22 de setembro de 2009

A PÁSCOA DO SENHOR (Ex 12.1-28)

O QUE É A  PÁSCOA?
Em nossos dias a Páscoa se tornou algo comercial.
Presentear com ovos de chocolates. Os ovos têm origem no folclore pagão do início da primavera no hemisfério norte (Europa).
Surge a figura de um animal: o coelho. Sua origem vem do culto a uma deusa da luz anglo-saxã chamada Eostre, cujo animal sagrado era uma lebre (coelho). Em algumas representações dessa deusa da luz ela aparece com a cabeça de um coelho. Mais uma vez a celebração dessa deusa acontece na virada da primavera no hemisfério norte.
E tanto o coelho como os ovos são símbolos de fertilidade. E de origem pagãs.
Das tradições católicas vem a questão de comer peixe, especialmente o bacalhau.
Práticas essas inseridas com um jeitinho para dentro da celebração bíblica.
Mas eu insisto, “qual o significado da Páscoa?”.
Para nós cristãos evangélicos, o que significa?
CONTEXTO
Lemos um texto, em Êxodo 12, que fala de como a Páscoa foi instituída por Deus no meio do seu povo Israel.
O livro de Gênesis finaliza com a história de José, que havia sido vendido como escravo para o Egito.
José interpreta um sonho de faraó: o das “7 vacas magras e 7 vacas gordas”. Interpretação: “7 anos de fartura e 7 anos de seca e muita fome na terra”.
Pela vontade soberana de Deus torna-se a 2ª pessoa depois apenas do próprio faraó.
Como governador do Egito, constrói celeiros e armazena cereais no tempo da fartura. No tempo da escassez todos os povos da região vêm ao Egito comprar alimento, inclusive a sua própria família.
E como era alguém importante, traz toda a família, com cerca de 70 pessoas para morar no Egito.
Só que depois que o tempo passou, ele morreu e entrou outro Faraó, a família de José foi feita escrava e cresceu muito lá.
Passados 430 anos, Deus ouve o clamor do sofrimento do povo de Israel e levanta Moisés para libertá-los de tal situação difícil.
Moisés, que era judeu, mas foi criado como príncipe no Egito, fala com Faraó, a mando de Deus, para que ele libertasse o povo de Israel.
Mas faraó não permite. Deus lhe manda pragas para humilhar os deuses do Egito (Ex 12.12):
(1) águas em sangue; (2) rãs; (3) piolhos; (4) moscas; (5) peste nos animais; (6) úlceras (tumores); (7) chuva de pedras; (8) gafanhotos; (9) trevas;
A 10ª praga foi a morte dos primogênitos egípcios e quando o Exterminador passava sobre as casas dos israelitas via o sangue do cordeiro da páscoa aspergido sobre as “laterais e vigas superiores das portas” das casas (hoje, como se fosse o caixão das portas) eles passavam por cima e poupava os primogênitos do povo de Israel.
A palavra hebraica para Páscoa (xs;P, - pesah) significa “passar por cima”, em outras palavras “poupar”.
Se alguém lhe perguntar como surgiu a festa da Páscoa, você vai dizer: é a libertação do povo de Israel.
Nomes da festa
Na Bíblia se chama “a Páscoa do Senhor” (Ex 12.11, 27); a “festa dos pães asmos” ((Lv 23.6; Lc 22.1); o “dia dos pães asmos” (At 12.3; 20.6).

COMO ERA CELEBRADA A PÁSCOA?
“No entardecer do dia 14 de Nisã (Abibe), os cordeiros da páscoa eram mortos. Depois de assados, eram comidos com pães asmos e ervas amargas (Ex 12.8), enfatizando a necessidade de uma saída apressada e relembrando a amarga escravidão no Egito (Dt 16.3)” [EHTIC, vol. III, p. 101].
Então, a festa era celebrada como lembrança da libertação da escravidão e eram comidos cordeiros (carneiros com 1 ano), pães asmos (sem fermento) e ervas amargas [v.8].
E como deveriam ser comidas essas coisas? (v. 11)
“Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do SENHOR” [NVI].
Era assim que a Páscoa do Senhor deveria ser comemorada no Antigo Testamento, na Antiga Aliança.

E no Novo Testamento, no tempo da graça, devemos comemorar a Páscoa? Uma vez que Deus havia dito nos versos 14 e 17 que esta festa era um “estatuto perpétuo”, um “decreto eterno”?
Sim, irmãos. Mas devemos celebrar uma Nova Páscoa, a Páscoa Cristã! Jesus quando celebrou sua última páscoa, na verdade celebrou a antiga e instituiu a nova páscoa.
Leiamos Marcos 14.12-17, 22-26

Quais os preparativos (v.12)? Segundo Barclay (Bíblia Vida Nova):
O cordeiro pascal, lembrando a proteção contra o anjo da morte no Egito (Ex 12);
Os pães asmos sem levedura, lembrando a urgência da saída do Egito;
Água salgada, lembrando as lágrimas do Egito e as águas do mar Vermelho;
Ervas amargas, lembrando a amargura da escravidão;
Uma sopa de frutas, lembrando a obrigação de fazer tijolos;
4 copos de vinhos, lembrando as 4 promessas de Ex 6.6-7.

Os discípulos, encontrando a pessoa e o lugar indicados por Jesus, preparam a ceia da Páscoa (vv. 13-16).
A festa da Páscoa dava-se início no crepúsculo da tarde, na virada do dia judaico, e Jesus foi com os doze comer a Páscoa (v.17).
Enquanto comiam o cordeiro assado, a sopa de frutas, a água salgada e as ervas amargas, Jesus pega um pão asmo, abençoa, reparte e dá aos discípulos, dizendo: “tomai, isso é o meu corpo” (Mc 14.22) “oferecido por vós. Fazei isso em memória de mim” (Lc 22.19).
Mc 14.23-24: “A seguir, tomou Jesus um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele. 24 Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos” (cf. Ex 24.6-8).
João Batista ao ver Jesus vindo a ele no rio Jordão para ser batizado disse: “eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29, 36).

CONCLUSÃO

Nem ervas amargas, nem ovos de chocolate, nem coelhinho. A páscoa é a celebração da morte e ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A nossa páscoa, a páscoa cristã, é celebrada todas as vezes que participamos da ceia do Senhor. Na nova aliança, Jesus é que cumpre a páscoa em sua própria vida (“eu para cumprir...”)
E os elementos são outros: pão e vinho. Pão simbolizando o Seu corpo oferecido por nós e o vinho, o Seu sangue derramado, pois “sem derramamento de sangue, não há remissão” (Hb 9.22 cf. Mt 26:28; Ef 1.7).
E na celebração da ceia do Senhor serve de memorial daquilo que (1) Cristo fez no passado por nossos pecados, (2) que temos comunhão com Ele e com os irmãos através da fé (presente), e anunciamos também outro fato importante: “até que ele venha”; Jesus voltará (aspecto futuro – escatológico).
A mensagem central da páscoa continua a mesma Pesah: “passar por cima”, poupar. Libertação por meio do Cordeiro pascal Jesus.
“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados” (Cl 1.13-34, NVI).

Pr. Robson Rosa Santana

Pesquisa (além da Bíblia):
Buckland, Dicionário Bíblico Universal, editora Vida.
W. E. Elwell (ed.), Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã, edições Vida Nova.
Gabriela Sampaio, “O Coelho da Páscoa”, em: http://www.msn.com.br/homem/classicos/Default.asp (acesso em 27 de março de 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser