DEFININDO UM
MINISTÉRIO ESTUDANTil MISSIONAL
Uma
das questões com as quais tenho lutado ultimamente é: “Você pode ter um
ministério estudantil missional programado?” Em outras palavras, você pode ter uma reunião
semanal de estudantes que estão lá para se divertir, adorar a Deus, ouvir a
Palavra pregada e se envolver em um
pequeno grupo, enquanto ao mesmo tempo ser caracterizado como missional?
Às
vezes, quando pensamos em missional, imaginamos um pequeno grupo de pessoas
reunidas na casa de alguém, orando por horas a fio e testemunhando para todos
que encontram. Seu grito de guerra é "De Volta a Atos!", quando
tentam recriar a igreja do primeiro século. Embora este seja um grande
objetivo, o que isso significa para os ministérios já estabelecidos? Isso
significa que precisamos vender todos os edifícios da nossa igreja e parar de
deixar as pessoas entrarem depois que as reuniões chegarem a mais de
trinta? Pode um ministério jovem estabelecido ser caracteristicamente
missional por natureza?
A
resposta curta: sim, pode.
A
vida missional é uma mentalidade e os nossos ministérios estudantis podem, de
fato, ser missionais se nós, como líderes de jovens e estudantes, pretendemos
perseguir e priorizar as coisas que caracterizam a vida missional. Embora
existam muitos comportamentos diferentes ou distintivos que poderíamos apontar
quando se trata de ministérios de estudantes missionais, aqui estão
quatro. É importante lembrar que são objetivos, não padrões de referência. Essas
características são a cultura pela qual devemos procurar criar em nossos ministérios.
CARACTERÍSTICAS DE UM MINISTÉRIO ESTUDANTIL MISSIONAL
Centralidade do Evangelho
O
evangelho é a história que compartilhamos. A verdade da morte substitutiva
de Cristo e a vitória da ressurreição são boas novas antes e depois da
salvação. É o alicerce sobre o qual a vida cristã e nossa santificação são
construídas. Um ministério de estudantes missionais pregará o evangelho,
apontará para o evangelho, ajudará os outros a conhecer o evangelho e seu
impacto em suas vidas. Em suma, isso irá sustentar o evangelho como
primordial e desejar que aqueles que caminham pelas suas portas compreendam
como a história deles e a história do evangelho se cruzam.
Jeff
Vanderstelt fala da fluência do evangelho que é a capacidade de ver e falar as
verdades do evangelho nas coisas cotidianas da vida. Nossos alunos
precisam ver o evangelho como o fio pelo qual a tapeçaria da vida encontra sua
estrutura. Tudo o que é feito tem ramificações e propósitos do Reino,
porque nós, como igreja, estamos sempre em missão para o reino.
Nossos
estudantes precisam entender que o evangelho tem algo a dizer sobre os baixos,
os altos e tudo mais: a dificuldade dos relacionamentos no ensino médio, pais
se divorciando no ensino fundamental, problemas em casa, conseguir um par para
a dança, fazer time do colégio este ano, tirar a carteira de
motorista. Todas essas coisas falam da bondade de Deus e proporcionam
oportunidade para sermos sal e luz no mundo.
Estamos
ajudando nossos alunos a compreender as verdades factuais do evangelho, além de
ensiná-los a ver o evangelho operando no cotidiano da vida?
Discipulado Ativo
Um
ministério estudantil missional priorizará o discipulado em relação ao
tamanho. Embora a abrangência seja um objetivo fantástico e devamos tentar
alcançar o maior número de alunos possível, o discipulado deve ser
primário. Estamos sendo fiéis aos alunos que atualmente aparecem
regularmente?
Em
nossos encontros estudantis, muitas vezes usamos a frase: “Dê o próximo passo
com Jesus”. Isso é discipulado no nível micro: alunos individualmente dando
consistentemente pequenos passos em direção a Jesus. Como estamos
ativamente ajudando-os a aumentar seu amor por Cristo e aumentar seu desejo de
viver como Ele?
O
discipulado acontece no contexto do relacionamento. Nosso objetivo no ministério
estudantil é produzir discípulos que façam discípulos. Eu acredito que
isso começa com adultos construindo a vida dos estudantes em pequenos
grupos. Uma das melhores maneiras de construir relacionamentos com os
alunos em busca de conversas cheias de fé é ter líderes de pequenos grupos
adultos que irão ouvir, cuidar e orientar.
“O discipulado acontece no contexto do relacionamento”.
Mas
em que áreas ajudamos os alunos a crescer? Embora esta seja uma questão
ampla, aqui estão quatro áreas da vida de um estudante que precisam de
crescimento.
1. Relacionamento com Jesus
2. Relacionamentos no lar
3. Relacionamentos com a Família de Deus / Igreja
Como
estamos ajudando os alunos a dar os próximos passos nessas quatro áreas de suas
vidas, para que, como Paulo diz em Filipenses 3:14, “prossigo
para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo
Jesus? Estamos produzindo discípulos maduros dos estudantes que Deus nos deu?
Uma mentalidade de envio
Um
ministério estudantil missional ajudará a produzir em seus alunos uma
mentalidade da Grande Comissão ou uma mentalidade de envio. Opondo-se a um
sistema “venha e veja”, uma mentalidade de envio significa que os alunos
entendem que estão em uma missão para ir para suas próprias esferas de
influência, suas próprias escolas e grupos de amigos, e ser uma luz em lugares
escuros. Embora haja espaço para eventos “venha e veja” e programação em
nossos calendários anuais e até semanais, os ministérios missionais estudantis
estarão ajudando ativamente os discípulos a entender seu papel na missão de
Deus.
“Uma mentalidade de envio significa que os estudantes entendem que estão em uma missão para ir para suas próprias esferas de influência, suas próprias escolas e grupos de amigos, e ser uma luz em lugares escuros.”
Um
ministério estudantil missional ajudará seus estudantes a entender que Deus
en viou sua igreja em uma missão, que os alunos são parte dessa missão, e que a missão é fazer discípulos enquanto você se move pela vida. Estamos ensinando nossos alunos que eles devem convidar seus amigos para as nossas reuniões para que eles possam compartilhar o evangelho ou estamos ajudando-os a ver que Deus deseja que os discípulos compartilhem o evangelho onde quer que nos encontremos?
Ativo em Missões
Ao
incentivar os alunos a serem ativos no serviço e na missão, nós os ajudamos a
priorizar sua comunidade e aqueles que ainda não ouviram o evangelho. Essa
priorização e ritmo ajudarão os alunos a evangelizar por conta própria, à
medida que assimilam sua escola e colegas a esses lugares e pessoas que
ajudaram em viagens missionárias.
PERGUNTAS AVALIATIVAS A SEREM FEITAS AO SEU MINISTÉRIO
ESTUDANTIL
Centralidade do Evangelho
1. Eu prego o evangelho regularmente na minha reunião de estudantes?
2. Se eu pedisse aos meus alunos que descrevessem o evangelho, eles
poderiam?
3. Meus alunos entendem que o evangelho tem valor antes e depois da
conversão?
4. Meu aluno pode ver as impressões digitais do evangelho nas coisas
cotidianas da vida?
Discipulado Ativo
1. Eu procuro ter mais estudantes, sem priorizar o discipulado
daqueles que eu já tenho?
2. Quais são os passos práticos que quero que os alunos do ensino
fundamental e médio tomem em relação ao seu crescimento espiritual?
3. Como estou ajudando o aluno a crescer nessas quatro áreas:
relacionamento com Jesus, relacionamentos no lar, relacionamentos na igreja e
relacionamento com o mundo?
4. Eu ajudo todos os estudantes na escala de maturidade espiritual a
dar o próximo passo com Jesus?
Uma mentalidade de envio
1. O líder do grupo de jovens é o único motor do discipulado ou os
estudantes e líderes de grupos pequenos ajudam?
2. Se eu pedisse aos meus alunos um exemplo de um campo missionário,
eles considerariam sua escola como um?
3. Meus alunos estão se levantando e compartilhando o evangelho em
suas próprias esferas de influência?
Ativo em Missões
1. Eu tenho oportunidades de serviço para meus alunos?
2. Meu grupo de jovens seria considerado “para a comunidade”?
3. Eu tenho uma oportunidade de viagem de missão de qualidade no
calendário?
Scott
é casado e bem-casado com Bethany e atua como Diretor de Campus Life na Bethel
Church , Hobart / Portage Campus, em Indiana. Ele esteve na
equipe de igrejas locais, dirigindo o ministério de jovens por quatro
anos. Ele adora liderar os alunos em viagens missionárias de curta duração
e vê-los transitar de volta para seus ritmos normais, mas expressando mais plenamente
Jesus em todas as áreas de suas vidas.
[1] Jim Putman, Bobby Harrington e Robert E. Coleman, Discipleshift:
Cinco etapas que ajudam sua igreja a fazer discípulos que fazem discípulos (Grand
Rapids: Zondervan, 2013), p. 78.
Título original: Is your student ministry missional?
URL do original: https://missionalstudent.com/2019/05/17/is-your-student-ministry-missional/
Acesso: 17/05/2019
Tradução: Pr. Robson Santana (Igreja Presbiteriana do Brasil)
URL do original: https://missionalstudent.com/2019/05/17/is-your-student-ministry-missional/
Acesso: 17/05/2019
Tradução: Pr. Robson Santana (Igreja Presbiteriana do Brasil)
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