19 de junho de 2011

Batismo com o Espírito Santo e Línguas

     QUANTO AO BATISMO COM O ESPÍRITO E LÍNGUAS, o que creio, conforme embasamento bíblico, é que existe sim o batismo com o Espírito. João Batista falou que Jesus é aquele que batiza com o Espírito e foi isso que Ele fez no dia de Pentecostes.
João 1.33: “Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo” (ver também Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16).
     Jesus confirma esse ensino quando diz:
     At 1.5: “Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”.
     Pedro diz que foi Jesus quem derramou do Espírito no dia de Pentecostes:
     At 2.33: “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis”.
     Que línguas eram essas? Em Atos 2 fica claro que eram nas línguas e dialetos de todos aqueles que foram adorar a Deus em Jerusalém na festa de Pentecostes:
     Atos 2.8: “E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?”
     O Espírito, desse modo, foi derramado em Atos 2 (Jerusalém); Atos 8 (Samaria); Atos 10 (Cesaréia) e Atos 19 (Éfeso). Enfatizando que o Espírito de Deus e a sua salvação se estendem, não só a Israel, mas a todo o mundo.
     O que a Bíblia não fala é que o sinal do batismo com o Espírito Santo seja sempre o falar em línguas. Línguas, de acordo com o ensino de 1 Corintios 12 e 14, é um dos dons do Espírito. E que nem todos que são batizados com o Espírito, no sentido de serem convertidos a Cristo, que é o que a Bíblia ensina, têm de falar em línguas.
     Vejamos:
     1 Co 12. 28-30: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente”
     É interessante que o apóstolo coloca o dom de língua em último na lista de dons e ainda faz a pergunta que muitos não querem compreender: “Falam todos em outras línguas?”. A resposta todos nós sabemos: NÃO! Cada um tem um dom (ou mais) e assim um edifica o outro.
    Ou seja, eu não preciso complementar minha salvação com as línguas. Batismo com o Espírito refere-se ao momento da nossa conversão. Falar em línguas é um dom que o Espírito distribui conforme a sua vontade soberana, “como lhe apraz” (1 Co 12.12).
Pr. Robson Rosa Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser