15 de agosto de 2010

Confusão na igreja evangélica

Estamos confusos. Estamos com dúvida do que seja ser cristão, do que é a igreja e como devemos nos envolver com parte dela (sendo igreja, melhor dizendo). Pergunto a você: o que significa ser cristão? Há vários líderes que dizem não serem mais evangélicos, por causa do caos no mundo evangélico. Querem ser apenas cristãos, mas, repito, o que é ser cristão? Ou sendo mais específico: qual a implicação se ser cristão e ser igreja de Cristo?
Ser cristão no passado significava ter uma vida verdadeiramente transformada por Jesus, ser habitado pelo Espírito Santo e ser obediente a Deus de todo o coração. Quando pecava, havia grande tristeza, arrependia-se e pedia perdão a Deus, buscando novo compromisso e fidelidade.
Muitos crentes hoje não têm a Bíblia como sua única regra de fé e prática. Agora virou um negócio chamado “eu senti no coração”, “senti de Deus”; mesmo que esse tal de “senti de Deus” seja contrário à revelação de Deus. Outro dia um pastor me falou que uma ovelha solteira, encontrou com um rapaz não crente no ônibus e começaram a conversar. No decorrer do bate papo houve uma identificação das histórias sentimentais, por fim, a “química”. Apaixonaram-se e depois a jovem disse que era Deus que estava confirmando aquele relacionamento. Pouco tempo depois casaram e pouco tempo depois entraram em crise e queriam separar. O que a Bíblia fala sobre isso? Case somente no Senhor (1 Co 7.39). Não se compreende mais o que é casamento e o compromisso diante de Deus entre os cônjuges.
Mais exemplo da confusão. A revista Época de 07/08/2010 retrata a crítica de muitos líderes evangélicos especialmente às más influências teológicas e morais das igrejas neopentecostais. Mostrando que há campanha, não organizada, mas contundente, de pastores de igrejas mais tradicionais contra as heresias, a ênfase no aspecto material e financeiro e a corrupção moral e financeira dos líderes e políticos “crentes”.
Quanto à tal da nova reforma protestante proposta por tais líderes deve servir de profunda reflexão para nós e muita coisa está correta. Mas não devemos engolir tudo sem uma devida análise e comparação com o que a Bíblia diz (1 Ts 5.21). Pois ser cristão é acima de tudo seguir ao Deus revelado na Palavra e viver em conformidade a essa mesma Palavra. Pois se não for assim, conclui-se que Deus é um ser contraditório. Ele fala uma coisa na Bíblia e depois fala outra ao nosso coração.
Devemos repensar a questão do institucionalismo da Igreja como uma agregação de coisas que não refletem a simplicidade do Evangelho registrado na Bíblia, mas não podemos desconstruir tudo que há nas igrejas por simples novidade ou modismo.
Muitos acham que os líderes centralizam o poder, e propõem uma descentralização, destituindo todo tipo de autoridade na Igreja. Porém foi Deus quem instituiu os líderes e continua chamando os seus para a edificação do restante da Igreja – e edificando-se mutuamente, é claro - para que assim desempenhem o seu serviço na igreja e como igreja, para a glória de Deus (Ef 4.7-16).
Os apóstolos e presbíteros de Jerusalém exerciam assim o seu chamado como líderes sob a autoridade concedida por Deus. Quando a graça de Deus chegou a Samaria por meio de Filipe, aquele conselho envia apóstolos para analisar o que de fato acontecia. Quando o evangelho chega a Antioquia, foram enviados Barnabé e Paulo para supervisionar o que ocorria entre os gentios. Quando a situação dos cristãos judaizantes complicava a vida cristã dos irmãos gentios, foi convocado o concílio de Jerusalém para analisar e decidir sobre a questão. Isso feito, prepararam um documento e delegados foram enviados para dar conhecimento da decisão, devendo, assim, ser cumprido por aqueles irmãos.
Concluo dizendo que devemos repensar como ser igreja no mundo pós-moderno que vivemos hoje. Devemos abolir tradições humanas que tornam a igreja irrelevante para nosso tempo, mas não podemos deixar de ver com os óculos da Palavra de Deus o que vem a ser a vida cristã, o que é Igreja e como deve ser sua relação com mundo ainda não alcançado com o evangelho da salvação.
Deus nos ajude,

Robson Rosa Santana

Use com permissão: rrsantana@hotmail.com ou na parte de comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser