25 de maio de 2017

Por que os filhos precisam ser ensinados a obedecer? | John MacArthur Jr.

As Escrituras dizem claramente que os filhos devem obedecer aos pais. O Quinto Mandamento diz que os filhos devem honrar aos pais. Pelo menos uma dúzia de versículos somente no Livro de Provérbios exortam os filhos a obedecer a seus pais. Efésios 6.1-3 diz: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe - que é o primeiro mandamento com promessa - para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra).”

Por que os filhos precisam obedecer? Porque lhes falta maturidade nas quatro principais áreas da vida que são essenciais à independência. Essas áreas são delineadas em Lucas 2.52. Ali é dito que Jesus cresceu em quatro sentidos: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. Embora fosse perfeito e sem pecado, nosso Senhor cresceu mentalmente, fisicamente, socialmente e espiritualmente como uma criança. Estas são as quatro áreas em que todas as crianças precisam desenvolver-se.

As crianças precisam crescer em maturidade intelectual. Elas carecem de sabedoria. Faltam-lhe conhecimento, instrução e capacidade de julgamento. Quando um bebê nasce neste mundo, seu cérebro está quase completamente sem nenhuma informação. O que quer que ele venha a saber precisa ser-lhe ensinado. Ele não sabe o que é certo e errado; não sabe quais são os alimentos bons para comer; não sabe o que deve ou não colocar na boca; nem mesmo tem condições de sair dos limites seguros de sua casa. Todas essas coisas precisam ser ensinadas, e a infância é a época certa para aprendê-las.

As crianças também precisam desenvolver a maturidade física. Elas nascem frágeis e incapazes de sobreviver por si próprias. É um longo processo até que obtenham força e coordenação. No início precisam ser alimentadas, trocadas e controladas em suas necessidades básicas. Não são capazes de defenderem-se ou sobreviverem sozinhas no mundo. É responsabilidade de seus pais protegê-las.

As crianças também precisam alcançar maturidade social. A característica mais perceptível em uma criança quando ela vem ao mundo é o egoísmo absoluto. Ela quer as coisas imediatamente, e pensa que todas as coisas ao alcance de suas mãos e vista lhe pertencem. É difícil ensinar uma criança a compartilhar, a falar nos momentos apropriados, e a ser humilde. Nada disso é natural em criança alguma.

Finalmente, as crianças precisam de maturidade espiritual. Uma criança não cresce naturalmente para amar a Deus. As Escrituras sugerem que mesmo as crianças menores têm algum conhecimento inato de Deus (Rm 1.19), mas, sem instrução adequada, isso será levado pelo vento. Sua própria depravação as destruirá. É responsabilidade dos pais conduzi-las na direção certa. Provérbios 22.6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." A obediência da criança é a ferramenta que a leva à maturidade em todas as áreas.

John MacArthur Jr. 
Como Educar Seus Filhos Segundo a Bíblia, pp. 187-188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser