16 de outubro de 2015

Propósito

"O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade” (Pv 16.4)
Nada do que Deus criou foi sem sentido, sem razão, sem propósito. Às vezes nos perguntamos a respeito de determinados bichos e insetos: para que Deus fez isso? Pode ter certeza que há um propósito, algum objetivo. E se para os seres inferiores Deus tem propósito para cada um, imagine para nós seres humanos, criados a Sua imagem e semelhança!
    Assim como todas as coisas, Deus nos criou com o propósito principal de glorificá-lO e desfrutar da Sua presença, tanto nesta vida e como na por vir. O apóstolo Paulo entendeu isso claramente: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36). Embora façamos muitas coisas nesta vida que pareça não ter ligação com culto e adoração a Deus, na verdade tem. Pois essas coisas secundárias devem servir de meio para o nosso fim principal de glorificar a Deus.
Glorificamos a Deus através da nossa vida de consagração ao Senhor e comunitariamente como Igreja, Corpo vivo de Cristo. A grande questão é entender como usar os nossos dons para que a Igreja cumpra também o seu propósito, pois a Igreja cumpre a sua finalidade por meio da individualidade de cada membro da Igreja, ou seja, de mim e de você.
O propósito principal da Igreja é adorar a Deus. A Igreja adora em resposta a Sua revelação de quem Ele é e em gratidão ao que Ele fez por nós, por meio de Jesus Cristo. Adoração é estilo de vida. Não é simplesmente entendimento conceitual, mas, principalmente, experiência pessoal com o Deus Trino.
Outro propósito é a evangelização. Há um desejo genuíno de Deus de que pecadores do mundo inteiro sejam salvos por meio de Jesus. As últimas palavras de Cristo antes da sua ascensão aos céus enfatizam esse fim: “... Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15; leia também Mt 28.18-20; Lc 24.44-49; Jo 17.18; At 1.8). A Igreja foi enviada a pregar o evangelho a todas as pessoas (Jo 20.21).
A educação cristã é o objetivo que dá direção a tudo na Igreja, uma vez que a Palavra de Deus é luz para o caminho e lâmpada para os nossos pés (Sl 119.105). Educação significa o ensino da doutrina sadia da Bíblia (2 Tm 3.16-17; At 2.42).
A ação social é o serviço que a Igreja deve realizar como reflexo do amor e da misericórdia para com aqueles que necessitam da nossa ajuda material, primeiramente para com os irmãos da fé (Gl 6.10), mas também aos não crentes (Mt 4.23, 9.35).
Por fim, não em último lugar, pois todos os propósitos da Igreja devem ser realizados ao mesmo tempo, vem a comunhão. A comunhão tem origem na palavra comum. A igreja é a comunidade dos lavados e remidos no sangue de Cristo. Temos em comum Jesus, que nos faz filhos de Deus; e como filhos, devemos viver como família unida.
Pessoalmente Deus te fez com um propósito. Você não está aqui por acaso. Sua vida tem sentido. Jesus lhe deu vida abundante (Jo 10.10). Mas o que você tem feito para cumprir o propósito de Deus para sua vida, bem como cumprir os Seus propósitos para a Igreja? Deus quer que você participe e se envolva ativamente dos trabalhos da Igreja! Ele pode contar com você?
Pr. Robson Rosa Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser