porque eles SABEM que não vai ser bom para eles (assim como aqueles ricos em Elysium). Medicina socializada resulta em medicina pior, menos pessoas provisionadas, e os pobres são os piores prejudicados de todos.
O FATO: O lucro na medicina criou o melhor remédio na história para a maior quantidade de pessoas e, mais especificamente para os pobres como nunca antes. Medicina socializada destrói isso. Se você se preocupa com os pobres como eu, você deve ser contra a medicina socializada. Será que isso significa que não há problemas? Claro que não. Ele não é perfeito. Isso significa dizer que os ricos devem ter o melhor cuidado sozinhos? Claro que não! Eles vão buscá-la, não importa de que maneira. O que isto significa é que, se você tirar o lucro da medicina em nome de mentiras socialistas utópicas sobre todos recebendo cuidados de saúde, TODO MUNDO NÃO OBTERÁ, e o governo vai controlá-lo e você terá pior cuidado para menos pessoas com maior custo e os pobres serão os mais prejudicados. Que tipo de pessoa iria querer esse tipo de mundo?
Conclusão: Se você se preocupa com os pobres e sobre a melhor medicina para todos, você deve apoiar o livre mercado com lucro, porque isso é o que ajuda os pobres e oferece o melhor para a maioria. Mas se você acredita em saúde controlada pelo governo, você ajuda a  prejudicar os pobres e piorar medicina para todos, enquanto sente-se como se estivesse ajudando.


_____________
Autor: Brian Godawa
Título original: Elysium: A Preachy Apologetic for Obamacare
URL do original: http://godawa.com/movieblog/elysium-a-preachy-apologetic-for-obamacare/
Acesso22/10/13
Site: www.godawa.com
Tradução: Robson Rosa Santana
Traduzido com permissão do autor

Brian Godawa tem um livro lançado no Brasil que nos ajuda a discernir as cosmovisões de Hollywood: Cinema e Fé Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser