Por John D. Harvey
Um número de princípios
importantes relacionados à missão emerge do ensino de Jesus. Primeiro, o ímpeto
primário para a missão é a necessidade espiritual. Tanto Jesus como seus
discípulos foram enviados a homens e mulheres que eram necessitados espiritualmente.
Embora as necessidades físicas sejam, às vezes, direcionadas durante o curso da
missão, o foco é espiritual. Segundo, o objetivo primário da missão é
redentivo. Este princípio segue o primeiro logicamente. Jesus veio buscar e
salvar o perdido. Após a ressurreição, os discípulos foram enviados para
proclamar o perdão dos pecados. Em ambos os casos o propósito foi promover o
plano divino de redenção. Terceiro, a missão tem uma abrangência mundial. Jesus
antecipou uma missão universal, e a missão dos discípulos
pós-ressurreição era explicitamente universal. O propósito redentivo da missão
estende-se a “todas as nações”. Quarto, o enviado em missão exercita a mesma
autoridade do enviador. Do mesmo modo que o Pai conferiu sua autoridade ao
Filho, assim Jesus conferiu sua autoridade aos discípulos. A continuidade da
autoridade é o mesmo exemplo proeminente entre o enviador e o enviado. Quinto,
a obediência caracterizaria o enviado em missão. Jesus foi comissionado para
fazer a vontade do Pai, e ele esperava seus discípulos obedecer tudo que ele
tinha ordenado a eles. Se as intenções divinas para a missão existem para serem
cumpridas, então a obediência é essencial para aquele que é enviado. Sexto, a
pregação/ensino é a atividade primária do enviado em missão. Jesus foi enviado
para pregar. A missão dos discípulos pós-ressurreição incluía a pregação, e a
missão pós-ressurreição enfatizava a pregação e o ensino. A proclamação deve
permanecer central para o empreendimento da missão. Sétimo, a comunicação fiel
da mensagem da missão trará resultados positivos. Jesus previa o resultado da
missão em crescimento extensivo e transformação intensiva. A mensagem da missão
contém dentro de si o potencial para produzir estes resultados. O que é
requerido, portanto, é a comunicação fiel dessa mensagem. Existem, é claro,
outros princípios que podem – e devem – ser tirados do ensino de Jesus sobre a
missão. Os setes precedentes são simplesmente um ponto inicial. Eles servem
para nos lembrar, porém, que Jesus tinha muito a dizer sobre o tópico e estas
suas palavras apontam o caminho para a compreensão da igreja da tarefa confiada
a ela.
Conclusão do capítulo “Mission in Jesus’ Teaching”, em: Mission in the New Testament, New York: Orbis Book, 1998, p.48-49. Tradução Robson Rosa Santana.
Dados sobre o autor extraídos do site amazon.com:
Conclusão do capítulo “Mission in Jesus’ Teaching”, em: Mission in the New Testament, New York: Orbis Book, 1998, p.48-49. Tradução Robson Rosa Santana.
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Dr. John D. Harvey is Dean and Professor of New Testament at Columbia International University Seminary & School of Ministry in Columbia, SC. He earned his Doctor of Theology degree from Wycliffe College at the University of Toronto. His previous books include Listening to the Text: Oral Patterning in Paul's Letters, Greek is Good Grief: Laying the Foundation for Exegesis and Exposition, and Anointed with the Spirit and Power: A biblical theology of Holy Spirit Empowerment. He is an ordained teaching elder in the Presbyterian Church in America and is actively involved in pulpit supply. He has served cross-culturally in Europe and Africa.
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