10 de agosto de 2011

BEM-AVENTURADOS OS PERSEGUIDOS



Mt 5.10-12
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

Esta bem-aventurança parece ser a mais paradoxal de todas, mas faz parte do verdadeiro cristianismo.
Se nós que cremos em Jesus temos dificuldade de ver alguma coisa boa em ser perseguido, injuriado, caluniado, surrado e até mesmo morto por da nossa fé em Cristo, imagine um não cristão.
Vi um vídeo de cristãos perseguidos no Youtube. Veja alguns comentários negativos: “E aí, já que fizeram isso porque eles não renunciaram a Jesus, onde tava esse Jesus que deixou essas atrocidades acontecerem? Se me chega um cara com um facão me ameaçando eu falo que sou até nazista se ele quiser. Afff, bitolagem e fanatismo é coisa de gente sem cultura.”
Um cristão simplesmente fez um comentário acerca do que ele falou acima e ele respondeu de forma odiosa. Vou cortar a primeira parte por não ser conveniente:
“...só de ler o que vocês escrevem dá vontade de matar vocês tudo, nossa que ódio!”
Jesus deixa para falar dela por último, assim como é a bem-aventurança mais reforçada de todas.
Numa primeira análise parece que Jesus está falando de 2 bem-aventuranças, mas o assunto é um só: que é a perseguição por causa da fé e do testemunho de Jesus Cristo: “por causa da justiça” (v.10) = “por minha causa” (v.11).
Reconhecemos que é algo bizarro aos nossos olhos, mas é uma realidade que tem ocorrido não só depois de Cristo, mas desde o início dos tempos.
A começar com Abel que foi morto pelo seu irmão Caim.

O TEXTO NOS MOSTRA O QUE ACONTECE COM ESSES IRMÃOS SOFREDORES:
(1)  São perseguidos e capturados como animais nocivos com o desejo de serem destruídos, com se fossem algum malfeitor.
O que Jesus faz é dar um alerta sobre o que pode acontecer com seus discípulos.
Isso nada não é nada mais, nada menos do que o fruto da inimizade predita por Deus depois que Adão e Eva pecaram.
Foi isso que Deus falou para a serpente: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15).
Hb 11.35-40: “Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”.
O próprio Jesus foi perseguido, praticamente o tempo todo pelos lideres religiosos judaicos. Estavam sempre na cola de Jesus. Fazendo perguntas maliciosas para de alguma forma desaprová-lo, prendê-lo e matá-lo.
Durante algum tempo Paulo foi perseguidor da Igreja, começando com os crentes de Jerusalém até que quis ir prender os crentes de outras cidades e levá-los para cadeias em Jerusalém.
Mas quando pretendia perseguir os crentes de Damasco, ainda na estrada, Jesus lhe aparece e ele literalmente cai do cavalo no seu intento.
Deus o converte e Jesus agora lhe diz que ele será um Apóstolo (Enviado) seu em vários lugares e que pregaria a reis, bem como agora saberia o que era sofrer por causa do nome de Cristo. Em todas as cidades que ele anunciou a Cristo, foi perseguido (Listra, Filipos, Eféso, etc.) Até ser preso e morto por decisão de Nero.
(2) Jesus também diz que os cristãos seriam injuriados
Insultar, depreciar, difamar alguém sem justificativa, sem reais motivos.
Isso é o que Jesus quer dizer com: “e, mentindo, disserem todo mal contra vós.”
Jesus também sabia o que era sofrer isso: “Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!” (Mt 11.19).
Outro exemplo: “Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios” (Mt 12:24)

A DESPEITO DE TODA ESSA AGRESSÃO CONTRA OS DISCIPULOS DE JESUS, JESUS TRAZ CONSOLO AOS CORAÇÕES DOS QUE SOFREM POR SUA CAUSA, POR CAUSA DA JUSTIÇA.
ELE DIZ:
(1) “bem-aventurados”, felizes, porque embora estejam passando por todo esse sofrimento, vocês terão grande recompensa.
Os apóstolos aprenderam isso! Quando estavam sendo perseguidos e foram acoitados, disseram:
Atos 5:41: “E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome”.
Lembro aqui que Jesus deixa para falar sobre a perseguição por último, porque somente aqueles que vivem as outras sete bem-aventuranças é que têm condições de sofrer por causa de Cristo, sem que isso os faça negar a sua fé, e até mesmo se alegrar por sofrer por causa do nosso Senhor e Salvador.
(2) “Deles é o reino dos céus”; “grande é o vosso galardão nos céus”.
Ex.: Estevão (At 7)
55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,
 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.
 57 Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele.
 58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
 59 E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
 60 Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu.
(3) Portanto, “exultai e alegrai-vos” (v.12).
Jesus nos ensina que não só basta ser paciente no sofrimento e perseguição, mas devemos também nos regozijar, pois a honra e a dignidade do sofrimento por Cristo é mais considerável do que a dor, a vergonha e a injúria.
Paulo com certeza foi um dos servos de Cristo que mais sofreram por causa da fé e do testemunho.
Todo o cap. 12 de 2 Coríntios Paulo fala sobre isso e resume da seguinte forma:
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (v.10)

Conclusão
No caminho da felicidade proposto por Deus para seus filhos também está incluído o passarmos por várias provações, dentre elas sermos perseguidos por causa de Jesus.
Que estejamos preparados.
Que Deus nos dê força e sabedoria para agüentarmos com paciência.
Pois Deus estar reservando o melhor dele para nós.

Pr. Robson Rosa Santana

Mensagem entregue na Igreja Presbiteriana de Tangará da Serra (MT), em 07/08/2011


Embora no nosso país não estejamos passando por perseguições tão fortes como as previstas por Jesus, peço que veja o vídeo que mostra perseguições fisicas e até mesmo casos de mortes por causa da fé em nosso Senhor Jesus Cristo em outras partes do mundo.








Um comentário:

  1. Sem palavras para expressar tanta dor, somente um lamento em meio a lágrimas e o clamor silencioso de quem se acovarda "talvez" diante de tão dura realidade. Não está certo que muitos sejam queimados, açoitados por que simplesmente desejam ardentemente vivenciar o amor do Pai! Não está certo, que eu como igreja não tenha a bravura e a ousadia de pregar, cultuar, trinar, enviar...vivendo em liberdade, sem aproveitar cada instante de oportunidade que me abre portas para glorificar o santo nome do Senhor!
    Que Deus na sua misericórdia infinita nos ajude. Que esse povo perseguido q receba de Deus toda força, coragem e balsamo divino para as suas vidas!

    ResponderExcluir

Você pode comentar aqui se quiser