18 de agosto de 2010

Não seja cúmplice da corrupção



Em 1940 o escritor austríaco Stefan Zweig (1881-1942) mudou-se para o Brasil. Nesse mesmo ano percorreu todo o país e no ano seguinte escreveu o livro Brasil, país do futuro. Já se passaram mais de 7 décadas e esse país previsto por Zweig ainda não chegou. Ao analisar as potencialidades que esta grande nação tem era para se chegar à mesma conclusão. 

O Brasil tem mais de 8.000 km de costas marítimas, éramos para ser uma das maiores potências em termos de mercado pesqueiro. Ainda recentemente, por exemplo, nos tornamos auto-suficientes na produção de petróleo. Temos um solo muito rico. Somos um dos maiores exportadores de grãos, como soja, trigo e milho. Um dos maiores exportadores de carnes, seja bovina, suína, avícola, etc. Produzimos uma das maiores riquezas em termos de produção de bens e serviços por ano, ou seja, somos um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.

Creio que o autor do livro Brasil, país do futuro também percebeu as potencialidades em termos da produção de riqueza, e disse “esse país tem tudo para crescer e se desenvolver”. Mas, por que o futuro previsto para o Brasil ainda não chegou? Quero dar a minha modesta contribuição, na minha limitada visão da nossa nação no presente, olhando também para o passado, e dizer que o Brasil não é o país do futuro porque é o país da corrupção!

Boa parte (entenda-se a maioria) dos políticos brasileiros não está muito interessada no crescimento real da nação. Num crescimento que gere distribuição de renda. Em que as camadas mais pobres e miseráveis possam de fato participar com melhoria de qualidade de vida. Por quê? Porque em primeiro lugar vêm os seus projetos pessoais. Seja realização pessoal de assumir algum cargo importante, seja enriquecer ilicitamente da forma mais rápida possível. No Brasil a corrupção corre solta aos olhos de toda a nação e chega-se a terrível conclusão que não acontece nada (nem se vai preso, nem se devolve o dinheiro roubado). É a corrupção e o desinteresse que perpetuam a situação de caos social por qual passa o Brasil.

Por que falo sobre isso? Não somente por causa da proximidade das eleições, mas porque há muitos crentes envolvidos na política com os mesmos interesses pessoais e egoístas dos ímpios que não temem a Deus. Infelizmente há irmãos que não percebem (ou não querem perceber) que seu apoio irrestrito e até apaixonado a candidatos que fazem campanhas caríssimas com dinheiro do povo - os quais vêem os cargos por eles pretendidos como fonte de enriquecimento fácil e rápido - como algo normal.

Deus nos deixa bastante claro em Sua Palavra: E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as” (Efésios 5:11). O crente em Cristo Jesus não deve participar do sistema opressor da corrupção que está tão às claras ultimamente. Deus está dizendo: “não sejam cúmplices”! O verbo correspondente a “sejais cúmplices”, no original bíblico está no imperativo, ou seja, Deus nos diz “não participem juntos”, “não se associem”, “não compartilhem” das obras das trevas. As obras das trevas referem-se a esfera do domínio de satanás e dos demônios! 

É evidente por que a Bíblia diz para não sermos cúmplices (participantes, envolvidos) com esse tipo de coisas. Porque agora somos “luz no Senhor”, “filhos da luz” (Ef  5.8). Na verdade, os filhos da luz devem reprovar, rechaçar, combater, denunciar, as obras das trevas, dentre as quais a corrupção. O filho da luz gera o fruto da luz: “toda bondade, e justiça, e verdade” (Ef 5:8).

Deve-se participar da boa política com interesse público, mas não ser cúmplices das obras das trevas, co-participantes da corrupção e do assalto aos cofres que é do povo por direito. No aspecto espiritual é preciso lembrar que os corruptos não herdarão o reino dos céus: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: [...] nem ladrões, nem avarentos, [...], nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6:9-10).

Robson Rosa Santana


2 comentários:

  1. gostei muito desse artigo pastor!
    Falta aqui no Brasil homens (políticos) que não são covardes, que assumem uma posição e arcam com as conseqüências, faltam homens que tenham Deus em suas vidas.
    É dificil, mas com Deus em nossas vidas seguiremos a justiça a qualquer preço. Para mim o homem só pode seguir a justiça com tanta convicção assim somente com Deus dominando o seu coração.

    Eu tanbem escrevi um artigo desse tipo no meu blog, mas mudando de assunto. Você sabia que pagamos 40% de impostos em determinados carros, mas se levarmos em conta os impostos desde a materia prima e de todo o processo de construção do veículo os impostos chegam a ser 80,20% do valor final do carro?

    Confira essas e outras notícias em:

    www.blogagapo.blogspot.com

    Confira e de a sua opinião sobre o assunto!

    www.blogagapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prof. Kanduka Oliveira05/06/2012, 10:44

    Olá Robson, boa tarde.
    Somente hoje tive uma folguinha e pude dar uma lida no seu artigo. Muito bom. Parabéns!
    Como formador de opinião que você é, recomendo-lhe, uns quinze dias antes da eleição para prefeito municipal de Goiânia, que você envie este teu texto para o Caderno Opinião do Leitor, do Diário da Manhã. Este caderno publica texto de qualquer articulista, desde que o texto seja bom e o teu com certeza será selecionado. VocÊ estará contribuindo com uma reflexão mais profunda para o eleitorado não só cristão militante, mas para o público em geral.
    PS.: Tentei postar este comentário lá no seu blog e não consegui. Não sei se é preciso estar cadastrado. Faça-me portanto um favor, copie este comentário que lhe enviei e o coloque no rodapé do seu texto como meu comentário.
    Um abraço!
    Prof. Kanduka Oliveira.

    ResponderExcluir

Você pode comentar aqui se quiser