21 de agosto de 2017

Por que leva cinco a sete anos para tornar-se o pastor de uma igreja | Thom S. Rainer



Você é o novo pastor da igreja. As expectativas são importantes da sua parte e da parte dos membros. Talvez você celebre com algum tipo de culto de instalação.

Você está pronto para liderar e mover a igreja para a frente. Afinal, você é o pastor. Certo?

Errado.

Na maioria das igrejas estabelecidas, há um período prolongado antes que os membros da igreja como um todo o abracem como pastor. Quando chega esse tempo, a maioria dos pastores desfruta dos seus melhores e mais alegres anos de ministério.
Mas a maioria dos pastores nunca chegou ao quinto ano, muito menos ao sétimo ano. Então, por que leva cinco a sete anos para ser abraçado como o pastor das igrejas mais estabelecidas? Aqui estão sete razões comuns.

1. Demora muito tempo para entrar em padrões de relacionamento estabelecidos. Muitos dos membros existem há décadas. Eles têm seus amigos, familiares e grupos de relacionamento. Os pastores não entrarão significativamente em muitos desses relacionamentos por vários anos.

2. Você está criando novas maneiras de fazer as coisas. Você pode não pensar que você é um grande agente de mudança, mas sua presença como o pastor muda as coisas de forma significativa. Você lidera de forma diferente. Você prega de forma diferente. Sua família é diferente. A igreja tem que se ajustar a todas as mudanças que você traz antes de começar a abraçá-lo completamente como pastor.

3. A maioria dos relacionamentos não se estabelece totalmente até que eles passem por um ou dois grandes conflitos. O primeiro ou segundo ano são seus anos de lua de mel. A igreja acha que você é absolutamente excelente. Então você faz algo, lidera algo, ou muda algo que seja contrário às suas expectativas. Acontece o conflito. Você não é mais o melhor. Então você tem dois anos de lua de mel, um a dois anos de conflito, e um a dois anos para chegar do outro lado do conflito. Então você se torna pastor em cinco a sete anos.

4. A igreja está acostumada a pastores de curto prazo. Muitas igrejas raramente veem um pastor chegar ao quinto, sexto ou sétimo ano. Eles nunca aceitam completamente o pastor, porque eles não acreditam que o líder irá superar o primeiro grande conflito.

5. Pastores anteriores feriram alguns membros da igreja. Há muitas razões para essa realidade, algumas compreensíveis e outras não. Em ambos os casos, um pastor anterior prejudicou alguns membros da igreja, e os membros levam vários anos para aceitar um novo pastor e aprender a confiar novamente.

6. A confiança é cumulativa, não imediata. Essa realidade é especialmente verdadeira em igrejas estabelecidas. Independentemente de como o ministério se desenrola, simplesmente leva tempo antes que os membros da igreja estejam dispostos a dizer com convicção: "Esse é o meu pastor".

Eu sei. Gostaria que pudéssemos estalar os dedos e desfrutar da confiança imediata. Mas, na maioria das igrejas, simplesmente não vai acontecer rapidamente. Serão necessários cinco a sete anos.

Você está disposto a ficar para desfrutar o fruto de um pastorado de longo prazo?


Thom S. Rainer
________
Título original: Why it takes five to seven years to become the pastor of a church
Acesso: 21/08/17
Tradução: Pr. Robson Santana (Igreja Presbiteriana do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser