16 de outubro de 2011

PELA GRAÇA SOIS SALVOS


SOLA GRATIA – SALVAÇÃO PELA GRAÇA
Ef 2.1-10

INTRO
O evangelho e a salvação desde o inicio sempre foi obra da graça de Deus.
Sempre foi um favor imerecido de Deus para os seres humanos pecadores.
Deus poderia ter nos deixando trilhar nossos caminhos que levaria toda a humanidade à condenação fatal.
Mas Ele envia Jesus. O anjo diz para Maria: o nome dele será Jesus (Yehoshua) – Jeová é a salvação, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles (Mt 1.21).
Com o passar dos séculos, o bispado de Roma (na capital do Império) começou a advogar a primazia da condução de toda a Igreja Cristã e surgiu o que se chama de Igreja Católica Romana (606 d.C.)
E durante toda a Idade Média passou a existir um evangelho que não era mais somente pela graça de Deus.
O homem passa ajudar a Deus na sua própria salvação: penitências indulgências (dinheiro para pagar pecados dos vivos e mortos).
Por isso o ditado: “está pagando pelos pecados”
Isso é um evangelho adulterado, acrescentado, misturado, supersticioso.
Nas palavras de Paulo aos gálatas: um outro evangelho, seja anátema!
A Reforma acontece quando o monge Lutero passa a entender que a salvação é pela graça. É favor imerecido. É misericórdia sem fim.  É o perdão oferecido por Deus,  que leva à salvação.
Uma das primeiras coisas que é preciso aprender é a situação do pecador sem Cristo e então surge a pergunta:
FT.: Por que o ser humano precisa de salvação?
1) PORQUE SEM CRISTO ESTAMOS PERDIDOS, MORTOS EM NOSSOS PECADOS (vv.1-3)
Nossa situação antes de termos um encontro verdadeiro com Cristo, era de morte espiritual e condenação diante de Deus.
O homem sem Cristo está numa situação delicada e terrível.
O pecado nos atingiu de uma forma completa.
Todo o nosso ser foi contaminado pelo pecado: vontade, emoções, pensamentos.
Há quem pense que não.
Uns acham que o pecado de Adão não nos atingiu.
Que não herdamos a natureza pecaminosa de nossos primeiros pais.
Séc. IV houve um debate muito grande entre dois homens:
Pélagio- não herdamos o pecado original – pecamos por imitação.
Agostinho – bispo de Hipona (África) – entende pela Bíblia que o homem foi corrompido por causa de Adão. Herdamos a natureza pecaminosa e a culpa dos nossos pecados e delitos (cp. Sl 51.5).
Séc. XVIErasmo de Roterdã (holandês) – o pecado nos corrompeu um pouco e ainda temos o livre-arbítrio para buscar, por nós mesmos, a salvação. Escreveu Diatriba de Libero Arbitrio, contestado energicamente por Lutero na obra De Servo Arbítrio (A Escravidão da Vontade).
Séc. XVII – Discípulos de Armínio (arminianos holandeses). Defendem o livre-arbítrio por meio de 5 pontos.
Combatidos no Sínodo na cidade de Dort (Holanda - 1610). 5 pontos do calvinismo.
1º - Depravação Total – inabilidade total – corrupção radical.
E é justamente dessa natureza, que herdamos por causa do pecado original, que manifestam os nossos delitos e pecados.
Como a Bíblia prova que espiritualmente estamos mortos em delitos e pecados? Quando vivemos segundo (conforme):
a)    O curso desse mundo (1Jo 2.15-17)
b)    A Vontade da carne e dos pensamentos
c)     O Diabo – 2Co 4.4 = “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.
1Jo 3.10 = “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão”.
“Por natureza filhos da ira” (juízo – condenação).
FT.: Apesar dessa nossa situação, o que motivou o Senhor a ser gracioso?
2) A MISERICÓRDIA E AMOR ETERNO COM QUE NOS AMOU (vv.4-9)
Jesus disse: João 3.16
Ef 1.4-5: “em amor nos predestinou para ele”
Saímos de um estado de morte para a vida eterna.
Isso requer ressurreição (v.6)
Confirmando o que a Bíblia diz estávamos mortos (vv.1-3).
2 ILUST.:
Arminianos – alguém se afogando e é jogado uma bóia – escolhemos pegar ou não.
Reformados – o homem já morreu afogado e Deus nos tira do fundo do mar e faz respiração boca a boca.
EX.: A ressurreição de Lázaro.
Em Cristo, além de vida, nos assentamos nos lugares celestiais (v.6).
v.7 – toda essa obra de misericórdia – ressurreição-vida-lugares celestiais – serve de testemunho da bondade de Deus.
v.8 – A salvação é pela graça = favor imerecido.
Essa graça em nos salvar envolve a nossa atitude em crer (“mediante a fé”) – mas até mesmo a fé não vem de nós mesmos, é dom de Deus.
Jonas 2.9: “Ao Senhor pertence a salvação”.
v.9 – “para que ninguém se glorie”.
"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém" (Rm 11.36).

FT.: Para que somos salvos?
3) PARA FAZERMOS BOAS OBRAS (v.10)
Ele mesmo já preparou as boas obras para que andássemos nelas.
2 Co 5.17: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.
Somos novas criaturas para vivermos uma vida de santidade, que se manifesta nas boas obras.
ILUSTRAÇÕES DE JESUS:
Jo 15.16 = “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.
Lc 17.10 = “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis [indignos], porque fizemos apenas o que devíamos fazer”.

CONCLUSÃO
A salvação é pela graça somente.
Não podemos contribuir para a salvação (Rm 6.23). É obra total de Deus.
Além da fé (Ef 2.8), o arrependimento genuíno - passo essencial para a conversão - é dádiva de Deus (At 5.31; 11.18; Rm 2.4)! 
Depois, é claro, devemos com a sua graça nos esforçarmos para termos uma vida de santificação constante (sinergismo), mas a conversão para a salvação por meio de Jesus Cristo, é obra soberana (monergística) de Deus.
 Ao Deus salvador seja dada toda a glória.

Robson Rosa Santana

Mensagem entregue na Igreja Presbiteriana de Tangará da Serra em 16/10/2011 

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