9 de agosto de 2017

Não se ponham em jugo desigual (2 Coríntios 6.14-7.1)

     INTRODUÇÃO
     J. C. Ryle, num pequeno texto intitulado “O Temor de um Pastor", disse:
"O que eu temo em relação a você? Tudo.Temo que você persista em continuar rejeitando a Cristo, até que perca a sua alma. Temo que você seja entregue a uma mente reprovável e não desperte jamais. Temo que você chegue a tal dureza de coração e morte, que nada romperá o seu sono, exceto a voz do arcanjo e da trombeta de Deus. Temo que você se agarre a este mundo fútil, com tanto apego que nada poderá separá-lo dele, exceto a morte. Temo que você viva sem Cristo, morra sem perdão, ressuscite sem esperança, receba julgamento sem misericórdia e seja lançado inevitavelmente no inferno".
 De fato, não há maior tristeza para um pastor do que saber que suas ovelhas estão doentes espiritualmente, que estão em pecado, que estão se colocando em zona de perigo, que estão desprezando a Palavra do Senhor, envergonhando o nome de Jesus e da igreja que frequenta.
Quanto a isso Pedro adverte: “No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedices, orgias e farras, e na idolatria repugnante" (1 Pe 4.3)

   A TESE DE PAULO (v. 14a:): "O CRENTE NÃO PODE SE COLOCAR EM JUGO DESIGUAL COM OS INCRÉDULOS"
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos"
Jugo desigual era colocar numa mesma canga um boi e um burro. Eles são diferentes fisicamente. Um maior do que o outro. As passadas eram diferentes. (Lv 19.19; Dt 22.10). Logo, a terra que seria arada ficaria irregular, ficaria um trabalho mal feito. Porque a canga deve ser posta em animais da mesma espécie.
Desse modo, de um modo espiritual, o crente é diferente de um incrédulo. Isso não quer dizer que não devemos falar com pessoas descrentes ou ter certa amizade com eles. Porque se fosse assim Jesus nos tiraria do mundo.
Mas, de acordo com a Bíblia, há certo tipo de relacionamento com os incrédulos e com a sua prática de viver, que é totalmente oposta ao modo de viver de um cristão verdadeiro. Não tem como o cristão compartilhar certas coisas com os incrédulos. Paulo é enfático: "não se ponham em jugo desigual com eles!".

     OS EXEMPLOS DE PAULO (v.14b-16a): COMUNHÃO IMPOSSÍVEL
5 comparações vigorosas de Paulo:
“(1) porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidadeOu (2) que comunhão, da luz com as trevas? (3) Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou (4) que união, do crente com o incrédulo? (5) Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?”

Paulo adverte contra:
(1) Relações fixas namoro, noivado, casamento. A tendência é que os que não têm Deus influenciem os que têm.
1 Co 2.14: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”
1 Co 7.39: “A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor”.
(2) Em conversas comuns
1 Co 15.33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
(3) Não se unir em comunhão religiosa com eles.
Ecumenismo. Participar de outros tipos de cultos, que não verdadeiramente a Deus.

   O MOTIVO DA SEPARAÇÃO DESSAS COISAS (v.16-18): SOMOS SANTUÁRIO DE DEUS.
“16b Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.”

    CONCLUSÃO
   2 Co 7:1 "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”.
 C. H. Spurgeon: “Se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo”.
Charles E. Fuller: “Comunhão com Deus significa luta com o mundo”.
Leonard Ravenhill: “As grandes águias voam sozinhas; os grandes leões caçam sozinhos; as grandes almas andam sozinhas - sozinhas com Deus”.
João Calvino: “Nada é mais perigoso do que nos juntarmos aos ímpios”.
 Pr. Robson Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode comentar aqui se quiser