17 de outubro de 2008

DECLARAÇÃO SOBRE MISSÃO

Declaração Adotada pelo Concílio Ecumênico Reformado – Atenas 1992*

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PREFÁCIO
A Igreja de Jesus Cristo tem o privilégio e a obrigação de participar na missão do Deus Triúno. Porém, vários pontos de vista existem em relação ao que esta missão é, mais especificamente, é a tarefa da Igreja em relação aos propósitos de Deus para a humanidade.

Alguns cristãos diriam que a missão é tudo que a Igreja é enviada ao mundo para fazer. Outros sentem que tal definição está por demais ampla e mantêm que a proclamação do Evangelho e a salvação das almas perdidas são a missão específica da Igreja. Ainda outros não vêem a necessidade de proclamar o Evangelho com vista à conversão de pessoas e sua incorporação na Igreja. Uns poucos estão começando a expressar dúvidas acerca da exclusividade de Cristo e a necessidade da fé Nele para a salvação.

Entre os cristãos Reformados também existe desentendimento acerca da natureza da missão, sua oportunidade e seus desafios. As Confissões Reformadas, sendo um produto do século 16, dizem pouco sobre missão de um modo explícito. Para a Igreja daqueles dias, as marcas da verdadeira Igreja não incluíam o executar da Grande Comissão.
Esta declaração é dirigida a todas as Igrejas Membro do REC[1], para dar direção à implementação da tarefa missionária.
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1. O foco central da Escritura é o interesse redentor de Deus pela humanidade e seu universo criado. Nas páginas das Escrituras nós somos confrontados com o fato impressionante de que Deus se recusa a abrir mão de um mundo rebelde. Ele está determinado a recriar o gênero humano caído, juntamente com toda a criação, a seu propósito inicial. O Antigo e o Novo Testamento mostram que nosso Deus é um Deus que envia. Ele enviou profetas, apóstolos e anjos, e finalmente Ele enviou Seu Filho unigênito (Hebreus 1.1-4). A própria existência da Escritura dá testemunho do fato que Deus estende a mão em amor a Seu mundo caído.

2. Missão é a obra do Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. Esta missão de Deus (missio Dei) expressa o interesse de Deus pela salvação do mundo em todas as suas dimensões e culminará em Seu Reino de Paz.

O chamado de Abraão e de seus descendentes tinham um propósito a longo alcance em mente, ou seja, a salvação das nações (Gn 12.3). O povo de Deus do Antigo Testamento era para servir como testemunha do propósito de Deus para TODA a humanidade. Deus pretende, e em Seu Filho garante, a restauração de um mundo perdido para Si mesmo.

3. Essa missão de Deus é abrangente porque a totalidade da criação pertence a Ele (Sl 24.1). Todavia, nessa excelente criação, veio um Enganador, aquele que corrompe a humanidade, desfigura e procura destruir as obras de Suas mãos. Porém, nosso Deus é o Rei de toda a terra, e Ele não abandonou sua criação ao Diabo. Seu interesse é dirigido para a salvação de pessoas e para a redenção de toda a ordem criada da escravidão e da decadência. O conflito básico na criação é o contexto em que Deus enviou Seu Filho. O propósito sobressalente (overarching) da missão de Deus é a expressão de Sua glória (Sl 18.49; Rm 15.9).

4. A vitória do Reino de Deus foi alcançada na obra redentora de Jesus Cristo, que é a esperança do mundo. Deus Pai o enviou ao mundo para fazer revelar os pecados de Seu povo. Cristo voluntariamente esvaziou-se de Sua glória, tornou-se um ser humano, sofreu e morreu uma morte vergonhosa na cruz pela segurança de Seu povo. (Fp 2.6-11). Sua ressurreição dentre os mortos no terceiro dia foi tanto o testemunho da Filiação divina assim como evidência de Sua vitória sobre os poderes do pecado, da morte e do inferno (Rm 1.4). Visto que Deus graciosamente declara Seu povo justo e perdoado sobre a base da expiação de Cristo, que ele aceitou em lugar do castigo deles.

A despeito do fato de que o caráter único da fé cristã é questionado em alguns círculos, a igreja testifica claramente a exclusividade de Cristo. Ele é o único mediador entre Deus e a raça humana (I Tm 2.5; Jo 14.6). Jesus não é, então, para ser considerado como um mestre religioso entre muitos, mas como o Único que é para ser confiado e adorado. Ele é o único Salvador do mundo.

5. A Igreja é reunida por Deus através de Seu Espírito Santo dentre a raça humana inteira como uma comunidade escolhida para a vida eterna e unida pelo Espírito Santo na fé verdadeira. A Igreja no Novo Testamento é uma comunidade, que tem sua origem no Espírito Santo e conduzida ao ministério capacitada pelo mesmo Espírito (Fp 2.1). Os dons carismáticos mencionados em I Coríntios 12.7-11 e outras passagens têm como seu propósito essencial a capacitação do povo de Deus para ministrar a outros a graça de Deus em Cristo. A Igreja só pode ser tal agente de reconciliação quando ela vive obedientemente ao Senhor (I Pe 2.11, 12).

6. A missão da Igreja (missio ecclesiae) é derivada da missão de Deus (missio Dei). A Igreja é o Corpo de Cristo harmonizado e participa na missão do Deus Triúno. A vida da Igreja manifestada através de cada congregação local existe para ser adequada ao chamado e propósito de Deus, ativamente procurando estender as fronteiras de Seu Reino (Mt 28.18-20; II Co 5.20; Is 49.6). O fundamento, o objetivo, a tarefa e o conteúdo do ministério da Igreja deriva da comissão do Senhor ressurreto. Como o Pai enviou o Filho ao mundo assim Ele envia Seu povo ao mundo (Jo 20.21).

7. Cristo já obteve a vitória sobre o pecado e a morte, mas a batalha ainda não está terminada. A Igreja, como instrumento de Cristo, continua a luta contra o reino de Satanás, onde as pessoas estão escravizadas na ignorância, avareza, auto-adoração e opressão. Como povo de Cristo, a Igreja deve demonstrar o poder de Deus sobre as forças do mal. Como a Igreja convoca pessoas à fé pela proclamação da Palavra de Deus, ela é chamada para atestar ministérios, mostrar o poder salvador de Deus e às vezes para participar no sofrimento.

8. A Igreja tem uma variedade de ministérios para os seus próprios membros e para as pessoas além de suas fronteiras. No pensamento e fala proféticos, em serviço sacerdotal e estilo de vida, e em sua promoção real da justiça, a Igreja deve demonstrar o que significa ser cidadãos do Reino.
É a tarefa da nova comunidade de Cristo:

a. Proclamar a Palavra de Deus a um mundo caído.
b. Erigir sinais do Reino presente e vindouro através de seu ministério ação.
c. Estabelecer a comunidade do povo de Deus.
d. Dar a Deus a adoração e a honra que Lhe é devida.
Todos esses quatro ministérios são essenciais e cada um é entrelaçado como os outros. Todavia, a salvação do mundo e seu povo é supremamente presente na primeira tarefa, e isto forma o coração e centro da missão da igreja.

9. Assim, a Igreja é uma presença missionária no mundo. Não existe outra Igreja que não seja a Igreja que é enviada ao mundo. A Igreja como um todo e cada membro individual tem uma obrigação em dependência da graça de Deus para orar pelo mundo, proclamar o Evangelho e ser bons mordomos de Sua criação.

10. A salvação que Deus tem preparado não é restrita à incorporação de indivíduos na Igreja. O alvo da salvação é a redenção do universo. Visto que a salvação é tão abrangente, a missão da igreja é igualmente abrangente. Inclui o chamamento de homens e mulheres da morte para a vida, mas também inclui combater o caos na ordem criada e nas estruturas sociais, e deve também revelar o Reino das Trevas e os ídolos de nosso tempo, denunciar o pecado de avareza e a busca singular de riqueza econômica, e confrontar os poderes que são responsáveis por várias formas de males estruturais e sistêmicos. A obra diaconal, humanitária é integral para a missão cristã, mas deveria diferir claramente daquela conduzida pelas agências seculares. A dimensão, o chamado, a salvação em palavra e obra, permeia a obra da missão cristã.

11. A transformação da sociedade engloba cada condição de transformação da existência humana de tal modo que as pessoas possam ter vida abundante de acordo com o propósito de Deus. Tal transformação acontece através da fé e da obediência a Cristo. Através da fé Nele vidas humanas são livres da escravidão do pecado e de si mesmos para a liberdade de servir a Deus e ao próximo (Rm 5.1; II Co 5.17).

12. Em cada país do mundo, a Igreja se encontra em uma situação missionária. O grande movimento de povos em nosso tempo tem intensificado o desafio missionário, e os enormes problemas sociais exigem atenção urgente e envolvimento profundo. Desse modo, as Igrejas Reformadas em qualquer lugar são chamadas para cumprir sua missão em amor e justiça, paz e verdade, será demonstrado e estendido como feridas sociais que são tratadas e curadas, e as pessoas serão atraídas a Cristo e à comunidade de Seu Corpo.

13. A missão da Igreja é focalizada sobre a promessa bíblica de um novo céu e uma nova terra, onde o amor, a paz e a justiça habitarão (Sl 85.7-13; Is 65.17-25; Ap 21.1,2). A nova criação que começou em Jesus finalmente virá à plenitude em Seu retorno. Naquele tempo tudo da vida será completamente libertado do poder do caos, do pecado e da morte e a Majestade do Senhor será perfeitamente manifestada (I Co 15.28).

14. O chamado missionário da Igreja e a unidade da Igreja são indivisíveis (Jo 17.21). A credibilidade da Igreja e a missão do Evangelho são comprometidas quando a Igreja falha em demonstrar sua unidade essencial em Cristo. É imperativo que a Igreja incorpore os princípios do Reino de Deus e se esforce para expressar a unidade do Espírito localmente e mundialmente.
Conclusão
Por esta declaração nós, Igrejas Reformadas, declaramos nossa disposição e ânsia de unir-se na missão de Deus dirigida à salvação dos seres humanos e à restauração da criação. Isso implica que nós nos colocamos com Deus contra todas as injustiças, que levam pessoas criadas à imagem de Deus a serem violentadas, e que causam paz como objetivo maior de Deus para a criação de ser destruída. Nós declaramos mutuamente nossa concordância de participar na obra com um espírito de harmonia e cooperação.

Nós, além disso, encorajamos outras igrejas que participem nesta visão, mas pode não ser em uma sociedade imediata conosco, a unir-se conosco em uma causa comum de trazer a salvação de Cristo a cada criatura de forma que todos e tudo em toda a criação possam regozijar-se na vinda do Reino de Deus, onde Ele reinará para sempre.




* REFORMED ECUMENICAL COUNCIL. Statement on Mission. Athens, 1992. www.gospelcom.net/rec/missionstatement.html, [acesso em 30 de mai. 2002]. Traduzido por Robson Rosa Santana, Jun-2002.
[1] Reformed Ecumenical Council (Concílio Ecumênico Reformado). Nota do tradutor.

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