26 de abril de 2011

É Bom Agradar as Pessoas; É Ruim Agradar as Pessoas

Por John Piper    
    A vida não é simples. A linguagem não é simples. Diferentes situações na vida exigem diferentes modos de viver. A linguagem que descreve estas diferenças pode ser muita confusa.
    Por exemplo, Paulo diz que ele tenta agradar as pessoas e que ele não tenta agradar as pessoas. Ouvintes sábios são lentos para julgar. Presumem que ele não está falando de ambos os lados de sua boca.
    Ele diz aos coríntios, “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos” (1 Coríntios 10.32-33).
    E então ele diz aos gálatas, “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1.10).
    E aqui está uma ilustração concreta da vida real de ambos os compromissos: agradar e não agradar.
    Quando Paulo chamou Timóteo em seu o obra ele tinha o circuncidado. Por quê? Aqui está a resposta: “Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego” (At 16.3).
    Em outras palavras, Paulo procurou evitar pedras de tropeços desnecessárias em seu evangelismo entre os judeus. Ele era livre para circuncidar ou não. Assim fez. Nesse sentido ele procurou agradá-los.
    Mas em Jerusalém, onde o povo estava exigindo a circuncisão para ser salvo (At 15.1), Paulo viu que o próprio evangelho estava em jogo. Então ele diz, “Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se” (Gl 2.3).
    Em outras palavras, ele não agradou àqueles que queriam que Tito fosse circuncidado. Por que ele não cedeu? Ele responde: “aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós” (Gl 2.5)
    Isto exige grande discernimento do evangelho. Não queremos colocar obstáculos desnecessários no caminho do evangelho. Agradar ou não agradar? Sim. E um modo que sabemos isso é perguntando: O evangelho avançará? O evangelho será comprometido?


Traduzido por: Robson Rosa Santana
Copyright©2011 Desiring God Ministries

FAÇA SEU COMENTÁRIO!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eai pastor
    Heim, eu keria pedir um favor p/ o senhor
    queria q o senhor me dissece uma opinião teologica sobre o assunto da 1ª postagem do meu blog:

    http://politicacomvsr.blogspot.com/2011/05/movimento-negro.html

    Eu keria uma opinião teologica e a sua opinião pessoal tambem, pode escrever como comentário lah, lhe agradeço se atender este pedido!!
    t+
    abração

    ResponderExcluir

Você pode comentar aqui se quiser