29 de agosto de 2017

Antes de demitir seu pastor | Thom S. Rainer

Isso aconteceu novamente esta semana.


Um pastor me contatou para me informar que seus diáconos pediram sua renúncia. O motivo? Nenhum deles foi realmente claro sobre isso. O melhor que posso discernir a questão é a mudança, ou o passo da mudança.

A igreja é conhecida na região negativamente como uma "igreja devoradora de pastor". Figurativamente, eles comem pastores e os cospem. E está acontecendo de novo.

Eu compreendo. A culpa nem sempre reside na igreja. Os pastores não são perfeitos, e muitos deles fizeram algumas coisas que podem merecer dispensá-los. Mas esse não é o caso da grande maioria das igrejas onde tenho detalhes e boa familiaridade.

Dito de formar simples, pastores demais estão sendo demitidos. Parece uma epidemia.
Então, por favor, líder da igreja, considere estas palavras antes de dispensar seu pastor. 

Por favor, respire e veja se alguma das minhas advertências acertou em cheio.

1. Ore com mais fervor. Você está prestes a tomar uma decisão que moldará sua igreja, o pastor e a família do pastor nos próximos anos. Certifique-se de ter orado e orado e orado sobre essa decisão.

2. Compreenda plenamente a consequência para sua congregação. Uma igreja é marcada uma vez que dispensa um pastor. Membros saem. Visitantes costumeiros que podem se tornar membros se afastam. O moral é devastado. A igreja tem que passar por um período prolongado de cura, onde pode não ter muito foco externo.

3. Ouça outras vozes. Muitas vezes, comitês de pessoal, diáconos ou presbíteros decidem dispensar um pastor porque escutam alguns descontentes. Conheço uma igreja com um comitê de pessoal fraco que demitiu um pastor depois de ouvir um pastor executivo e um diácono mandão. E eles nunca pediram para ouvir o lado da história do pastor.

4. Considere a reputação da igreja na comunidade. Você está prestes a receber o rótulo: "A igreja que demitiu seu pastor". Essa será sua identidade por algum tempo.

5. Procure a mediação. Existem algumas fontes de mediação muito boas disponíveis. Por que não, pelo menos, dar uma chance antes de tomar uma decisão precipitada e muitas vezes desinformada?

6. Deixe o seu pastor saber o porquê. Olhe para o número três novamente. Essa igreja nunca disse ao pastor por que ele estava sendo dispensado. Sério. Acho que é difícil explicar que o diácono e o pastor executivo orquestraram um golpe de sucesso. Estou impressionado com quantos pastores não sabem por que estão sendo afastados. Isso é covarde. Isso não é parecer com Cristo.

7. Considere um plano de transição. Outra igreja abordou sua situação com maior sabedoria e ação cristã. Eles compartilhavam com tristeza ao pastor que a química não estava funcionando entre ele e muitas pessoas da congregação. Mas, ao invés de demiti-lo, deixaram que ele continuasse por até um ano para encontrar outra igreja. É sempre mais fácil encontrar uma igreja se você tiver uma igreja.

8. Seja generoso. Se sua igreja tomar a decisão de despedir seu pastor, seja generoso com indenizações e benefícios. Não trate seu pastor como uma organização secular pode tratar um empregado. Mostre ao mundo a compaixão e generosidade cristãos.

Términos de relacionamento pastor-igreja abruptos são infelizmente comuns. Considere estes oito pensamentos antes de sua igreja tomar uma decisão tão séria e duradoura.

Thom S. Rainer

________
Título original: Before you fire your pastor
URL do original:  http://thomrainer.com/2017/08/before-you-fire-your-pastor/
Acesso: 29/08/17
Tradução: Pr. Robson Santana (Igreja Presbiteriana do Brasil)
Revisão: Pr. Walter Leite (Igreja Batista Betel – Aracaju – SE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser