7 de março de 2017

Paz no meio da tempestade | Mensagem em Marcos 4.35-41

  INTRODUÇÃO

As tempestades são inevitáveis. Vêm para todos e são variadas. Tem a ver com casamento, filhos, doenças, finanças, enfim, todas as áreas da vida.
As tempestades são imprevisíveis. Não dá aviso. Quando os discípulos pegaram aquele barco no final da tarde estava tudo tranquilo, mas de um momento para outro tudo mudou. Assim acontece conosco. Há momentos em que tudo está indo bem, e muda de ponta cabeça. O mundo parece sumir debaixo de nossos pés.
Pelos menos quatro ex-pescadores conheciam muito bem aquele lago que possui 21km de comprimento por 14km de largura (aproximadamente). Sabiam que era cercado pelas montanhas de Golan, que afunilam os ventos e surgem tempestades repentinas, mas eles não sabiam quando isso iria acontecer.
As tempestades além de inevitáveis e imprevisíveis, normalmente são inadministráveis. Como disse, alguns discípulos conheciam muito bem aquele lago, mas eles não conseguiram lidar. Quando as coisas se tornam assim, não podemos esquecer que Deus está no controle.
Em quarto lugar, as tempestades são pedagógicas. Deus não quer nos destruir, mas exercitar a nossa fé. Deus quer nos ensinar. O apóstolo Paulo passou por muitas lutas e dificuldades de tudo que é jeito em seu ministério, ele disse que “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28).
Paulo ainda nos ensina: “É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2Co 1.4). Deus trabalha em nós, depois nós trabalhamos na vida dos outros.

Aprendemos nesse relato 4 lições preciosas:

1) ESTAR EM CRISTO NÃO NOS ISENTA DE ENFRENTAR TEMPESTADES
Os Doze que foram chamados por Jesus estavam andando de forma obediente na sua vocação.
Estavam no processo de discipulado e aprendizado.
Estavam dando testemunho que agora criam em Jesus, apesar da oposição dos religiosos não aceitavam a Cristo.
Porém, vemos esses discípulos passando por grande apuro mesmo andando com Jesus.
Jonas passou por aquela tempestade para voltar ao caminho da obediência. Mas aqui eles estavam naquele barco porque Jesus mandou.
Desse modo, nós também não devemos imaginar que nossa caminhada seja o tempo todo tranquila.
Mesmo com Jesus, não devemos estranhar as enfermidades, perdas, privações, decepções, como qualquer outra pessoa.
Somos salvos e lavados no sangue de Jesus.
Um céu glorioso na presença de Deus nos espera.
Mas Ele não nos prometeu livrar das aflições comuns a todos os homens que passam por esse mundo.
As aflições nos ensinam lições preciosas, além de nos levar aos pés do Senhor em oração.
As tempestades da vida nos fazem ver nossa fraqueza, purifica nossos sentimentos e nos faz desejar o céu.
Sl 119.71 diz: “Foi me bom ter eu passado pela aflição”.
No final das contas, iremos agradecer a Deus pelos tempos de aflição.

2) JESUS MANIFESTA MAIS UMA VEZ SUA HUMANIDADE
 O texto diz que Jesus estava “dormindo”.
O barco sendo assaltado por ondas de vento e Jesus descansando.
Jesus era igual a nós na semelhança de seu corpo.
Ele tinha fome, sede, dor, cansaço, como nós.
Jesus havia passado o dia inteiro atarefado nas coisas do Pai: pregando, ensinando e curando.
E em tudo que fazia nos dava o exemplo.
Isso é muito importante porque Ele não somente sabe das nossas aflições, mas ele mesmo as sentiu no seu próprio corpo.
Ele nos compreende muito bem. Ele sentiu as mesmas dores que nós. E outras maiores ainda.
Hb 4.15 deixa isso muito claro: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes ele foi tentando em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado”.

3) JESUS MANIFESTA SUA DIVINDADE, SEU PODER ILIMITADO
No meio daquela tempestade, Jesus fez algo impossível aos homens.
O texto diz que “...repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança”.
NTLH: “... falou duro com o vento e disse ao lago: — Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo”.
Em poucas palavras Jesus transformou um mar revolto em um lugar tranquilo e calmo!
Ele pode falar isso porque foi Ele que com a Sua palavra criou o Universo. Ele disse: “haja” e veio tudo a existir.
O vento conhecia a voz do Seu Senhor. E como servo obediente, ficou quieto e silencioso.
Essa é uma grande lição: “para Jesus nada é impossível”.
Nada que aconteça conosco, fora de nós ou dentro de nós, é mais poderoso que Jesus!
Não existe problema, dificuldade, enfermidade ou até mesmo pecados, que Jesus não possa lidar.
Não existe coração inquieto, angustiado e abatido, que ele não possa acalmar.
Ele pode e tem dito muitas vezes aos seus filhos: “Silêncio! Fique quieto!”.
Nenhum tipo de problema pode vencer o povo de Deus, desde que ele esteja com Deus e Deus com ele. “Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Rm 8.31).
“Maior é aquele que é por nós do que todos que são contra nós” (J. C. Ryle)

4) JESUS REVELA SUA PACIÊNCIA E MISERICÓRDIA COM SEU POVO
Os discípulos, muitos deles familiarizados com o lago, ficaram angustiados, demonstrando fraqueza e medos absurdos.
Parece que esqueceram de todos os milagres que viram com seus olhos. O foco se tornou a situação presente.
Então vão acordar Jesus e reclamar:
“— Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?” (v.38 - NTLH)
Mesmo diante dos temores e falta de fé, Jesus não os repreende severamente.
Ele diz com ternura: “— Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” (v.40).
“Eles tinham o Senhor do vento e das ondas com eles no barco. Ele ainda era Mestre, mesmo que dormindo na tempestade. Ainda não tinham chegado a sentir que Jesus era realmente Senhor da natureza. Eles haviam aceitado a sua Messianidade, mas todas as suas conclusões sobre Jesus ainda não eram totalmente claras. Como semelhantes a nós em nossos problemas eles eram! (parafraseando Robertson)
 A grande lição aqui é que Jesus é cheio de compaixão e misericórdia.
Ele é igual para nós hoje. Ele tem simpatia por nós. Ele nos ama e abençoa.
“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem” (Sl 103.13).
Apesar de nós, Ele nos sustenta. Apesar dos nossos erros, Ele nos restaura. Seu amor e paciência estão além da nossa compreensão.
Como Deus, Ele nunca muda. O coração fraterno de Jesus no mar da Galileia é o mesmo hoje.
Isso nos ensina também a sermos bondosos e graciosos com nosso próximo.

FINALIZANDO...
Depois de aprender sobre o grande milagre que Jesus realizou acalmando uma tempestade, fazendo tudo ficar tranquilo e calmo. Depois de aprender da paciência amorosa de Deus para conosco. Resta-nos sermos tocados por um profundo temor de Jesus!
Devemos ter ao mesmo tempo medo e reverência. Jesus é maior do que possamos imaginar. Uma mãe pode secar as lágrimas de um filho. Um mecânico pode consertar um carro. Um médico pode realizar uma cirurgia e prescrever remédios que curam. Mas só Deus pode mudar o tempo. Só Deus pode fazer cessar os ventos.
Que sejamos maravilhados com Jesus como aqueles discípulos: “quem é este?” Este é Jesus. Aquele que salva e cuida do Seu povo. 
Este texto finaliza focando a pessoa de Jesus. Depois de tudo que Jesus falou e os milagres que fez, quem é Jesus para você?

Robson Rosa Santana

Um comentário:

  1. Boas palavras, como me encontro ainda na tempestade, peço ao meu Deus misericordioso,que aumente a minha Fé, e sei também que tudo passará, e será passado.

    ResponderExcluir

Você pode comentar aqui se quiser