17 de maio de 2019

Seu ministério estudantil é missional?



DEFININDO UM MINISTÉRIO ESTUDANTil MISSIONAL


Uma das questões com as quais tenho lutado ultimamente é: “Você pode ter um ministério estudantil missional programado?”  Em outras palavras, você pode ter uma reunião semanal de estudantes que estão lá para se divertir, adorar a Deus, ouvir a Palavra pregada  e se envolver em um pequeno grupo, enquanto ao mesmo tempo ser caracterizado como missional?

Às vezes, quando pensamos em missional, imaginamos um pequeno grupo de pessoas reunidas na casa de alguém, orando por horas a fio e testemunhando para todos que encontram. Seu grito de guerra é "De Volta a Atos!", quando tentam recriar a igreja do primeiro século. Embora este seja um grande objetivo, o que isso significa para os ministérios já estabelecidos? Isso significa que precisamos vender todos os edifícios da nossa igreja e parar de deixar as pessoas entrarem depois que as reuniões chegarem a mais de trinta? Pode um ministério jovem estabelecido ser caracteristicamente missional por natureza?

A resposta curta: sim, pode.

A vida missional é uma mentalidade e os nossos ministérios estudantis podem, de fato, ser missionais se nós, como líderes de jovens e estudantes, pretendemos perseguir e priorizar as coisas que caracterizam a vida missional. Embora existam muitos comportamentos diferentes ou distintivos que poderíamos apontar quando se trata de ministérios de estudantes missionais, aqui estão quatro. É importante lembrar que são objetivos, não padrões de referência. Essas características são a cultura pela qual devemos procurar criar em nossos ministérios.


CARACTERÍSTICAS DE UM MINISTÉRIO ESTUDANTIL MISSIONAL


Centralidade do Evangelho

O evangelho é a história que compartilhamos. A verdade da morte substitutiva de Cristo e a vitória da ressurreição são boas novas antes e depois da salvação. É o alicerce sobre o qual a vida cristã e nossa santificação são construídas. Um ministério de estudantes missionais pregará o evangelho, apontará para o evangelho, ajudará os outros a conhecer o evangelho e seu impacto em suas vidas. Em suma, isso irá sustentar o evangelho como primordial e desejar que aqueles que caminham pelas suas portas compreendam como a história deles e a história do evangelho se cruzam.

Jeff Vanderstelt fala da fluência do evangelho que é a capacidade de ver e falar as verdades do evangelho nas coisas cotidianas da vida. Nossos alunos precisam ver o evangelho como o fio pelo qual a tapeçaria da vida encontra sua estrutura. Tudo o que é feito tem ramificações e propósitos do Reino, porque nós, como igreja, estamos sempre em missão para o reino.

Nossos estudantes precisam entender que o evangelho tem algo a dizer sobre os baixos, os altos e tudo mais: a dificuldade dos relacionamentos no ensino médio, pais se divorciando no ensino fundamental, problemas em casa, conseguir um par para a dança, fazer time do colégio este ano, tirar a carteira de motorista. Todas essas coisas falam da bondade de Deus e proporcionam oportunidade para sermos sal e luz no mundo.

Estamos ajudando nossos alunos a compreender as verdades factuais do evangelho, além de ensiná-los a ver o evangelho operando no cotidiano da vida?

Discipulado Ativo

Um ministério estudantil missional priorizará o discipulado em relação ao tamanho. Embora a abrangência seja um objetivo fantástico e devamos tentar alcançar o maior número de alunos possível, o discipulado deve ser primário. Estamos sendo fiéis aos alunos que atualmente aparecem regularmente?

Em nossos encontros estudantis, muitas vezes usamos a frase: “Dê o próximo passo com Jesus”. Isso é discipulado no nível micro: alunos individualmente dando consistentemente pequenos passos em direção a Jesus. Como estamos ativamente ajudando-os a aumentar seu amor por Cristo e aumentar seu desejo de viver como Ele?

O discipulado acontece no contexto do relacionamento. Nosso objetivo no ministério estudantil é produzir discípulos que façam discípulos. Eu acredito que isso começa com adultos construindo a vida dos estudantes em pequenos grupos. Uma das melhores maneiras de construir relacionamentos com os alunos em busca de conversas cheias de fé é ter líderes de pequenos grupos adultos que irão ouvir, cuidar e orientar.

“O discipulado acontece no contexto do relacionamento”.
Mas em que áreas ajudamos os alunos a crescer? Embora esta seja uma questão ampla, aqui estão quatro áreas da vida de um estudante que precisam de crescimento.

1.   Relacionamento com Jesus
2.   Relacionamentos no lar
3.   Relacionamentos com a Família de Deus / Igreja
4.   Relacionamentos com o mundo [1]

Como estamos ajudando os alunos a dar os próximos passos nessas quatro áreas de suas vidas, para que, como Paulo diz em Filipenses 3:14, “prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus? Estamos produzindo discípulos maduros dos estudantes que Deus nos deu?

Uma mentalidade de envio


Um ministério estudantil missional ajudará a produzir em seus alunos uma mentalidade da Grande Comissão ou uma mentalidade de envio. Opondo-se a um sistema “venha e veja”, uma mentalidade de envio significa que os alunos entendem que estão em uma missão para ir para suas próprias esferas de influência, suas próprias escolas e grupos de amigos, e ser uma luz em lugares escuros. Embora haja espaço para eventos “venha e veja” e programação em nossos calendários anuais e até semanais, os ministérios missionais estudantis estarão ajudando ativamente os discípulos a entender seu papel na missão de Deus.

“Uma mentalidade de envio significa que os estudantes entendem que estão em uma missão para ir para suas próprias esferas de influência, suas próprias escolas e grupos de amigos, e ser uma luz em lugares escuros.”

Um ministério estudantil missional ajudará seus estudantes a entender que Deus enviou sua igreja em uma missão, que os alunos são parte dessa missão, e que a missão é fazer discípulos enquanto você se move pela vida. Estamos ensinando nossos alunos que eles devem convidar seus amigos para as nossas reuniões para que eles possam compartilhar o evangelho ou estamos ajudando-os a ver que Deus deseja que os discípulos compartilhem o evangelho onde quer que nos encontremos?

Ativo em Missões


 Um ministério estudantil missional estará ativo em serviço e missão. Precisamos ensinar nossos estudantes que não é o suficiente se reunir, mas os discípulos são chamados a serem as mãos e os pés de Jesus no mundo. As missões podem ser tão simples quanto coletar lixo em um parque local ou tão complexas quanto ajudar a construir igrejas e administrar clínicas médicas em um condado do terceiro mundo. O serviço e as missões proporcionam aos nossos alunos a oportunidade de sair de suas zonas de conforto e ver o mundo como um lugar que precisa de ajuda e precisa do evangelho.

Ao incentivar os alunos a serem ativos no serviço e na missão, nós os ajudamos a priorizar sua comunidade e aqueles que ainda não ouviram o evangelho. Essa priorização e ritmo ajudarão os alunos a evangelizar por conta própria, à medida que assimilam sua escola e colegas a esses lugares e pessoas que ajudaram em viagens missionárias.


PERGUNTAS AVALIATIVAS A SEREM FEITAS AO SEU MINISTÉRIO ESTUDANTIL


Centralidade do Evangelho


1.   Eu prego o evangelho regularmente na minha reunião de estudantes?
2.   Se eu pedisse aos meus alunos que descrevessem o evangelho, eles poderiam?
3.   Meus alunos entendem que o evangelho tem valor antes e depois da conversão?
4.   Meu aluno pode ver as impressões digitais do evangelho nas coisas cotidianas da vida?

Discipulado Ativo


1.   Eu procuro ter mais estudantes, sem priorizar o discipulado daqueles que eu já tenho?
2.   Quais são os passos práticos que quero que os alunos do ensino fundamental e médio tomem em relação ao seu crescimento espiritual?
3.   Como estou ajudando o aluno a crescer nessas quatro áreas: relacionamento com Jesus, relacionamentos no lar, relacionamentos na igreja e relacionamento com o mundo?
4.   Eu ajudo todos os estudantes na escala de maturidade espiritual a dar o próximo passo com Jesus?

Uma mentalidade de envio


1.   O líder do grupo de jovens é o único motor do discipulado ou os estudantes e líderes de grupos pequenos ajudam?
2.   Se eu pedisse aos meus alunos um exemplo de um campo missionário, eles considerariam sua escola como um?
3.   Meus alunos estão se levantando e compartilhando o evangelho em suas próprias esferas de influência?

 

Ativo em Missões


1.   Eu tenho oportunidades de serviço para meus alunos?
2.   Meu grupo de jovens seria considerado “para a comunidade”?
3.   Eu tenho uma oportunidade de viagem de missão de qualidade no calendário?

 Scott Erwin
  
Scott é casado e bem-casado com Bethany e atua como Diretor de Campus Life na  Bethel Church , Hobart / Portage Campus, em Indiana. Ele esteve na equipe de igrejas locais, dirigindo o ministério de jovens por quatro anos. Ele adora liderar os alunos em viagens missionárias de curta duração e vê-los transitar de volta para seus ritmos normais, mas expressando mais plenamente Jesus em todas as áreas de suas vidas.
Entre em contato com Scott em serwin@bethelweb.org




[1] Jim Putman, Bobby Harrington e Robert E. Coleman, Discipleshift: Cinco etapas que ajudam sua igreja a fazer discípulos que fazem discípulos (Grand Rapids: Zondervan, 2013), p. 78.


Título original: Is your student ministry missional?
URL do original: https://missionalstudent.com/2019/05/17/is-your-student-ministry-missional/
Acesso: 17/05/2019
Tradução: Pr. Robson Santana (Igreja Presbiteriana do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser