4 de setembro de 2010

A Primeira Pedra

  Era uma festa religiosa. O povo de Deus espalhado por toda a Judeia saía de suas casas para adorá-lo. A cidade de Jerusalém estava lotada. Não havia hospedagem para todos. E muitos peregrinos armavam suas tendas para poder participar desse momento de encontro com Deus.
   Só que no meio da busca por Deus, ainda há a natureza pecaminosa que insiste em se rebelar contra o Criador. Os dois se olharam. Foram atraídos. Hormônios clamaram. Ficaram cegos pelo desejo. Não atinaram para as consequências. Queriam apenas satisfazer a libido. Entraram na tenda para dar vazão à paixão. Enquanto praticavam o ato, o marido chega e apanha a esposa em flagrante adultério. 

   Ele não hesita. Leva-a para o templo para que o Sinédrio julgasse o caso. O delito foi a quebra do sétimo mandamento: “Não adulterarás” (Ex 20.14). A pena era a morte: “Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera” (Lv 20:10). O modo de execução poderia ser o apedrejamento (Dt 22.22-24); no tempo se Jesus havia se tornado a prática.
   Enquanto isso, Jesus ministrava no templo. Os fariseus não sabiam o que fazer para se livrar dele, pois as pessoas queriam ouvi-lo e o consideravam, no mínimo, um profeta. Nesse contexto, a polícia do templo traz a mulher. Deveria ser julgada pelo Sinédrio, mas disseram: “vamos ver como Jesus julgará o caso?”
   A mulher fica de pé no meio da multidão. Jesus estava sentado, escrevendo com o dedo no chão, e lhes disseram: "Na Lei que Deus havia dado por intermédio de Moisés, tais mulheres deveriam ser apedrejadas – e Tu o que dizes?" (Jo 8.4-5).
   Dependendo da resposta, Jesus poderia ser culpado de desobedecer a Lei de Deus ou a lei de Roma, e, assim, ficaria desacreditado perante o povo. Jesus continuou escrevendo com o dedo no chão, sem dar resposta; eles insistem: “Mestre, que devemos fazer com essa mulher?” Qual seria a resposta de Jesus? Ninguém poderia ter dado uma resposta tão sábia e graciosa: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra”. (Jo 8.7).
   Cada um reconhecendo suas próprias faltas e pecados, inclusive os religiosos que eram os acusadores e deveriam ser os juízes da mulher. Do mais velho ao mais novo cada um jogou sua pedra no chão e saiu, ficando a mulher sozinha com Jesus. Somente Ele poderia atirar a pedra, mas não o fez. Sua primeira vinda não foi para condenar, mas para salvar (Jo 3.17).
   O grande fato da realidade humana é que todos nós nascemos em trevas, pecadores por natureza. Jesus foi fantástico na sua resposta, mostrando (1) a depravação dos religiosos com sua hipocrisia e (2) a depravação da mulher que era casada e traía o marido (ou noivo).
   O pastor puritano Matthew Henry aplica a resposta de Jesus de forma magistral: “a) Quando encontrarmos faltas em outros, devemos refletir sobre nós mesmos, e sermos mais severo contra o pecado em nós do que nos outros; b) Devemos ser favoráveis, não ao pecado, mas às pessoas, e tentar restabelecê-las com espírito de mansidão e entendermos a nossa própria natureza corrupta. Nós somos, ou já fomos, ou podemos ser o que ele é; c) Ao contemplar o pecado dos outros devemos olhar para nós mesmos e conservar-nos puros.”
   Cuidemos para que não sejamos como aqueles acusadores, com pedras nas mãos, prontos para julgar e condenar. Pois devemos entender que somos como a mulher adúltera, um(a) pecador(a). Diante de Jesus, à luz da sua Divindade e glória, somos todos carentes da sua graça e misericórdia.
   No entanto, Jesus de forma alguma é conivente ou apoia o pecado. Mas, como Deus, age com misericórdia com aqueles que se arrependem (Pv 28.13). Por isso, finaliza com a seguinte palavra de exortação à mulher: “vá e não peques mais”. Deus perdoa aqueles que se arrependem, mas deseja que não se cometa mais o erro. Enquanto tivermos vida nesse mundo, e nos arrependermos dos nossos pecados, Deus nos dará uma segunda chance. “A misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg 2.13b)
Pr. Robson Santana

3 comentários:

  1. Olá Pr. Robson, paz !
    Amado, vc já pensou em refletir sobre o porquê daqueles homens ímpios e de coração duro recuarem e saírem, indo embora após a frase de Jesus: "aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra." ?
    Terão eles sido tomados de algum sentimento de culpa e vergonha e por isso saíram ? Essa percepção condiz com aquilo que reiteradas vezes é afirmado sobre os fariseus; isto é, que eram raça de víboras, sepulcros caiados e duros de coração ? Haveria alguma outra razão - nos escritos da Torah - que os colocou em xeque, de maneira que nada mais podiam fazer ? Fica a dica para uma reflexão ! Um abração. Walter Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Walter, procurei alguns comentarios para aprondudar no seu questionamento. Apenas levantaram mais duvidas, especialemente quanto aos anciãos (presbyterôn), se eram os líderes ou pessoas idosas... Ajude-me quanto a isso. A maioria não comenta o porquê da acusação da consciência deles. Hug!

      Excluir

Você pode comentar aqui se quiser